domingo, 4 de março de 2012

Aração


Texto: I Tm 2:4

No campo de colheita espiritual, o trabalho de lavrar ou arar a terra é feito por meio de oração. A semeadura é “o ministério da Palavra”: pregação, ensino, evangelização. Seguindo o exemplo do Agricultor celestial, os primeiros trabalhadores na seara do Senhor já começaram dizendo: “Quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra” (At 6.4). Observe a ordem: primeiro a oração.

A oração tem a mesma relação ao ministério da Palavra que arar a terra tem com o processo de semear numa fazenda ou num jardim. A casa de Deus, antes uma “casa de oração”, agora é uma casa de pregação, de ensino e de educação religiosa. Porém, sem oração para lavrar a terra ociosa (o coração egoísta e pecaminoso das pessoas), é inútil lançar a semente, porque a Palavra não pode lavrar a terra sem oração.
Um agricultor espera lavrar a terra simplesmente por jogar nela a semente? Evidente que não. Entretanto, nós como obreiros “preguiçosos”, achamos que é possível! Mais uma vez, repito: oração faz para a pregação o que a aração da terra faz para o processo de plantio. Quando pregamos, ensinamos e evangelizamos com lábios frios, sem oração, a “boa semente” se perde, em grande parte.
Lembre-se da parábola do semeador que uma parte da semente que “caiu à beira do caminho” (na terra dura, sem arar) foi arrebatada pelo maligno (Mt 13.4,19). Outra parte caiu no meio das pedras (transformação superficial), mas não suportando as perseguições por causa da palavra é de pouca duração (Mt 13:20-21). Outra parte caiu no meio dos espinhos (preocupação desta vida, o materialismo) a sufocam tornando infrutífera.
Muitas vezes pensamos que estes três tipos de terreno não deram resultado pelo fato das pessoas não se prepararem para ouvir a palavra, mas como uma pessoa que não conhece a cristo terá conhecimento dessa necessidade? A verdade que antes de pregar a palavra devemos arar a terra, para que a palavra caia na boa terra. Orar é difícil, às vezes.
Mas pregar a Palavra para uma congregação de pessoas indiferentes, com coração duro, é muito mais difícil! Quando há muita oração antes do ministério da Palavra, a pregação é fácil e nem é preciso insistir muito, relativamente. O líder (cristão) que não ora terá pouco resultado em sua célula (trabalho, família etc).
Numa determinada vila no sul da Índia, um chefe e seu povo resistiram a um missionário e à sua pregação durante 20 anos. Finalmente, o missionário e seus ajudantes separaram um período de dez dias de oração. Pediram a alguns amigos para fazerem parte também. Logo após esse tempo de oração, o missionário foi mais uma vez àquela vila, e o chefe aceitou Jesus, juntamente com várias outras pessoas. Puderam começar uma igreja ali.
Às vezes, orar é mais difícil do que pregar, assim como arar a terra é mais difícil do que plantar grãos. Para arar, leva muito mais tempo do que para plantar. Para preparar algumas áreas para o plantio, leva vários dias de muito trabalho, enquanto as mesmas áreas podem ser semeadas em apenas uma hora. O mesmo ocorre em relação “à oração e ao ministério da palavra”. Um litro de sementes plantadas em terra arada produzirá uma colheita maior do que um saco de sementes lançadas em terra dura. É assim também no Reino.
O Espírito Santo, em resposta à oração daqueles que permitem que ele ore por meio deles, prepara corações para receber a Palavra (II Co 4:2). O coração de quem foi despertado pela oração de alguém receberá a Palavra “com alegria” (At 2.4). Este princípio é válido também para uma vida financeira liberta (Marcos 3:27). Se quisermos prosperar devemos orar antes de fazermos qualquer trabalho ou projetos (Salmo 34:10).

Texto da mensagem ministrada nos cultos de celebração da Igreja do Evangelho Pleno em 04/03.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário permanecerá oculto e somente será publicado após a aprovação por parte da moderação.
Somente serão publicados os comentários que forem pertinentes ao conteúdo do blog, bem como as suas normas de conduta e postura ética, de acordo com os princípios Bíblicos.

  ©Pr. Mauro Sergio Rodovalho - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo