domingo, 18 de março de 2012

Imitando o Pai


Texto–chave: Efésios 5:1-4 

 

Filhos amados tendem a copiar seus pais. Isso é verdade também quando temos um relacionamento vivo com Deus, nosso Pai Celeste. Mantemos comunhão com Ele e passamos a imitá-lo, conformando nossas atitudes às suas.

Observe que o texto bíblico de hoje inicia-se com um mandamento: “Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados”. Imitar significa “fazer igual”, “agir como”. Há filhos que se recusam a imitar seus pais – vemos isto acontecendo especialmente em lares onde os pais são ausentes, deficientes no cuidado, violentos... O apóstolo Paulo nos lembra que somos “filhos amados” – todo filho amado procura imitar seu pai! Hoje estudaremos as qualidades do nosso Pai que devemos querer imitar.

1) IMITEMOS O PAI EM SUA CAPACIDADE DE AMAR
Leia novamente o verso 2: Vivam em amor, como também Cristo nos amou... e se entregou por nós como oferta e sacrifício...”. Nosso Pai tem um amor sobrenatural e tamanho é este amor que Ele ofereceu a Jesus como sacrifício por nós. É impossível duvidar do amor do Pai quando se conhece a extensão do sacrifício realizado por Jesus (Rm 5:8 - "Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores"). Ore com seus discípulos e peça a Deus que os ajude a imita-lo em sua capacidade de amar e perdoar.

2) IMITEMOS O PAI EM SUA CAPACIDADE DE SE DAR E SE SACRIFICAR. 
No mesmo versículo 2 está escrito que Cristo “se entregou por nós como oferta e sacrifício”O Pai deu o seu melhor paras nos abençoar. Assim também nós se queremos imitá-lo, devemos viver uma vida de doação, não pensando primeiramente em nós mesmos, mas buscando a salvação e a edificação dos outros, mesmo que isso nos custe um alto preço.

3) IMITEMOS O PAI EM SEU CARÁTER SANTO. 
Além do amor, os versos deste trecho de Efésios nos descrevem o caráter do nosso Pai, que é santo. Leia a segunda parte do verso 3, onde o apóstolo afirma que precisamos rejeitar as coisas que não são adequadas aos santos (nós somos os santos!).

a) Imitando nosso Pai, recusamos toda imoralidade sexual
Leia novamente o verso 3 e realce o que o apóstolo manda: Que entre nós, os filhos de Deus não se devem nem “mencionar” palavras de cunho imoral, malicioso. Se não é nem para mencionar, quanto mais praticar o que o texto chama de “imoralidade sexual”! A palavra “impureza” significa todo pecado que envolve sexualidade: adultério, fornicação, prostituição, pornografia.

b) Imitando nosso Pai, nossa linguagem é diferenciada
A linguagem de uma pessoa revela seu caráter, seu coração. Jesus disse que a boca fala do que está cheio o coração (Mt 12:34). Assim, ao imitarmos o nosso Pai, nosso linguajar será contextualizado ao céu e espelhará nossa comunhão com o Espírito Santo. Efésios 5:4 afirma que um imitador de Deus não usará uma linguagem obscena, tola, imoral. Nossa versão NVI contém a expressão “gracejo imoral”. Isto nos lembra aquelas piadinhas infelizes... Fuja delas! Se alguém tem uma Bíblia com uma tradução mais antiga, poderá conter o termo “chocarrisse” no verso 4, “chocarrisse” é o mesmo que “gracejo imoral”. Ao invés da linguagem inconveniente, o apóstolo recomenda-nos as “ações de graças”. O contrário das ações de graças é a murmuração – todas as vezes que murmuramos ofendemos o Senhor. Tal recomendação é bem detalhada em I Ts 5:16-18 – “Alegrem-se sempre. Orem continuamente. Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para com vocês em Cristo Jesus.

Texto da mensagem ministrada nos cultos de celebração da Igreja do Evangelho Pleno de Araguari-MG em 18/03/2012

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário permanecerá oculto e somente será publicado após a aprovação por parte da moderação.
Somente serão publicados os comentários que forem pertinentes ao conteúdo do blog, bem como as suas normas de conduta e postura ética, de acordo com os princípios Bíblicos.

  ©Pr. Mauro Sergio Rodovalho - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo