sexta-feira, 15 de julho de 2011

CORAÇÃO DE PEDRA X CORAÇÃO DE CARNE

Texto base: Ezequiel 11:19

Introdução: Segundo a Palavra de Deus em Pv 4:23 a vida de Deus procede do coração. E o texto que lemos está falando de dois tipos de coração: CORAÇÃO DE PEDRA E CORAÇÃO DE CARNE (TRATADO PELO ESPÍRITO SANTO DE DEUS). Vejamos então as características de cada um destes:


CORAÇÃO DE PEDRA. É aquele que ainda não entregou a sua vida para Jesus. Ou aquele que já entregou a vida, mas tem dificuldades em deixar o Espírito Santo o tratar.

– Coração duro – Zc 7:12 / Ap 3:20. É o coração fechado para a Palavra de Deus, sem misericórdia, sem compaixão e sem amor.

– Coração mole. É o coração que se comover por qualquer coisa, quer a ajuda de todos, mas não tem estrutura na Palavra de Deus.

– Coração contaminado. É o coração com ressentimento, amargura, mágoa, falta de perdão, raiva, ódio, orgulho, soberba, etc.

– Coração com remorso. É o coração que chora, mas não se arrepende de verdade.

CORAÇÃO DE CARNE (TRATADO PELO ESPÍRITO SANTO). É aquele que deixa o Espírito Santo o tratar todos os dias da sua vida e sabe usar as situações para se deixar ser tratado.

– Coração sensível. É o coração que quer sempre aprender, reconhece o erro e não fica arrumando desculpas, nem apontando o erro dos outros para justificar os seus.

– Coração curado. É o coração que sabe receber perdão e também sabe perdoar.

– Coração amoroso. É o coração que é limpo das contaminações da vida (mágoas, raiva, indiferença, etc.).

– Coração educado. É o coração que está sempre em sintonia com o Espírito Santo, porque Ele é gentil e educado sempre.

Conclusão: Salmo 139:23-24 – Um coração transformado é aquele que é sincero e desejoso de tratamento.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário permanecerá oculto e somente será publicado após a aprovação por parte da moderação.
Somente serão publicados os comentários que forem pertinentes ao conteúdo do blog, bem como as suas normas de conduta e postura ética, de acordo com os princípios Bíblicos.

  ©Pr. Mauro Sergio Rodovalho - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo