quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Ampliando o lugar a tua tenda

IS 54:2 – “Amplia o lugar da tua tenda, e estendam-se as cortinas das tuas habitações; não o impeças; alonga as tuas cordas, e fixa bem as tuas estacas”.

O SENHOR NOS MANDA AMPLIAR O LUGAR DA TUA TENDA, VAMOS USAR O EXEMPLO DOS FILHOS DOS PROFETAS DE ELISEU: II Reis 6:1-7.

O SENHOR NOS DARA AS CONDIÇÕES (MACHADO) PARA AMPLIARMOS A TENDA. O QUE SIGNIFICA O MACHADO? O machado de Eliseu serviria para a restauração, e ampliação da casa dos discípulos dos profetas, lugar de oração, de exortação, de descanso; lugar de fraternidade, lugar de amor e respeito, lugar de refúgio para o oprimido, lugar de consolo, lugar de crescimento e do temor do Senhor. A casa necessitava ser alargada. IS 54:2.  O machado de Eliseu representa aquilo que serve de instrumento de edificação de uma casa santa, algo nobre, para a honra e glória de Deus. O machado de Eliseu representa algo que nos foi emprestado e que não nos pertence e que um dia iremos prestar conta. (II Co 5:10). Vida. Saúde. Dons. Ministérios. Talentos. Família. Esposa. Esposo. Filhos. Bens materiais. Salários. Tempo. Bênçãos. Tudo são “machados emprestados”.

O MACHADO CAIU NAS ÁGUAS DO JORDÃO. Quantas coisas poderemos perder no decorrer de nossas vidas?

1. Santidade. (ser separado para Deus); (I Ts 4:4).

2. O Espírito Santo. (Sl 51:11).

3. Salvação. (Hb 2:3).

4. Moral. (respeito, vestes, namoros, relacionamentos com sexo oposto). Caiu e não tem mais vergonha naquilo que faz.

5. Integridade e Retidão. (Is 26:3).
- Integridade: (Tt 2:7); que também significa incorruptibilidade ou sanidade.
- Retidão: É o estado de que é conforme deveria ser. No sentido mais amplo, refere-se àquilo que é reto ou virtuoso, que exibe integridade, pureza de vida e correção de sentimentos e ações. No tocante ao homem, diz respeito à sua conformidade com a santidade de Deus.

6. Temor do Senhor. (desviar-se do mal).
Temer a Deus é o ato ou efeito de temer, medo, susto, sentimento de reverência ou respeito; pessoa ou coisa que causa medo. No sentido mais amplo e bíblico, temer a Deus é reverenciar a autoridade de Deus, obedecer a mandamentos e evitar toda sorte e forma do mal. Temer ao Senhor é considerá-lo com santo temor e reverência; honrá-lo como Deus, por causa da sua excelsa glória, santidade, majestade e poder (Fl 2:12). O salmista em sua reflexão a respeito do criador declara explicitamente (Sl 33:8,9).

7. Fé e Esperança. (Hb 11).

8. Humildade. (Deu lugar ao orgulho e a soberba e a vaidade espiritual e física). O orgulho é um sentimento perverso que ocorre quando se está em pecado. Não se humilhar; não reconhecer seus erros; não pedir perdão; culpar os outros pelas suas próprias fraquezas e derrotas.

9. Simplicidade. (II Cor 11:3) Tornam-se críticos, amargos e insensíveis.

10. A alegria de estar na presença de Deus, na oração devocional, na igreja (culto liturgia), comunhão com os irmãos e servir a igreja com seus dons e ministérios, já não existe mais. Deixou o pecado entrar na sua vida: Muitos deixam à congregação porque estão em pecado, e essa atitude traz anemia, fraqueza e pouca ou quase nenhuma vontade de ir ao templo. O pecado paralisa, traz sentimento de culpa, fuga, abismo e morte. (Sl 1:5) A não ida ao templo quando se têm condições, já é um pecado; trocar a adoração a Deus por outras coisas é um indicativo de idolatria. (Sl 26:8; 84:10).

11. O avivamento, a vida abrasada, cheia do Espírito Santo, já não é mais a mesma, o ânimo e a vontade de ganhar almas já não têm o mesmo brilho.

Aonde você perdeu o teu machado? Como você perdeu? Há um perigo na insensibilidade da perda. (Ap 2:5) Um pedido de socorro: “…Ai, meu senhor! ele era emprestado. E disse o homem de Deus: Onde caiu? E mostrando-lhe ele o lugar, cortou um pau, e o lançou ali, e fez flutuar o ferro. E disse: Levanta-o. Então ele estendeu a sua mão e o tomou.” “Ai meu senhor! Era emprestado…” A perda de algo valioso precisa ser lamentada. A perda daquilo que não nos pertence, deve ser chorado, deve haver sensibilidade.

Muitos não têm chorado as suas perdas, de seus instrumentos, dons talentos e ministérios que Deus um dia lhes outorgou e que um dia irão prestar contas.
Joel 2:12-14- Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal. Quem sabe se não se voltará e se arrependerá, e deixará após si uma bênção, em oferta de alimentos e libação para o SENHOR vosso Deus?

Muitos não têm chorado, mas o Espírito Santo têm se entristecido e lamentado a prática de muitos. Ef 5:30. Perderam o machado da alegria, da santidade, do amor ao próximo, da humildade, do serviço, da simplicidade, da pureza, da fé pura e genuína. Perderam o machado da firmeza, da perseverança, do testemunho de crente, do avivamento; e não sentem mais dor, nem remorso, nem arrependimento. “Ai meu senhor! Era emprestado…”.

Mostre ao Espírito Santo onde caiu o machado. “E disse o homem de Deus: Onde caiu? E mostrando-lhe ele o lugar, cortou um pau, e o lançou ali, e fez flutuar o ferro. E disse: Levanta-o. Então ele estendeu a sua mão e o tomou. Mostre aonde que você caiu, em que você caiu. Deus irá fazer o milagre da restauração quando você mostrar aonde foi que caiu o teu “machado”. Se você mostrar aonde foi à queda, o Espírito Santo vai dizer a você: “Levanta-o. Então ele estendeu a sua mão e o tomou”.

Com a restituição do machado ele continuou a obra que havia sido interrompida por causa da perda. A casa de Deus necessita ser acabada com o trabalho de nossas mãos e com os dons e ministérios que nos foi outorgado. Um dia Deus te fará prestar contas de todo o investimento que Ele está fazendo em tua vida. A nossa vida tem ser operosa na obra de Deus na terra. Se porventura na lida do dia a dia o machado cair nas águas da vida, grite, grite: “Ai meu Senhor, pois era emprestado”. E o Espírito Santo teu companheiro há de fazer o milagre da restituição daquilo que se perdeu.

Texto da mensagem ministrada no Culto da Virada da Igreja do Evangelho Pleno de Araguari e em todas as demais Igrejas sob cobertura em 31/12/2013

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário permanecerá oculto e somente será publicado após a aprovação por parte da moderação.
Somente serão publicados os comentários que forem pertinentes ao conteúdo do blog, bem como as suas normas de conduta e postura ética, de acordo com os princípios Bíblicos.

  ©Pr. Mauro Sergio Rodovalho - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo