domingo, 29 de dezembro de 2013

É preciso alongar as tendas e firmar as estacas

Isaías 54:2, diz “Amplia o lugar da tua tenda, e estendam-se as cortinas das tuas habitações; não o impeças; alonga as tuas cordas, e firma bem as tuas estacas”.

A Palavra de Deus é viva e eficaz, e nos dá todo ensinamento necessário para que as nossas estacas estejam firmes e inabaláveis.
Quando as nossas estacas estão firmes, pode vir o vento que for que elas estarão bem alicerçadas, e podem vir os problemas que, ainda assim, nós estaremos firmados na boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Lemos em Isaías esta ordenança para o povo de Deus se preparar a fim de criar condições para a Igreja possa crescer. Vemos que há, no texto bíblico citado, cinco verbos, no modo imperativo, que traduzem a ordem missionária que o Senhor dá à Igreja: Ampliar; Estender; Impedir; Alongar; e Firmar.

1. Ampliar o lugar da tua tenda - Aceitar os desafios de Deus e desenvolver projetos para o crescimento. Para crescer é preciso planejamento e organização. O profeta Isaías ordena Ampliar a tenda e expandir o raio de ação para crescer em todas as áreas da vida. Ampliar quer dizer crescer. Seja no campo profissional ou pessoal, na área material ou física e, principalmente, no campo espiritual. Ampliar o lugar da tenda não é uma opção ou uma alternativa que Deus coloca diante de seus filhos. É uma ordem do Senhor para crescer. Ampliar é crescer. E para crescer precisamos romper limites que muitas vezes são colocados em nossa vida por nós mesmos. Então, estes limites devem ser identificados e eliminados, para não impedir o crescimento. Quais são os limites que têm bloqueado ou impedido você de ampliar o lugar da sua tenda?

2. Estendam-se as cortinas das tuas habitações - Todo crescimento precisa estar debaixo de uma cobertura espiritual. Estendam-se as cortinas das tuas habitações; seja guiado pelo Espírito Santo de Deus porque chegou o tempo de limites serem quebrados e destruídos a fim de estarmos livres para crescer até o lugar que o Senhor tem para nós. Relacionamentos são novas amizades ou amizades antigas, que hoje podem ser um canal para:
- Portas serem abertas, principalmente, em outras nações;
- Para adquirirmos bens e riquezas para darmos apoio à obra do Senhor.
Deus não disse: Eu vou ampliar o lugar da tua tenda ou Eu vou estender as cortinas da tua habitação. Não! Ele disse: amplie e estenda.

3. Não o impeças - Não resistir ao crescimento por orgulho ou medo, baseado em limitações de recursos ou de conhecimentos. Porque o crescimento da obra do Senhor não deve estar fundamentado em habilidades e capacidades humanas; mas sim, debaixo da ação e direção do Espírito Santo de Deus. As nossas decisões e atitudes são as únicas coisas que podem impedir Deus de agir a nosso favor. Deus nos deu o poder da decisão, ou seja, se nós não agirmos, Ele também não agirá. Por isso Ele diz “Se quiserdes, e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra” (Isaías 1:19).

4. Alonga as tuas cordas - As cordas sustentam a tenda, assim como os ministérios a igreja. O tempo de Alongar as cordas chegou, e na obra do Senhor não há lugar para atitudes estáticas e contemplativas enquanto vidas estão sendo perdidas e passarão a eternidade sem nenhuma esperança.  É tempo de se envolver com os trabalhos da igreja, de se apegar com o pastor, de sonhar os sonhos dele e se apegar com a visão que Deus pôs em seu coração. É preciso caminhar junto com o pastor e com a visão do ministério e mostrar que você esta junto de verdade, não só em palavras. É preciso fazer todo e qualquer trabalho sem atentar para as críticas, ou circunstâncias e, sem olhar para as pessoas que podem nos decepcionar e nos fazer desviar do alvo. É preciso firmar o foco e se dedicar sem esperar reconhecimento humano, pois o melhor reconhecimento vem de Deus. Alongar as cordas é permitir ser moldado, ser treinado e ter o caráter aperfeiçoado pela Palavra de Deus.

5. Firma bem as estacas - Estacas falam de marcos ou o ponto de partida de algo. Mas por que Ele diz para Firmar bem as Estacas e não construir uma profunda fundação para elas? Porque uma profunda fundação é algo “definitivo”. Enquanto as estacas, por mais firmes que estejam, podem ser removidas e alargadas outra vez. Deus não quer que cresçamos somente uma vez, Ele quer que as nossas conquistas nunca parem depois de uma grande conquista, que tenhamos sonhos maiores. É por esse motivo que a Palavra de Deus nos mostra hoje que “trasbordarás para a direita e para a esquerda; e a tua posteridade possuirá as nações e fará que sejam habitadas as cidades assoladas” (Isaías 54:3). Ou seja, inúmeras bênçãos chegarão a nossa tenda e estas bênçãos serão derramadas sobre a nossa vida e a nossa família, com abundância de dias melhores.

Texto da mensagem ministrada nos Cultos de Celebração da Igreja do Evangelho Pleno de Araguari e demais Igrejas sob cobertura em 29/12/2013

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário permanecerá oculto e somente será publicado após a aprovação por parte da moderação.
Somente serão publicados os comentários que forem pertinentes ao conteúdo do blog, bem como as suas normas de conduta e postura ética, de acordo com os princípios Bíblicos.

  ©Pr. Mauro Sergio Rodovalho - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo