segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Ressuscitando os sonhos perdidos

JOÃO 20.1-8

Sonhamos com uma vida melhor; sonhamos constituir uma família; sonhamos adquirir uma profissão, ter um emprego; sonhamos comprar a casa própria, encontrar o amor da vida, sonhos ministeriais, sonhos para a nossa igreja, etc. Quem frequenta igreja evangélica tem uma grande chance de virar um sonhador.
Lendo a Bíblia e a história dos heróis da fé, descobrimos que pessoas comuns podem fazer coisas extraordinárias. Eu aprendi a sonhar muito cedo. Mesmo com muitas limitações familiares, sociais e econômicas eu acreditei de todo o meu coração que a minha vida podia ser empolgante, relevante, maravilhosa. Acredito que eu avancei um pouco na vida porque aprendi muito cedo a sonhar. Mas há algo perigoso sobre sonhos: eles podem morrer. E quando os sonhos morrem, no lugar deles fica um vazio imenso e uma dor que parece não ter fim.


VOCÊ JÁ TEVE SONHOS QUE MORRERAM? 
Um casamento que não deu certo? 
Um filho que traz amargura para a sua alma? 
Uma carreira que você não conseguiu trilhar? 
Uma viagem que você nunca conseguiu fazer? 
A casa que até hoje você nunca conseguiu comprar? 
Um ministério que você nunca conseguiu cumprir? 
O nascimento de um filho? 
Todos os que sonham já tiveram sonhos que morreram. 

POR QUE OS SONHOS MORREM?
1 - Alguns sonhos morrem por nossa causa. 
Porque cometemos pecados; 
Porque temos medo. 
Porque não aproveitamos as oportunidades; 
Porque temos preguiça; 
Porque não queremos pagar o preço. 
2 - Alguns sonhos morrem por causa das outras pessoas. 
Um cônjuge difícil; 
Um sócio que traiu; 
Um líder imaturo. 
3 - Alguns sonhos morrem por causa das circunstâncias. 
Doenças; 
Acidentes; 
Tragédias. 
4 - Alguns sonhos morrem por causa de forças espirituais. 
O Diabo e os demônios são especialistas em matar sonhos; 
Para o nosso próprio bem, Deus também poda sonhos. 

Sim, muitos sonhos morrem. E é doloroso conviver com isso. Mas existe uma boa notícia = EVANGELHO - Os sonhos podem ressuscitar.

DEUS TEM UM SONHO PARA OS QUE PERDERAM O SONHO. Pensem nos apóstolos. Durante três anos eles viveram um sonho, uma visão. O sonho de verem suas vidas livres do domínio cruel dos romanos. Sonharam com o Reino de Deus na terra e eles seriam os ministros. Sonharam com a presença de Jesus com eles por anos curando enfermos, multiplicando os pães, acalmar a tempestade, etc. Mas aí Jesus foi preso, humilhado, torturado e morto como se fosse o pior dos bandidos. Pareceu que o sonho acabou. O sonho morreu com o Mestre. Mas eles estavam errados. O sonho não tinha acabado, pois eram sonhos de Deus para a vida deles.  Na verdade o sonho estava apenas começando. Os sonhos de Deus para os discípulos ressuscitaram juntamente com Jesus e depois disso tudo ficou ainda melhor. Deus tem sonhos, tem uma visão para cada um de nós. Sonhos especiais e específicos. Deus te conhece pelo nome. Ele quer que cada um de nós viva os sonhos que Ele planejou. Hoje, através da história da ressurreição de Jesus, vamos aprender como renovar os sonhos de Deus para as nossas vidas. COMO RENOVAR OS SONHOS DE DEUS?

SAIA DA SUA ZONA DE CONFORTO. (v.1, 3). É preciso desejar de todo coração. É preciso sair da zona de conforto. É preciso interesse. É preciso buscar de todo coração. Pessoas acomodadas nunca vivem os sonhos de Deus porque não se dispõem a buscar diligentemente. Precisamos pagar o preço.

ABANDONE A VISÃO HUMANA (v.1,4-5). Nos dois textos é usado o verbo grego βλέπω = BLÉPO = um olhar superficial. Nossa visão humana consiste em nossos próprios sonhos, planos, desejos, cobiças, interesses, desejo de agradar a outras pessoas ou organizações, etc. Infelizmente a maioria dos cristãos permanece aqui. Muitos servem a Deus com intensidade e sinceridade, mas agem dentro de uma visão humana e por isso os seus frutos são escassos.

APROXIME-SE DE JESUS (v.6-7). Nesta hora é usado o verbo grego τηρέω = TERÉO = contemplar – um olhar um pouco mais atento. Observe que Pedro conseguiu enxergar o lenço porque resolveu entrar no sepulcro. Para conhecer os sonhos de Deus é preciso “entrar” no plano espiritual. A conexão com Deus vem de um período de intensa oração, jejum, estudo, meditação e até retiro espiritual. A conexão (união) com Deus acontece em um processo de santificação e contato com Ele.

VENÇA O MEDO (v.8). João toma coragem e entra no sepulcro. Viver os sonhos de Deus envolve riscos e lutas. Deus vai testá-lo para dar um passo de fé. Nesta hora o medo pode paralisar você e impedi-lo de viver plenamente a visão de Deus. Nesta hora é muito comum olhar para trás. Olhe para frente e vá ao encontro dos sonhos de Deus.

TENHA FÉ (v.8). Aqui é usado o verbo grego όράω = ORÁO = compreender – uma visão com fé. A visão de Deus se processa no plano espiritual. Não há garantias humanas. Somente pela fé podemos enxergar a vitória do plano de Deus (visão) em um túmulo vazio. Neste mundo tão materialista, somente pela fé você vai enxergar os abundantes frutos espirituais que Deus reservou para você. Todas as realizações humanas eram sonhos antes de se transformarem em realidade (casamentos, filhos, casa, emprego, escolas, hospitais, indústrias, igrejas, etc.).

OS SONHOS PODEM MORRER MAS OS SONHOS PODEM RESSURGIRA ressurreição de Jesus foi para os apóstolos a ressurreição dos sonhos de Deus para eles. Depois disso a igreja começou e alcançou o mundo inteiro. Aprendemos com a Bíblia que alguns passos são necessários para renovar os sonhos de Deus:
É preciso buscar estes sonhos;
É preciso despojar-se da visão humana;
É preciso aproximar-se de Deus;
É preciso vencer o medo;
É preciso exercitar a fé;

VOLTE A SONHAR 
Você ainda tem sonhos?
Sonhos para sua família?
Sonhos profissionais?
Tem sonhos ministeriais?
Tem sonhos para a igreja?
Ainda acredita em milagres?
Tem experimentado o melhor de Deus para a sua vida?
Não deixe os seus sonhos morrerem.
Não deixe o sonho ficar no túmulo.
Minha oração é que esta igreja renove a sua visão e os seus sonhos.

Texto da mensagem ministrada nos cultos de celebração da Igreja do Evangelho Pleno de Araguari-MG e em todas as demais Igrejas sob cobertura em 10/08/2014

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário permanecerá oculto e somente será publicado após a aprovação por parte da moderação.
Somente serão publicados os comentários que forem pertinentes ao conteúdo do blog, bem como as suas normas de conduta e postura ética, de acordo com os princípios Bíblicos.

  ©Pr. Mauro Sergio Rodovalho - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo