segunda-feira, 18 de junho de 2012

Eu Sou o Deus Que Te Sara


Texto Bíblico: Êxodo 15.22-27

Eu acho tremendo este texto. Toda vez que o leio, sinto uma emoção muito forte diante das palavras proferidas sobre o Deus que nos conduz na caminhada de fé. Este texto nos diz aí no Cap. 15 de Êxodo que o povo do Senhor, que fora tirado do Egito por mão poderosa e por braço estendido, este povo que viu sinais e maravilhas diante de Faraó, é o mesmo povo que viu diante de seus olhos o Mar Vermelho dividir-se em dois para que pudessem passar a pé enxuto.
No Cap 14 do Êxodo temos o relato desta façanha extraordinária e nunca mais repetida na história humana. No Cap. 15, temos o louvor do povo liberto – Moisés compõe um hino de adoração ao Deus libertador; Miriãm não fica atrás e compõe uma antífona, que vai sendo repetida a medida que caminham – “Cantai ao Senhor, porque gloriosamente triunfou e precipitou no mar o cavalo e o seu cavaleiro” (Ex 15.21). Agora Prestem Atenção!

O ambiente descrito até aqui é de vitória, coração triunfante, liberdade da escravidão e muito louvor. Eles então levantam o acampamento alegres e iniciam a caminhada em direção à terra da promessa... Peregrinam por um tempo no deserto sem encontrarem água.Chegam a Mara, ali o povo faz a primeira parada. Mara em hebraico significa amarga. Em Mara, mortos de sede, o povo começa perceber que a caminhada não seria tão suave e tão doce. As águas eram amargas, impróprias, não potáveis. Eles estavam cansados da jornada, sedentos no deserto – e não podiam beber porque as águas eram amargas, venenosas e inadequadas. O povo que até pouco tempo era só louvor, passa para a murmuração com uma facilidade muito grande (v.24). Deus tinha feito coisas inomináveis diante de seus olhos, mas bastou uma primeira adversidade e o povo se revolta, se torna indócil, hostil, amargoso como as águas de Mara.

Deus diz a Moisés, cortem uma árvore específica que Deus lhe mostrara e joguem-na nas águas e elas se tornarão doces, potáveis, apropriadas para dessedentar o meu povo (v.25). Israel então se delicia com tantas águas, e Deus lhes dá uma palavra maravilhosa: “EU SOU IAHWEH RAFÁ – O Deus que te sara” (v.26). Ah queridos... poucas palavras são tão especiais para os nossos dias como esta! O Senhor é o Deus que te sara. Repita ao seu irmão: O SENHOR É O DEUS QUE TE SARA!

Vivemos dias de grandes enfermidades nas mais diversas áreas da vida. A doença está em toda parte: países ricos e pobres, frios e quentes. Velhos e jovens adoecem e morrem em todo o mundo. Reis e súditos, ricos e pobres, doutores e analfabetos, médicos e pacientes caem igualmente diante desse grande inimigo. Não há portas ou trancas que possam manter a doença e a morte do lado de fora. A ciência médica pode prolongar a vida, mas não consegue eliminar a doença e matar a morte.

O povo está doente. As filas nos hospitais crescem sem perspectiva de redução. Os planos de saúde particulares vivenciam problemas sérios com atendimento em demasia. Não são raras as reportagens sobre pessoas que morrem sem serem atendidas nos hospitais do país. Cresce a estatística dos diabéticos, dos obesos, com pressão alterada, com câncer, infarto, derrame...

Como se não bastasse o crescente de enfermidade física, temos uma legião de doentes emocionais, gente sem esperança, pessoas que vivem sem sonho. Corações angustiados, inseguros, desordenados. Gente que cambaleia para as drogas (crack, cocaína, maconha, álcool) com o fim de suportar a vida atual, com o fim de anestesiar o coração de tantas decepções emocionais. A paz não vem em comprimidos. Uma mente transtornada desemboca em distúrbios no sistema digestivo, no sistema circulatório, no sistema nervoso. O problema não é fundamentalmente o que você come, mas a preocupação que devora você.

As pessoas vivem sem paz. O ódio corrói a alma e as emoções. Quem não perdoa não tem paz e adoece – Alguns especialistas afirmam: “O homem que odeio não me permite saborear a comida, não me permite dormir. Minha cama é uma tortura. Realmente devo entender que sou um escravo do homem sobre quem recaiu o meu ódio.”

Há enfermidade nos lares. Muitas famílias vivem parasitariamente uma enfermidade crônica de relacionamento: traições, indiferenças, agressões, falência de companheirismo e cumplicidade conjugal, hostilidade como resultado de diferenças de gerações... Cresce o número de divórcios, diminui o número de casamentos realizados. Tornou-se comum nos noticiários os pais matarem seus filhos ou vice-versa. Isso não nos choca mais – estamos anestesiados com tanta violência doméstica.

Ao olharmos para o cenário social, político brasileiro, vemos que a vida imita a arte. O filme: Tropa de Elite, diagnostica um câncer incurável de corrupção e bandidismo. A sociedade caminha a passos largos para o precipício existencial. 

Precisamos de cura. Nosso povo precisa ser tratado, nossa terra precisa ser sarada. Por tudo isso e mais é que a mensagem de Êxodo 15 nesta hora é de um impacto tremendo... O Senhor é o Deus que te Sara!

Salmo 103.3, o salmista exalta a Deus pelos seus feitos e diz: “Bendize ò minha alma ao Senhor e não te esqueças de nenhum dos seus benefícios. Ele é quem perdoa as tuas iniqüidades, quem SARA TODAS AS TUAS ENFERMIDADES”...

Nosso texto nesta hora nos ensina 3 coisas tremendas sobre o Deus que Sara:

1. DEUS SARA AS ÁGUAS AMARGAS DA CAMINHADA. Israel peregrinou pelo deserto durante 3 dias. Deserto é lugar difícil, hostil, adverso, terra de escassez. Não encontraram águas. Passar 3 dias no deserto sem água é uma tarefa desesperadora. Ao chegarem em Mara, encontram águas - mas impróprias. Águas amargas, não potáveis. Esta é a figura, a metáfora da vida de muita gente. Muitas vezes as águas da nossa vida estão amargas. A caminhada é sofrida, não refrescante. Os caminhos trilhados tornam-se hostis, adversos, insuportáveis. Para muita gente a vida é parecida com este quadro: solo desértico, adversidade por todo lado. Porém, diante desta terra adversa, em meio a um cenário circunstancial de hostilidade e de águas amargas, Deus é o Iahweh Rafá - O Deus que Sara. Em 2 Crônicas 7.14 lemos: "Se o meu povo que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos; então eu ouvirei do céu, perdoarei o seu pecado e SARAREI A SUA TERRA". Deus pode sarar a terra! Deus pode mudar o curso da adversidade de sua vida, de sua família, de todo um país! Deus pode fazer de Mara (lugar de amargura e adversidade) em um Elim (v.27) lugar de descanso e paz.

2. DEUS SARA OS CORPOS SEDENTOS. Qualquer pessoa que passe 3 dias sem ingestão de líquido, certamente terá sérios problemas em seu organismo. Imagine este quadro no deserto. Os corpos sofridos pelas temperaturas altas e baixas durante o mesmo dia. Uma pasteurização do corpo: de dia 50 graus, e a noite perto de zero. Na caminhada do povo o corpo muitas vezes padecia dificuldades de saúde. Nosso corpo é importante para Deus. Mas é isso que lemos na Palavra de Deus. A Palavra de Deus nos diz que o corpo físico é o santuário da habitação de Deus (1 Co 6); o corpo é também instrumento de adoração (Rm 12.1) e devemos glorificar a Deus no corpo. Além do que, haverá ressurreição do corpo e o corpo será glorificado (Rm 8.11). Deus sara a terra carcomida pelas injustiças e adversidades que tornam as circunstâncias amargosas; Deus sara também o corpo afligido pelas enfermidades. Deus abre os olhos aos cegos, levanta os coxos, restaura os abatidos e faz om que a mulher estéril viva em família e seja alegre mãe de filhos. Em Cristo Jesus, o Deus que sara - curou a febre da sogra de Pedro, restaurou a mão mirrada de um cidadão, ergueu um paralítico a beira do poço de Betesda há 38 anos, curou um cego de nascença e trouxe da morte o amigo Lázaro! Que coisas tremendas! Deus se importa com seu corpo... O Senhor é quem te sara o corpo. Deus sara nossa terra amarga, mas sara também o corpo ferido! Na caminhada do Egito a Canaã, as víboras abrasadoras estavam matando o povo. Deus ordena a Moisés que confeccionasse uma serpente de bronze e a dependurasse em uma haste. Todo aquele que ferido pelas víboras e olhassem para a serpente, seriam curados no seu corpo de toda aflição (Números 21).

3. DEUS SARA AS ALMAS FERIDAS. O que o texto nos mostra é que Deus não apenas sarou as águas amargas que o povo encontrou na caminhada. Deus estava interessado em sarar a alma murmuradora, inquieta, ansiosa de um povo rebelde. No Evangelho de Marcos 8, lemos a cura que Jesus efetuou em um cego. Ele leva o homem para fora do arraial, toca-lhe nos olhos e o homem passa a ver. Ele vê homens andando como árvores. Jesus então impõe novamente as mãos sobre o homem e cura-lhe além dos olhos a mente. Os olhos já viam, mas a mente não distinguia o que estava vendo. Não basta a cura do olho físico se a mente continua fazendo uma leitura difusa da realidade. Não basta a cura do corpo se a alma está amargurada, aflita, inquieta. Deus quer mudar o ambiente que estamos, o corpo com o qual caminhamos, mas também a alma com a qual louvamos diante de Deus. Tem muita gente que saiu geograficamente de Mara, mas Mara ainda está internalizada emocionalmente dentro de si. Deus levou o povo de Mara para Elim. Mas muita gente chega em Elim com a amargura de Mara. A alma precisa ser curada! Deus é o Senhor que te Sara! No livro de Rute lemos a saga de uma família de Belém de Juda, que peregrina para Moabe em busca de pão. Em Moabe, morrem os homens da casa - Elimeleque (pai), Malon e Quilion (filhos). Sobra apenas uma mulher amargurada. Noemi retorna a Belém com a alma massacrada pelas adversidades da vida. Sua alma estava ferida, amarga, sem esperança. Chegando em Belém, Noemi diz: "Chamai-me Mara: porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso". Deus trata Noemi através de sua nora Rute. Deus resgata sua esperança e transforma sua alma amarga e azeda em um canto alegre de vitória! O Senhor é o Deus que sara a tua alma! 2 Crônicas 30.20: "Ouviu o Senhor o clamor de Ezequias e sarou a alma do povo" No Salmo 41.4 lemos: "Disse eu: compadece-te de mim, Senhor; sara a minha alma, porque pequei contra ti".


CONCLUSÃO. Poderíamos passar o resto do dia lendo e lendo as maneiras graciosas de como Deus sara seu povo. Em Jeremias 33 o profeta anuncia ao povo uma promessa: "Eis que trarei saúde e cura e os sararei; e lhes revelarei abundância de paz e segurança". Em Isaías 53, lemos como Deus em Cristo sara nossa alma do pecado, da escravidão às iniquidades, da desesperança, das taras mentais e dos dramas sociais: "Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados"... O Apóstolo Pedro diz a mesma coisa com outras palavras: "carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas fostes sarados" (1 Pedro 2.24). A Palavra declara que Deus é - O Senhor que te sara! O povo que clama pelo nome do Senhor pode ser curado em sua terra, no meias das circunstâncias amargas da caminhada, em seu corpo e na sua alma. Jesus já levou sobre si as nossas enfermidades. Deixe-me orar para que o Deus dos céus, o Iahweh Rafá seja na tua vida´- O Deus que te sara.

Texto da mensagem ministrada nos cultos de celebração da Igreja do Evangelho Pleno em 17/06/2012

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário permanecerá oculto e somente será publicado após a aprovação por parte da moderação.
Somente serão publicados os comentários que forem pertinentes ao conteúdo do blog, bem como as suas normas de conduta e postura ética, de acordo com os princípios Bíblicos.

  ©Pr. Mauro Sergio Rodovalho - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo