segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Não troque a sua bênção

Gênesis 25:29-34

Há muitos cristãos que trocam o certo pelo duvidoso. Depois de experimentarem a bênção de Deus e terem acesso às suas promessas, permitem que o engano entre em seus corações e os tire da condição segura de andar no propósito celestial. Há muitas pessoas que perdem a benção de Deus por não vigiar. Esaú, filho de Isaque é um exemplo disso.
Ele era o primogênito de seu pai e, como tal, tinha direito a uma benção especial e a receber porção dobrada da herança de seu irmão, Jacó. Entretanto, perdeu esse direito e sofreu muitos prejuízos, porque num momento de provação, tomou a decisão errada. Vamos ver através de sua história o que pode nos levar a perder a benção, trocando o certo pelo duvidoso.

1) Perdemos a benção quando o cansaço nos domina – vs. 29. O cansaço, o stress tira o nosso equilíbrio. Quando estamos esgotados (excesso de trabalho, de preocupações, decepções acumuladas), devemos evitar tomar decisões sem ouvir a Deus e aos nossos líderes. Sob pressão, estamos mais propensos a errar.

2) Perdemos a benção quando damos ouvidos a propostas carnais – vs. 31. Sempre haverá alguém nos fazendo uma proposta ou sugestão que tirará de nós a benção. Satanás sempre tenta nos atrair aos seus atalhos. Se não guardamos nosso coração nos princípios da Palavra de Deus, acabaremos errando o caminho.

3) Perdemos a benção quando exageramos a dimensão dos nossos problemas – vs. 32a. Esaú estava com fome (necessidade) e com vontade de comer (desejo), mas ele deu mais valor a isso do que à sua aliança com Deus.
Ao dizer “estou a ponto de morrer”, ele exagerou o tamanho de sua necessidade e de seu desejo e acabou convencendo sua própria alma de que não podia esperar.

4) Perdemos a benção quando nos esquecemos do valor que ela tem – vs. 32b - “De que me serve a primogenitura...”. Através dessa frase Esaú revelou não dar valor à benção de Deus. O que ele queria era ter sua vontade de comer suprida naquele momento,  sem pensar que no futuro a benção lhe faria falta. Devemos lembrar que aquilo que semeamos hoje, colheremos amanhã.

5) Perdemos a benção quando desprezamos as riquezas espirituais – vs. 34. Esaú tinha um guisado diante de si (um elemento natural) e a benção da primogenitura (uma riqueza espiritual). Ao escolher o natural e desprezar o espiritual, ele por tabela desprezou a Senhor e acabou colhendo frutos terríveis dessa decisão. Quando precisou depois da benção, ela não estava disponível mais.

Texto da mensagem ministrada nos cultos de celebração da Igreja do Evangelho Pleno de Araguari-MG e em todas as demais Igrejas sob cobertura em 31/08/2014

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário permanecerá oculto e somente será publicado após a aprovação por parte da moderação.
Somente serão publicados os comentários que forem pertinentes ao conteúdo do blog, bem como as suas normas de conduta e postura ética, de acordo com os princípios Bíblicos.

  ©Pr. Mauro Sergio Rodovalho - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo