segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Mantenha o coração animado (parte2)

Salmos 42:1-11

Você já foi tomado por uma tristeza que roubou todas as suas forças? Já se viu dominado pelo desânimo completo? Já experimentou o poder da depressão? Já esteve tão perturbado interiormente ao ponto de não saber de onde vinha tanto abatimento? Servos de Deus podem passar por momentos (e até longos períodos) assim, se não souberem detectar e fechar as fontes da tristeza. Vamos estudar o Salmo 42. O ponto central desse texto bíblico é a pergunta: "Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim"? A partir dessa questão, vamos investigar o que pode fazer com que a tristeza crie raízes no coração do crente:

1) Há momentos em que precisamos chorar, mas eles não devem cronificar em nossas vidas – Sl 30:5. Vivemos inúmeras situações em que a nossa alegria é agredida e estamos sujeitos sentir o impacto das circunstâncias. Há tempo de chorar... Porém, em Deus temos como superar essas crises. É possível aprender a viver contente em toda e qualquer situação. Isso significa que, se a tristeza se consolida em nossa alma, precisamos tratar a sua fonte dentro de nós.

2) A tristeza nos domina quando nos distanciamos de Deus – Sl 42:1,2,6. A alma humana clama pela presença de Deus. Por isso as pessoas que não conhecem a Cristo, muitas vezes, se veem tomadas por um grande vazio. Mas nós também podemos cair nessa angústia, quando deixamos de buscar ao Senhor e perdemos a intimidade com Ele. Quando momentos de proximidade com Deus passam a ser apenas lembranças, somos tomados por um tristeza que, embora não seja racional, nos consome. Ele pode ser traduzida como “saudade”. Exemplo: A corça grita quando não consegue sentir o cheiro das águas. Assim também nossa alma “grita” quando perdemos a intimidade com Deus. Somente entrando na presença do Senhor podemos recuperar a alegria perdida – Sl 16:11 e 43:4-5. É preciso separarmos tempo de oração e jejum para desfrutarmos da unção que só encontramos na intimidade com o Senhor.

3) A tristeza nos domina quando nos realimentamos dela – Sl 42:3. O salmista diz que suas lágrimas se tornaram seu alimento. Muitas vezes sofremos um golpe e ele gera tristeza em nós. É como uma ferida que foi aberta. O normal é que ela se feche com o tempo. Entretanto, podemos cair no erro de nos alimentar da tristeza, ficar lambendo nossas feridas e fazer delas um argumento de autocomiseração. Se nos entregamos a isso, a angústia se torna crônica e nos destrói. Pessoas que exaltam seus problemas tornam-se reféns deles. É preciso reagir em fé quando a tristeza insiste em nos dominar - Is 52:2-3 e 54:1. Não podemos nos entregar à decepção, à depressão e ao desânimo. É quando reagimos, mesmo antes das circunstâncias mudarem, que Deus opera em nosso favor.

4) A tristeza nos domina quando damos ouvidos à voz dos sofismas – Sl 42:3,9,10. Um sofisma é uma "mentira com cara de verdade". Quando permitimos que sofismas entrem em nossa mente, eles nos levam a duvidar do caráter de Deus e a dúvida é uma cunha que abre brechas em nossa alma, por onde vazará o nosso vigor. Não podemos aceitar a voz das dúvidas. Aqueles que acatam sofismas do tipo “Deus não se importa comigo”, ou “Deus não virá me livrar”, perdem a sua base de apoio, não têm mais em que se apegar. Precisamos resistir à voz dos inimigos que querem nos colocar na condição de desamparados. Precisamos manter firme a nossa confissão e esperar confiantemente no Senhor - Hb 4:14-16 Mesmo quando as circunstâncias parecem provar o nosso desamparo, temos que guardar o nosso coração em fé e abrir a nossa boca para confessar plena confiança em Deus.

5) A tristeza nos domina quando nos afastamos do ambiente profético da casa de Deus - Sl 42:4. A igreja é o ambiente onde nossa alegria é renovada. Quando deixamos de nos envolver com os cultos da igreja, nossa alma se seca. Não fomos feitos para a solidão e nem para a passividade espiritual. Temos que resistir à tentação de deixar de congregar e isolar-nos numa caverna, pois ali a tristeza nos consumirá. O cristão precisa ter raízes na casa de Deus - Sl 92:13. Para mantermos a capacidade de florescer e frutificar, precisamos estar plantados na casa do Senhor. É na comunhão com os irmãos e nas ministrações que recebemos que somos fortalecidos, especialmente em momentos difíceis.

6) A tristeza nos domina quando entramos em cadeias de pecado – Sl 42:7. O pecado pode ser um acidente na vida de um cristão. Quando, porém, permitimos que uma cadeia de iniquidade se estabeleça em nossa vida, um abismo chamando outro abismo, um pecado chamando outro sem que tomemos uma posição radical de arrependimento e confissão, uma tristeza de morte começa a nos consumir. A não ser que busquemos confissão e libertação, ela poderá nos matar! O pecado sempre gerará tristeza no coração de um filho de Deus – I Co 7:10; Salmos 32:3-5; 51:8-12. O próprio Espírito Santo, que habita em nós, se entristece com o pecado e nós sentimos isso. As palavras de Davi, nestes Salmos, demonstra o estado em que fica a alma de um crente, quando ele se deixa dominar pelo pecado e demora-se em confessar e abandonar o erro.


Texto da mensagem ministrada nos cultos de celebração da Igreja do Evangelho Pleno de Araguari-MG e em todas as demais Igrejas sob cobertura em 03/08/2014

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário permanecerá oculto e somente será publicado após a aprovação por parte da moderação.
Somente serão publicados os comentários que forem pertinentes ao conteúdo do blog, bem como as suas normas de conduta e postura ética, de acordo com os princípios Bíblicos.

  ©Pr. Mauro Sergio Rodovalho - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo