domingo, 1 de janeiro de 2012

QUANDO O FIM SE TORNA O COMEÇO

Texto-Chave: Eclesiastes 7:8

Todos nós temos em comum o desejo de alcançar o sucesso na vida e há algumas áreas que são o termômetro desse sucesso: o trabalho, a família, nossa saúde, finanças, conquistas materiais, frutos ministeriais, etc.
No íntimo lidamos com o medo de um fracasso extremo em uma dessas áreas, com situações críticas que se tornem irreversíveis.

Chame como quiser: fundo do poço, fim do caminho, beco sem saída, dívidas impagáveis, uma empresa falida, uma doença incurável, um bem de valor perdido, a morte de alguém querido, a família desmoronando, um casamento desfeito, um sonho perdido, enfim, inúmeras situações que são tão comuns em nossos dias.
Quando nos deparamos com situações assim, é preciso entender que Deus é um Deus de recomeço, de novos pontos de partida, de restauração.
O que para nós muitas vezes parece “o fim”, na ótica de Deus é apenas “o começo”.
Há muitos exemplos bíblicos em que podemos refletir sobre isso: Adão (que pecou e teve nova chance), Abraão (que sendo de 100 anos gerou um filho), José (que vendido como escravo, tornou-se poderoso), Moisés (que esquecido no deserto, foi levantado como líder de 3 milhões de pessoas), Davi (que perseguido por Saul, tornou-se rei), Jó (que perdeu tudo e foi restituído em dobro).
Tantas situações que pareciam insolúveis, mas era só o começo daquilo que Deus tinha a fazer.
Temos que considerar algumas verdades para ver o fim se converter em começo:

1 - DEUS NÃO DEPENDE DAS CIRCUNSTÂNCIAS PARA CUMPRIR SUAS PROMESSAS - Romanos 4:18-20. Foi assim com Abraão. Ele considerou a sua velhice e a velhice de Sara, mas ainda assim não duvidou de que Deus era poderoso para cumprir a promessa. Aos olhos humanos era impossível, mas para Deus tudo é possível - Marcos 10:27.

2 - AS ADVERSIDADES PODEM MUDAR O CURSO DA NOSSA VIDA PARA QUE O PROPÓSITO DE DEUS SEJA CUMPRIDO EM NÓS - Gênesis 45:4-8. Foi assim com José. Ao se revelar para seus irmãos no Egito, estava claro para ele que o próprio Deus permitiu toda a tragédia que o levou, a fim de cumprir seu propósito em sua vida. É importante aceitar a soberania de Deus, Ele faz o que for preciso para que entremos no propósito que Ele tem em nossas vidas, e é bom lembrar que do texto de Romanos 12:2, a vontade de Deus é boa perfeita e agradável.

3 - AS CRISES E PERDAS PODEM FAZER PARTE DE UM PROCESSO DE DEUS PARA NOS APERFEIÇOAR - Jó 42:2-6. Foi assim com Jó. Ele era um homem íntegro que temia a Deus, mas tinha muito orgulho escondido no coração. Só depois de todas as suas perdas, teve outro nível de revelação de Deus e foi restituído em dobro por tudo o que perdeu.

4 - O PROJETO DE DEUS NÃO É QUE ALGUÉM TERMINE EM DERROTA - Jeremias 29:11. O Senhor sempre terá um desfecho abençoado para aqueles que o temem. Ele planejou nossa vida com um fim abençoado - prosperidade e não desgraça. Prosperar fala de crescer naquilo que se tem. Deus quer nos dar sempre mais para nos ver felizes e úteis no Seu Reino na terra.

Vamos lembrar que na pior das hipóteses de algo que possa nos acontecer, o homem de Deus ainda se dá bem: João 11:25.
Não importa sua situação, ou que área da sua vida parece estar no fim.
Se você está em Deus, tenha certeza: Não é o fim! Há áreas na nossa vida que precisam morrer para recomeçar do zero, com um novo caráter, do jeito de Deus.
I Coríntios 15:36.
Não se entregue.
Sempre vale a pena recomeçar.
Deus é fiel e é certo que suas promessas se cumprirão em sua vida!
Veja a promessa que tem em: Salmos 37:4, coloque tudo nas mãos do Senhor e Ele dará tudo que você deseja ainda nesta vida. Lucas 18:28-30.



(texto da mensagem ministrada os cultos de celebração da Igreja do Evangelho Pleno de Araguari-MG em 01/01/2012)

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário permanecerá oculto e somente será publicado após a aprovação por parte da moderação.
Somente serão publicados os comentários que forem pertinentes ao conteúdo do blog, bem como as suas normas de conduta e postura ética, de acordo com os princípios Bíblicos.

  ©Pr. Mauro Sergio Rodovalho - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo