domingo, 15 de junho de 2014

Efraim e Manassés, o Caminho Para Restituição

Romanos 12:2

A vontade de Deus é boa, perfeita e agradável. E Ele quer que vivamos a Sua vontade diariamente. Todos os dias temos de tomar decisões, vender ou não vender, compara ou não comprar, ir ou não ir, falar ou ficar calado. Mas precisamos ter muito cuidado na hora da decisão, para que façamos a vontade de Deus, que é boa, agradável e perfeita e não a vontade do diabo que até se parece com a de Deus, pois é boa, agradável e desejável (Gn 3:6).
Sansão quando viu Dalila, viu que ela era uma boa mulher, agradável aos olhos e desejável de se ter por perto. E assim como muitos na Bíblia erraram, ele também pensou que era da vontade de Deus e se enganou, pois era da vontade do diabo e com isso passou ser tido como palhaço, quando antes era Juiz em Israel.

Como saber se algo é da vontade Deus ou se é da vontade do diabo? Para que isso seja possível, precisamos ter a mente purificada de todo trauma, sofrimento e dor do passado. José passou por muitos problemas, foi traído, lançado numa cisterna, vendido como escravo, enganado, caluniado. Mas Deus tinha um projeto para vida de José, e para que esse projeto pudesse acontecer, Deus precisava apagar da memória de José todo o passado de sofrimento, angústia, dor e mágoa.

Então Deus operou o primeiro milagre: Manassés, que significa: “Deus apagou da minha memória o meu passado e sofrimento”. Deus apagou da memória de José o passado de sofrimento, de dor, de trauma, de tristeza, de angústia, de revolta e de traição.

Depois, Deus opera o segundo milagre: Efraim, que significa: “Deus me prosperou na terra da minha aflição, onde ninguém prospera”. Deus leva José àquela terra onde ele foi levado como escravo, uma terra de miséria. O Egito não tem transporte público coletivo, não tem saneamento básico, a comida fede e é um aterra amaldiçoada. Mas ali onde José sofreu e foi injustiçado, Deus o fez governante e o prosperou, de modo que os que antes tinham feito mal a ele, precisaram da sua ajuda e ele os ajudou.

Mas para que Deus operasse o milagre de Efraim, primeiro operou o milagre de Manassés. Tem pessoas querendo viver o milagre de Efraim sem passar primeiro pelo milagre de Manassés. Mas só será possível experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para nossas vidas se tivermos a mente sarada e purificada.

Por que muitos não conseguem ver os sonhos de Deus realizados em suas vidas? No início, o nosso ministério era bem pequeno e simples, e eu perguntava a Deus qual era o problema, já que a igreja do meu pastor tinha dez mil membros e minha setenta. E eu cheio de sonhos e projetos. Então o Espírito Santo de Deus me conduziu a ler Romanos 12:2E me falou que para eu ser bem-sucedido e ter uma vida de vitória, ou seja, receber o milagre de Efraim, eu precisa receber primeiro o milagre de Manassés. Eu, às vezes, via pessoas que tinham me traído e não conseguia lhes olhar nos olhos, estava como o coração cheio de ódio e rancor. Mas Deus me curou.

Deus só realizou o desejo dEle na vida de José após realizar na vida dele o milagre de Manassés e só após realizar o milagre de Manassés é que Ele realizou o milagre de Efraim.

Texto da mensagem ministrada nos cultos de celebração da Igreja do Evangelho Pleno de Araguari-MG e todas as demais Igrejas sob cobertura em 15/06/2014

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário permanecerá oculto e somente será publicado após a aprovação por parte da moderação.
Somente serão publicados os comentários que forem pertinentes ao conteúdo do blog, bem como as suas normas de conduta e postura ética, de acordo com os princípios Bíblicos.

  ©Pr. Mauro Sergio Rodovalho - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo