domingo, 26 de fevereiro de 2012

O valor do quebrantamento


Texto: Sl. 34.18

É interessante o critério que Deus usa para valorizar as coisas. Normalmente, quando algo é quebrado, seu valor diminui ou desaparece completamente.
Geralmente, quando um vaso, uma louça ou um espelho estão quebrados, nos jogamos fora. Entretanto, não é assim no mundo espiritual, Deus dá um grande valor às coisas quebradas. Nada, nada mesmo, move mais o coração de Deus do que um coração quebrantado. A porta de acesso ás bênçãos do Senhor é seu coração quebrantado e humilde diante do Pai (Tiago 4:6).

Deus resiste ao orgulhoso que não se quebra, mas ao humilde ao quebrantado Ele concede a sua graça. O coração de Deus é completamente tocado pelo clamor do quebrantado. Assim como o leão e o potro tem de ser amansados, domados, nos precisamos do jugo de Jesus (Mt. 11.:28-29).

A canga é uma peça de madeira que prende os bois pelo pescoço e os liga ao carro ou ao arado. Normalmente o fazendeiro põe a canga no boi novo, rebelde, cheio de energia. Ele o atrela a um boi velho, manso e experiente, que sabe o caminho. O boi novo quer correr subir, descer, pular, mas não pode porque está atrelado ao boi velho pela canga. Ao final do dia, o seu pescoço está ferido e sangrando; isto porque sua energia o torna rebelde e ele precisa ser domado. Assim também o nosso “EU” a nossa vontade própria, e o nosso orgulho precisa ser julgados pelo Senhor. Para isso é preciso que aceitamos o jugo de Jesus.

Quando Jesus foi batizado, o Espírito Santo em forma de pomba pousou sobre Ele. O espírito santo encontrou pouso porque Ele era manso e humilde. Pomba só pode pousar sobre a ovelha, não sobre o boi rebelde e bravo, se pousar logo vai embora. Muitas pessoas sente a unção do Espírito apenas como toque, ela não permanece. Por quê? Porque ela ainda não tem o coração quebrantado, a atitude humilde de ovelha não existe. A ovelha é mansa por natureza, ela tem sempre uma postura quebrantada e mesmo na hora de tosquia não morde, não grita, não esperneia. Tome o jugo de Jesus e permita que a unção de Espírito permaneça sobre sua vida.

Evidencias de um coração quebrantado:

1 - O quebrantado esta pronto a se arrepender dos seus pecados, a confessa-los e a pedir perdão. Alguns insistem em varrer tudo para debaixo do tapete, com essa atitude não permitimos a ação de Deus em suas vidas e nada muda, outros dizem o tempo cura tudo. Não! O tempo não cura as feridas da alma ao contrario, ele os tornam ainda maiores, mais profundas e mais difíceis de serem cicatrizadas ( I João 1:9; Ef. 4.32). Perdoar significa não levar em conta.

2 - O quebrantamento está sempre pronto a suportar o mal sem reagir (I Pe 2.19 a 23 – Pv. 15.1).

3 - O quebrantado está sempre pronto a retribuir o mal com o bem (Rm 12.17-21; Pv 11. 27; 17.13). Não há coração que resiste ao bem, que se mantenha frio, que não se derreta quando recebe o bem.

4 - O quebrantado está sempre pronto a considerar o outro superior a si mesmo (Fp. 2.5-8). “Aquele que perde é o que ganha”.

5 - O quebrantado está sempre pronto a obedecer (Salmo 32.9). A tendência do cavalo é a precipitação e a da mula é a teimosia. Temos aqui dois perigos, no que diz respeito á vontade de Deus:

Precipitação - correr sem ser enviado.
Teimosia - Resistir conscientemente á direção clara do Senhor.

O quebrantado está sempre pronto a obedecer não pergunta como, onde nem para quê sua alegria está em servir ao seu Deus em honra-lo. Em sua vida prevalece a vontade de Deus não a sua.

Ser quebrantado não é de forma alguma ser um bobo, um mole ou um fraco. O quebrantamento ao contrário do que muitos pensam é uma das características mais elevadas de um caráter firme. Ninguém foi mais seguro, mais serio, mais forte e mais determinado do que Jesus. Nem mais quebrantado do que Ele. Deus deseja nos ver totalmente quebrantados. Ele trabalha em nos o seu Santo Espírito está permanentemente lutando contra a nosso orgulho, prepotência, vaidade, rancores, vícios e pecados (1 Pe 5.5; Sl. 51.17).

Ex: Como o milho (orgulho, rebeldia, vícios e pecado) no fogo vira pipoca (manso, humilde, submisso, quebrantado), mais alguns insistem ser piruá mesmo passando pelo fogo. Você é pipoca ou piruá?

Permita que Jesus seja o Senhor absoluto de sua vida, porque Ele é o único em há salvação e vida eterna (Atos 4:12).

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário permanecerá oculto e somente será publicado após a aprovação por parte da moderação.
Somente serão publicados os comentários que forem pertinentes ao conteúdo do blog, bem como as suas normas de conduta e postura ética, de acordo com os princípios Bíblicos.

  ©Pr. Mauro Sergio Rodovalho - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo