segunda-feira, 15 de setembro de 2014

No caminho do milagre

I João 4:18

A maior parte das cadeias que prendem as pessoas não está nas circunstâncias, mas na alma de cada um. A alma é a sede das nossas emoções e sentimentos. Por isso, Satanás procura fazer de tudo para deformá-la, levantando em nós bloqueios emocionais que nos impedem de experimentar o melhor da vida com Deus. Hoje estudaremos sobre uma das maiores cadeias de alma humana, que precisa ser quebrada pelo poder do Senhor para termos vida plena: a cadeia do medo. Veremos como Deus trata isto olhando para a história de Gideão, narrada em Juízes 6.

De onde vem o medo?

1) Temos inimigos espirituais que nos atacam, produzindo o medo - Juízes 6:2-6. Os midianitas atacavam o povo de Israel constantemente e isto fez com que eles se sentissem sempre ameaçados. Satanás também faz isso conosco, procurando usar circunstâncias, doenças, problemas financeiros, discórdias e outros argumentos para nos fragilizar. O medo tem uma origem maligna! I Pedro 5:8.

2) Há várias formas e estágios do medo - Juízes 6:11,15. Gideão foi achado por Deus com medo dos inimigos (estava escondido, malhando trigo num lagar) e inseguro quanto à sua própria capacidade. Há várias manifestações de medo que podem paralisar as pessoas:
a. Pavor – Medo excessivo de morrer, de adoecer, de dirigir, medo de vultos, de demônios, etc.
b. Insegurança – Receio de assumir responsabilidades e não dar conta do recado, medo de ser enganado, traído, etc.
c.  Complexos – Sentimentos de inferioridade ou incapacidade que impedem as pessoas de aceitar grandes desafios.

3) O medo nos impede de sermos conquistadores. Gideão teve que ser liberto do medo para ser usado nas mãos de Deus. Enquanto isso não aconteceu, ele foi um homem limitado e que via sempre os inimigos roubarem sua benção.

As ferramentas que Deus usa para nos libertar do medo.

1) Deus nos liberta do medo trabalhando na nossa identidade - Juízes 6:12. A primeira coisa que Deus faz é nos convencer de que somos valentes, vencedores e que com Ele somos capazes de enfrentar qualquer dificuldade.

2) Deus nos liberta assegurando-nos de Sua presença ao nosso lado - Juízes 6:16. O que faz diferença em nossa vida é a certeza da companhia do Senhor em qualquer situação. Ele teve que assegurar esta presença para libertar Gideão de seu medo e complexos.

3) Deus nos liberta do medo produzindo provas que estimulam a nossa fé – Juízes 6:17-18,21-22. O Senhor ajudou Gideão a crer. Ele faz isso conosco de várias maneiras, procurando certificar-nos de que tem uma aliança conosco.

4) Deus nos liberta através da Sua Palavra - Juízes 6:23. Quando temos a Palavra do Senhor para nos respaldar, não tememos o mal. Gideão se tornou um grande líder e conquistador porque creu na Palavra do Senhor.

Texto da mensagem ministrada nos cultos de celebração da Igreja do Evangelho Pleno de Araguari-MG e em todas as demais Igrejas sob cobertura em 14/09/2014

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário permanecerá oculto e somente será publicado após a aprovação por parte da moderação.
Somente serão publicados os comentários que forem pertinentes ao conteúdo do blog, bem como as suas normas de conduta e postura ética, de acordo com os princípios Bíblicos.

  ©Pr. Mauro Sergio Rodovalho - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo