domingo, 25 de março de 2012

A tua visão determina a tua paixão

Texto-base: II Tm 1:6.

O conselho de Paulo para Timóteo é “reaviva o fogo do dom de Deus que há em ti”. 
Reavivar significa fazer o fogo subir com vida (da palavra grega utilizada neste texto). Ele falava sobre avivar esse fogo, essa paixão que existe em nosso coração, que funciona como um combustível que nos impulsiona a avançarmos, a nos desenvolvermos na vida. Assim como um carro não pode andar sem combustível, tão pouco um cristão poderá avançar sem paixão em seu coração.
Muitas pessoas se sentem limitadas pelas circunstâncias as quais se encontram, ou mesmo por seus talentos, dons ou falta destes, mas aquela pessoa com muita paixão e poucos talentos sempre vai ganhar daquela que tem muitos talentos e pouca paixão. Isso vai ser a diferença entre uma pessoa de sucesso e uma pessoa de fracasso. Então todos nós necessitamos deste combustível chamado paixão! Vejamos a resposta a três importantes perguntas:

1. O que gera a paixão? 
Se não tivermos visão não vamos ter paixão. A visão gera a paixão em nossos corações. Muitos não têm paixão nenhuma na vida ou mesmo pela vida, porque não tem visão, não tem sonhos, não tem desafios, não desejam se superarem, melhorarem, alcançarem coisas importantes na vida. Em Atos 17:6, vemos o efeito que a paixão fazia na vida dos discípulos (apóstolos de Jesus) do Senhor. Eles estavam transtornado, transformando, perturbando o mundo, e faziam isso porque receberam uma visão de Jesus. Qual visão? Ide por todo o mundo e fazei discípulos de todas as nações. Receberam essa missão que foi o norte, que foi a visão de futuro para suas vidas e isso lhes gerou uma paixão tão intensa que apesar de toda a perseguição, das prisões, e da própria morte, muitos deles de uma maneira sobrenatural fizeram coisas incríveis, pregaram com fogo, sararam enfermos e ganharam muitos para o Senhor. Por quê? Porque a visão que Jesus lhes deu, gerou em suas vidas: paixão! Se você tem paixão, você vai sempre fazer o melhor. Mas é necessário primeiro termos a visão, ela precede a paixão. É a visão que alimenta, que nutre, que fortalece a paixão.

2. De qual tamanho tem que ser a paixão? 
Ela tem que ser do tamanho da visão. Então temos que saber qual é a visão. Qual o sonho que Deus tem para nossa vida? A estratégia que o inimigo mais usa para roubar a paixão, a vontade de vencer, é roubando seus sonhos, é tirando-lhes a visão. Ele tira dessa forma a força para alcançá-los, tira a paixão. Não permita que ele faça isso, que lhe roube os sonhos.

3. A paixão nos ajuda a seguir em frente (Jr 20:7,9). 
O profeta Jeremias viveu num tempo difícil. Israel depois de ter vivido um tempo de paz, de bonança e de um despertamento espiritual, no tempo do rei Josias, passou a viver um tempo de decadência espiritual, um tempo de ruína, de trevas. Um novo rei assumia o poder e não tinha bom relacionamento com o profeta, porque Jeremias pregava que o povo tinha que se arrepender e se voltar a Deus, enquanto que esse rei era idólatra e cultuava e adorava a outros deuses. Ele experimentou prisões. E vemos em Jr 20:7,9 que ele não renunciou, não desistiu, porque um fogo ardente queimou como uma forte paixão em seu coração, fazendo com que ele suportasse o que viesse para cumprir com a visão que o Senhor havia lhe dado. Deus adora trabalhar com os apaixonados, para ser usado por Deus não é necessário um diploma universitário, não é essencial ter dinheiro ou mesmo ser inteligente, mas uma coisa é essencial, ter paixão. Foi assim na vida da grande maioria, se não todos, os personagens bíblicos. Eles tinham uma visão que lhes trazia paixão.

Conclusão. Na nossa caminha cristã vamos enfrentar muitas lutas, muitas adversidades, mas se tivermos uma visão que gere paixão em nossos corações, nada e nem ninguém nos impedirá de fazermos ou darmos o melhor para o nosso Deus. Se tivermos sonhos, e os nossos sonhos forem os sonhos de Deus, sonhos grandes, teremos uma visão, visão de futuro para seguirmos em frente e conquistarmos aquilo que o Senhor tem reservado para nós e para aqueles que estão ao nosso lado. A Palavra diz que Jesus é o mesmo, ontem, hoje e o será para sempre, portanto, Ele está até hoje nos provendo de sonhos, visões para que nós sejamos verdadeiros apaixonados e que possamos transformar pelo menos o mundo que está ao nosso redor, amém!
Reaviva, Senhor, o fogo do dom de Deus que está em nosso coração!

Texto da mensagem ministrada nos cultos de celebração das Igrejas do Evangelho Pleno em 25/03/2012

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário permanecerá oculto e somente será publicado após a aprovação por parte da moderação.
Somente serão publicados os comentários que forem pertinentes ao conteúdo do blog, bem como as suas normas de conduta e postura ética, de acordo com os princípios Bíblicos.

  ©Pr. Mauro Sergio Rodovalho - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo