Jacó, Restituindo Um Sonho
Gênesis 28.10-22
Jacó é um dos personagens mais intrigantes da Bíblia. Quando você ouve sobre a vida de Jacó e de Esaú, você vê que Jacó aprontou muito mais do que Esaú. A Bíblia não fala de Esaú ter mentido, enganado o pai ou passado ninguém para trás. Mas isso fazia parte do caráter de Jacó. Sua vida inteira foi levando vantagens sobre outras pessoas. Todavia, a Bíblia diz que Deus escolheu Jacó e desprezou a Esaú. Não intriga a você ouvir isso?
Portanto, a história de Jacó pode ser a história de qualquer um de nós. Um homem que teve problemas seríssimos de caráter, um homem que passou por um processo longo e doloroso de transformação e amadurecimento, mas ao mesmo tempo um homem movido por sonhos. De fato, os nossos sonhos são a matéria prima que Deus usa para trabalhar na nossa vida. Quando você sonha você dá matéria prima a Deus. É em cima dos nossos sonhos que ele nos leva ao amadurecimento, nos desafia, nos eleva a um novo nível de fé, para nos testar, e para nos atrair para Ele.
Existe algo que você deseja muito em sua vida? Algo que você está disposto a pagar o preço que lhe for exigido para ter? Se existe algo assim no seu coração, você tem um sonho! Se não existe nada, que você gostaria muito de conquistar que você até abriria mão de outras coisas que também são consideradas importantes em sua vida, então você não tem sonhos genuínos. Jacó era um sonhador! O problema de Jacó não era os sonhos dele.
O problema de Jacó foram os caminhos que às vezes ele percorria para conquistar aquilo que ele queria. Ele teve um sonho, um desejo, algo que moveu ele até a ter atitudes erradas para conquistar. O Sonho dele era ter a bênção do irmão, era ter os privilégios de filho primogênito, bênção essa dada a Esaú. Para conseguir isso, ele mentiu, enganou, barganhou. Mas ele descobriu mais tarde, que todo sonho tem um caminho. Na vida as coisas não são instantâneas como imaginamos. Você não sonha hoje e amanhã você já conquistou aquele sonho. Temos que passar por um processo de amadurecimento, temos que gerar, caminhar até ao ponto de fato da conquista. E foi fugindo do seu irmão que Jacó teve outro sonho. Ele estava dormindo sobre uma pedra. E ele viu os céus abertos e anjos que desciam e subiam. Era tudo o que ele queria. Estar no lugar da bênção de Deus, ter os céus abertos sobre a sua cabeça. Mas quando ele acordou ele estava deitando num travesseiro de pedra.
Veja o que tinha no sonho de Jacó (Gn 28.10-17).
Uma escada que ligava os céus a terra: conexão direta.
Anjos que desciam e subiam: Nível espiritual elevado .
O Senhor falando diretamente a ele: Intimidade.
A fala do Senhor era de promessas: Muitas bênçãos.
Deus fala que seria com ele por onde andasse: Nunca estaria só.
Que ele seria guardado onde quer que ele fosse: Proteção.
Era tudo o que Jacó queria. Bênção, proteção, promessas cumpridas, uma grande descendência. Eu imagino que Jacó estava sonhando com ar de risos. Mas quando ele acordou o travesseiro dele era uma pedra, não tinha escada, não tinha anjo, os inimigos estavam no encalço dele e ele era um fugitivo do seu irmão. Todavia, como havia o sonho, Deus usou o sonho para trabalhar na vida dele. Se Deus vai ou não trabalhar na sua vida, depende dos sonhos que há no seu coração. Deus usou o sonho de Jacó para forjar nele o caráter de um vencedor. Jacó continuou sua jornada até o dia de voltar para casa o lugar de onde ele havia saído. E nesse período ele aprendeu algumas lições que nós precisamos aprender se queremos a conquista dos nossos sonhos. Em primeiro lugar.
I – Você não terá um grande futuro enquanto você não concluir seu passado. Esse sonho de Jacó aconteceu quando ele fugia de casa. E quase 20 anos depois ele passou por ali novamente quando fazia a trajetória de volta pra casa a fim de consertar as questões que ficaram em aberto em sua vida desde quando ele saiu. Muitas vezes nossos sonhos ficam atrofiados porque queremos levar a vida deixando pra trás um histórico de coisas inconclusas, de problemas não resolvidos. Foram anos e anos até Jacó entender que os céus abertos, os anjos e as promessas estavam esperando ele acertar a vida para virar realidade na sua história. Se você quer alcançar o seu sonho de conquista, você precisa resolver as questões em aberto em sua vida. Depois de sofrer muito 20 anos, nas mãos de Labão, Jacó viu que sua vida não teria futuro se ele não concluísse o seu passado. Jacó comeu o pão que o Diabo amassou pra entender que seu sonho era correto, mas o caminho que ele estava andando era errado.
Jacó passou a vida mentindo, roubando, enganando, rompendo relacionamentos, desprezando pessoas, ignorando os princípios de Deus. Mas um dia ele teve que fazer o caminho de volta. E o caminho de volta não foi simples, ele teve que substituir a mentira pela verdade, o engano pela honestidade, consertar relacionamentos, se reconciliar com seu irmão. Aquilo que é enterrado vivo, nunca morre! Você precisa construir uma história de conquista, de prosperidade, mas de paz também. Não adianta você correr deixando questões em aberto, porque um dia você terá que voltar para concluir.
Eu estou falando para pessoas que romperam relacionamentos de maneira errada. Eu estou falando para alguém que trabalhava numa empresa e foi embora brigado, fazendo inimigos e inimizades. Eu estou falando para alguém que tomou atitudes precipitadas e saiu ferindo as pessoas, humilhando, deixando marcas ruins e construindo um histórico negativo. Jacó passou a vida fugindo, mas no final ele não pode evitar o encontro com Deus, com seu irmão, com sua família e consigo mesmo. Os desejos de Jacó eram legítimos, mas precisava resolver o que ficou para traz.
Resolver com o irmão (relacionamento);
Resolver problema profissional (Labão);
Resolver consigo mesmo (questões interiores);
Resolver com Deus (Peniel);
Ele teve que admitir quem realmente ele era (usurpador). Se você saiu do seu trabalho e não saiu bem, faça uma ligação. Isso vai mudar tudo em sua vida, em sua carreira. Amanhã você precisa de uma referência, e alguém vai poder falar bem de você. Se você quer a conquista dos seus sonhos, conclua seu passado! O que é enterrado vivo nunca morre! Em segundo lugar.
II – Você nada conquistará sem determinação e sacrifício. Sabe uma das virtudes mais fortes na vida de Jacó? Era a determinação que ele tinha de alcançar e fazer tudo o que se propunha a fazer. Em muitos casos a pessoa não conquista porque falta essa determinação de se levantar e fazer o que precisa ser feito. Uma das diferenças entre Jacó e Esaú, é que Esaú já nasce afortunado. Já nasceu numa situação privilegiada. Ele era herdeiro de tudo que o pai possuía tinha sete vezes na porção da terra e o dobro de seus irmãos em toda herança deixada. Isso também é outra coisa e nos intriga que herdeiros não valorizam a herança. Sabe qual é o grande problema do herdeiro, é que aquilo que não lhe custou nada, é gasto sem critério, sem pesar. Esaú nasceu tendo por isso ele não valorizou a bênção do pai. Porque já era dele. Mas Jacó nasceu sem nada, sem direito, ele sabia que tudo o que ele quisesse ele teria que conquistar, com seu trabalho, com suas forças, com seu suor.
A maior parte das pessoas não tirou a sorte grande na vida. A maior parte das pessoas não nasceu em berço de ouro. E se você é um desses, você precisa de DETERMINAÇÃO E SACRIFÍCIO para conquistar os sonhos que Deus tem depositado no seu coração. Jacó determinou mudar de vida. Na verdade só acontecem mudanças em nossa vida quando decidimos mudar. Quando tomamos decisões corretas. Pare de ficar sonhando em tirar a sorte grande na vida e batalhe pelo que você deseja alcançar. Você quer ter um carro, uma casa, um casamento, um emprego público, uma faculdade? Então batalhe pelos seus sonhos. Lute se sacrifique e você conquistará. Fracasse, mas não desista. Não tenha medo de tentar! Em terceiro lugar.
III – Invista no seu relacionamento com Deus. Você sabe que os sonhos de Deus só podem ser realizados em Deus. Se os sonhos que há no seu coração, foram plantados por Deus em sua vida, quanto mais perto de Deus você estiver mais próximo de realizar os seus sonhos. As fantasias de Jacó ele realizou sozinho, mas o sonho que Deus tinha pra ele só foi realizado depois que ele entrou e saiu do vau de Jaboque, depois do encontro com Deus. Enquanto Jacó queria apenas enriquecer e casar, ele conseguiu na casa de Labão com o caráter torto que ele tinha, fazendo tantas jacozisses mesmo assim o homem enriqueceu. Mas quando ele desejou CUMPRIR O PROPOSITO, a bênção de Deus, a paz, a segurança para sua família e o futuro dos seus filhos ele teve que se voltar para Deus, e concluir seu passado. Portanto, você não pode usar a desculpa de muita gente que não tem tempo para investir no relacionamento com Deus. Você tem tempo para fazer tudo o que você quiser. Sua vida não pode ser só trabalho e não pode ser só descanso. Há tempo para tudo. Se está faltando tempo pra Deus é porque você está vivendo um desequilíbrio e gastando mais tempo do que ao necessário em uma dessas áreas:
Ou você está dormindo demais, muita preguiça.
Ou você está trabalhando demais.
Ou você está gastando muito tempo com lazer.
Salmo 37.4. “Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração”. Deus vai realizar todos os desejos do seu coração, à medida que esses desejos estiverem alinhados com o propósito de Deus para sua vida. Portanto não confunda os sonhos de Deus com as fantasias da carne. Os sonhos de Deus sempre desafiam a nossa fé as fantasias da carne estão no nível do nosso alcance. Os sonhos de Deus são frutos da oração, da comunhão da intimidade já as fantasias da carne são fruto de uma mente natural que só busca construir nessa vida. Os sonhos de Deus têm a ver com os propósitos de Deus, as fantasias da carne têm a ver somente com a nossa satisfação pessoal. Os sonhos de Deus aproximarão você dEle as fantasias da carne vão afastar você da igreja e de Deus. Sabe o que foi legal nessa história de Jacó?
Que ele passou mais de 20 anos correndo atrás de um sonho de Deus para sua vida, mas ele só pode realizá-lo, através das experiências positivas e negativas que o permitiu chegar à maturidade. Deus quer levar você a uma grande conquista. Mas você precisa como Jacó fazer decisões, que vão levá-lo a uma experiência profunda com Deus, e que vão cooperar no seu processo de maturidade.
Muitas pessoas querem alcançar seus sonhos esquecendo-se de Deus. E muitas vezes desprezam o tempo de investir num relacionamento sério com Deus; para descobrir lá na frente que a vida está cheia de rombos de coisas em aberto, e princípios que foram desprezados, que precisam ser acertados. Quando Jacó estava fugindo de casa, Deus deu um sonho a ele. Ele poderia dali mesmo voltar, consertar e viver o sonho de Deus. Mas ele continuou fugindo, foi parar na casa de Labão, enfrentou tudo o que ele fez com os outros no passado em proporções maiores. Trabalhou feito um burro de carga, e 20 anos mais tarde quando ele resolveu voltar, teve um encontro com Deus no mesmo lugar e às coisas se acertaram, ele se voltou para o Senhor.
Eu quero concluir essa palavra desafiando você a assumir uma postura de conquistar os sonhos em Deus. Talvez haja um Jacó dentro de você. Talvez você ouvindo a história de Jacó se identificou e está disposto a não passar por tudo o que ele passou. Você pode dizer: “Deus eu não quero levar 20 anos para aprender o que está sendo ensinado nessa noite”. Eu tenho um sonho de conquista no meu coração. Eu me rendo a ti Senhor!
Texto da mensagem ministrada nos cultos de celebração da Igreja do Evangelho Pleno de Araguari-MG e todas as demais Igrejas sob cobertura em 22/06/2014
0 comentários:
Postar um comentário
Seu comentário permanecerá oculto e somente será publicado após a aprovação por parte da moderação.
Somente serão publicados os comentários que forem pertinentes ao conteúdo do blog, bem como as suas normas de conduta e postura ética, de acordo com os princípios Bíblicos.