domingo, 8 de abril de 2012

No Caminho de Emaús

Texto-Base: Lucas 24.13-35

Problemas são um grande problema! Mas você sabe qual é o problema do problema? É que quando um é resolvido, sempre aparece outro problema para ser resolvido. Os problemas sugam nossas forças e energias, tiram o bom humor, afetam nosso corpo, trazem angústia para a nossa Alma. Você não deveria ficar olhando para os seus problemas! Esta é a lição que podemos tirar da vida dos discípulos no caminho de Emaús:


O Problema. Jesus morreu, seus planos ficaram frustrados, não existe mais horizonte, se sentem derrotados. Quando estamos preocupados com nossos problemas, sempre fixamos nossos olhos neles; conversamos com alguém a respeito deles, e parece que ficamos numa roda sem soluções, ficando assim cada vez mais frustrados.

Quando você olha demais para seus problemas, veja o que acontece:

1 - Você perde a consciência da presença de Jesus (vs. 15-16). Muitas vezes achamos que Jesus não está perto de nós. Você já se sentiu assim?

2 - Você perde a Paz, pela pressão das circunstâncias (v.17). Quando achamos que Jesus não está por perto para nos ajudar perdemos a paz. Nosso rosto se abate, entra a tristeza.

3 - Você perde a consciência da presença de Jesus (vs. 18-21). Entra uma desconfiança no seu coração, porque não percebe a presença de Jesus e porque perdeu a paz, você começa a perder sua certeza sobre a pessoa de Jesus. Quem é Jesus para você?

4 - Você perde a sensibilidade no ouvir os testemunhos (vs 22-24). Outras pessoas falaram sobre a ressurreição, mas eles não acreditaram. Muitas pessoas têm testemunhado daquilo que Jesus tem feito na vida delas, e você acha que Jesus não vai fazer na sua. Você tem crido nos testemunhos?

5 - Você perde o entusiasmo pela Palavra (vs 25-27). Era o próprio Jesus que estava falando, mas naquele momento, eles não o reconheciam. Jesus falou sobre tudo o que a Palavra dizia sobre Ele, mas eles não o reconheceram. Você tem buscado a Deus em sua Palavra? O que a Bíblia tem a haver com seus problemas?

Agora, se você tem experimentado isso, há duas atitudes que você deveria tomar para gerar uma mudança na sua vida:

1. Convide Jesus para ficar com você (v. 29). A palavra constranger tem o sentido de insistência, (mostrar que é muito importante a presença dele). Quanto será que temos demonstrado para Jesus que ele é importante para nós, e desejamos que ele não se aparte nenhum momento de nós?

2. Convide Jesus para te guiar na comunhão (v.30). Somente se dava o direito de conduzir a comunhão do partir para uma pessoa que nitidamente fosse reconhecida como autoridade espiritual. Devemos convidar Jesus para que nos guie nessa comunhão que sempre, em primeiro lugar é a comunhão com Deus. "Eu sou o caminho... ninguém vai ao Pai senão por mim...".

Os resultados: 

Restauração da consciência da presença de Cristo (v.31). Adoração é a volta da percepção do verdadeiro Jesus, Eles voltaram a reconhecer a Jesus, o Filho de Deus, o Yeshua Hamashia, o Messias prometido, o Resgatador, o Libertador, o Santo de Deus.

Restabelecimento do ardor pela Palavra de Deus (v.32). Perceberam que aquilo que estavam sentindo quando Jesus lhes anunciava a Palavra, ardia em seu coração, mas só ficaram conscientes deste valor quando pediram a Jesus para guiá-los na Comunhão.

Retomada da Carreira (v.33). Voltaram para Jerusalém onde estavam os outros discípulos. Voltaram para somar, voltaram para estar juntos. Voltaram para arregaçar as mangas, voltaram para juntos servirem a Jesus.

Restauração do vigor no Testemunho (v.35).

Conclusão 
Hoje, convide o Espírito Santo para ficar com você!
Resolva ter comunhão com Ele!
Isto desviará seus olhos do problema e ainda, como resultado, você:
Terá a restauração da consciência da presença de Cristo.
Verá o restabelecimento do ardor pela Palavra de Deus.
Ganhará a retomada da Carreira.
Terá a restauração do vigor no Testemunho.

Texto da mensagem ministrada nas Igrejas do Evangelho Pleno em 08/04/2012

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário permanecerá oculto e somente será publicado após a aprovação por parte da moderação.
Somente serão publicados os comentários que forem pertinentes ao conteúdo do blog, bem como as suas normas de conduta e postura ética, de acordo com os princípios Bíblicos.

  ©Pr. Mauro Sergio Rodovalho - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo