domingo, 22 de setembro de 2013

Vencedor é aquele que cresce emocionalmente

I CORÍNTIOS 13:11

Sempre é tempo de crescer. Mas chega um momento da vida que não dá mais para ter atitudes infantis. Quando aprendemos amadurecer a vida se torna mais prazerosa, mais gostosa de ser vivida.

A) Vamos fazer um raio x. A idade cronológica (FÍSICA) nem sempre coincide com a emocional. É mais comum, inclusive, a maturidade física chegar antes. Muitos adultos mantêm atitudes infantis diante das circunstâncias da vida. É impossível controlar todas as nossas emoções, mas é bastante viável ter domínio sob muitas delas. Para isso é preciso crescer. Para crescer é necessário se conhecer, se amar, ter tolerância, principalmente saber lidar com frustrações.

B) O que é maturidade emocional e o que está relacionada? Rm 15:1,2. Maturidade é a habilidade que a pessoa tem de se relacionar com outras da melhor forma possível. Leia Pv 18:1. É evitar que problemas pessoais interfiram no seu desempenho: profissional, espiritual (OBRA DE DEUS). É a capacidade de ver a vida por um ângulo mais positivo (Fé). É  ser simpático com os outros. É ser paciente, e ter capacidade de lidar com problemas sem se abater. É saber fazer escolhas e arcar com as consequências delas.

C) Por que emocionalmente muitos  adultos não acompanha sua idade física? Há pessoas que passam a vida toda numa eterna infância, emburra, se isola, larga tudo se fere por pouca coisa. Por quê? Porque maturidade é capacidade de tolerar frustração.

D) Há como saber minha  idade emocional? I  JOÃO 2:9-13. Existem  fases distintas na vida de uma pessoa: A infância, adolescência e a vida adulta. Uma pessoa infantil é aquela que age no sentido de ter todas suas necessidades satisfeita e não lida com frustrações de forma alguma. Adolescência é uma fase intermediaria, aprende que nem  tudo é como gostaria, mais ainda tem alguns acesso  infantis  quando é contrariado. O  adulto, é aquele que tem capacidade de tolerar frustração. Além disso na maturidade emocional a pessoa sabe PERDOAR e ser HUMILDE, SUBMISSO E OBEDIENTE.

E) É  possível ser maduro em determinada áreas da vida como financeira ou profissional, e ser imaturo em outra como familiar e na obra de Deus? OSEIAS 4:6. Sim, porque são aéreas diferentes da vida que requerem aprendizado (discipulado) único em cada uma delas. É comum ser maduro na área financeira, onde a pessoa depende exclusivamente do seu próprio empenho e esforço. Na área familiar e sentimental existe  uma dependência do desejo do outro em que o que se quer está condicionado ao outro e nem sempre o outro é capaz de corresponder á sua expectativa ou deseja ceder e satisfazer seu desejo e anseio e é nessas áreas que observamos se a pessoa tem maturidade ou não, justamente porque  quem  é maduro é capaz de lidar sem fazer drama ou sentir prejudicada (VITIMA) sabendo respeitar a decisão do outro. É obvio que a pessoa vai ficar triste por não ver seu desejo satisfeito, mas não deixara  sua vida de lado ,muito menos paralisar diante disso. Na obra de Deus quando vem as pressões, criticas perseguições, etc. é que veremos se  temos maturidade ou não, pois dentro de uma igreja a níveis de entendimento  e não depende do tempo em que ela esta  na igreja.

DICAS  PARA CRESCERMOS EMOCIONALMENTE - 2 PEDRO 3.14-18.
Reconheça que você precisa de ajuda para crescer (discipulado profundo) - I COR 13:11.
Procure manter contato com maior numero de pessoas, na igreja no trabalho etc.
Para os pais ensine seus filhos desde pequenos a respeitar o próximo (discipulado).
E para os adultos a dica é aprender que cada pessoa como é  e que nada do que fizermos ou deixarmos de fazer vai mudá-la ou fazer com que ela corresponda as nossas expectativas, se ela não quiser ser mudada.
Discipulado só funciona se ela quiser (submissão, transparência, obediência e estar pronta para ser corrigida).
Por último se colocar no lugar do outro e seguir  aquele ditado:
“NÃO FAÇA PARA O OUTRO AQUILO QUE VOCÊ NÃO GOSTARIA QUE FIZESSEM COM VOCÊ”.

Texto da mensagem ministrada nos Cultos de Celebração da Igreja do Evangelho Pleno de Araguari-MG e demais Igrejas sob cobertura em 22/09/2013

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário permanecerá oculto e somente será publicado após a aprovação por parte da moderação.
Somente serão publicados os comentários que forem pertinentes ao conteúdo do blog, bem como as suas normas de conduta e postura ética, de acordo com os princípios Bíblicos.

  ©Pr. Mauro Sergio Rodovalho - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo