domingo, 9 de fevereiro de 2014

O Poder da Palavra

Mateus 7:24 a 27

Estamos na conferencia poder para mudar e hoje falaremos sobre o poder da palavra. E quero afirmar que a palavra só tem poder para mudar quando a praticamos. “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha;”. Mateus 7:24.

Então, meu amado, não é só vir à Igreja e dizer amém e depois, na prática da vida, dizer uma coisa totalmente diferente. Tu és o que tu crês, praticas e fazes. Quando tu falhas na prática com o Senhor, sempre há consequências para a tua vida. Se tu tens a coragem de quebrar um mandamento hoje, tu terás coragem de quebrar outro mandamento amanhã e um outro mandamento depois de amanhã.

Então, não é suficiente conhecer, e concordar, é preciso conhecer e praticar. Por isso Jesus referiu-se aos que ouvem e praticam a Sua Palavra. Porque, se tu ouves e não pratica, qual é a diferença entre um cristão que não pratica e uma pessoa que rejeita, que odeia a Palavra de Deus, um agnóstico? Qual é a diferença? Nenhuma. Então, nós temos que saber praticar. Temos que ouvir a Palavra e temos que viver a Palavra.

Lembra quando Jesus estava numa festa, num casamento, em Caná, o Seu primeiro milagre operado em João 2:5 diz que a Sua mãe Maria, estava lá. E diz em João 2:5 “Então, ela falou aos serventes: Fazei tudo o que ele vos disser”. Não é que algumas coisas tu fazes e outras coisas não fazes. É para fazer tudo o que Deus manda. A mensagem de Jesus não mudou. Nós temos que fazer tudo.

Se a Bíblia manda orar, nós temos que orar.
Se manda dizimar, temos que dizimar.
Se manda perdoar, temos que perdoar.
Se manda congregar, temos que congregar.
Se manda crer, temos que crer.
Não procrastines! Não dê desculpas! Dá testemunho da tua fé!
Vem às reuniões para ouvir e depois praticar.
Diz Tiago 1:22 “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos”. Porque, se tu ouves e não praticas, tu és somente um ouvinte e estás te enganando a ti mesmo. Quem ouve as mensagens, mas não as vive está se enganado a si mesmo. Jesus disse em Mateus 7:24 “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha;”. Por que eu gosto desta mensagem? Porque ela é o início, é a base da vida cristã.

O segundo fundamento: Mateus 7:26 “E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia;”. Muita gente constrói a sua vida, sua casa, seu lar, seu casamento, seus sonhos suas economias, seus negócios sobre fundamentos falsos e frágeis. Isto é uma insensatez. Edificar sobre a areia é saber que haverá um desabamento, uma grande ruína. Muitos edificam a sua vida, sua felicidade, seu casamento, seu futuro somente em coisas materiais, longe de Jesus. E veem desabar a sua casa, a ruína. Porque o único que oferece fundamentos fortes é Jesus. Jesus é o Senhor! Ele disse: Sobre esta Pedra as portas do inferno não prevalecem Rocha! Então, vamos abrir um parêntese um pouquinho para falar sobre casamento.

A Bíblia diz em Efésios 5:25 “Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,” E os maridos digam: Amém! Se esse fundamento aqui estivesse na vida de todos os homens de Deus não haveria separações nas Igrejas. E as mulheres? Colossenses 3:18 “Esposas, sede submissas ao próprio marido, como convém no Senhor.” Efésios 5:23 “porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo”. Se todas as mulheres desta Igreja e em todas as Igrejas forem submissas aos seus maridos, nunca haverá separação. Quando eu falo desse assunto, eu sempre me lembro daquele caso que já contei aqui várias vezes.

Aquele casal que no primeiro ano de casado a esposa tinha uma tosse, um pigarro. No primeiro ano de casado o marido diz que está tão preocupado com a tosse que a levará ao melhor especialista. E diz que pedirá ao médico uma endoscopia, um exame profundo. E diz que se o médico interná-la ele prometeu levar comida do melhor restaurante. Isso no primeiro ano de casado. No segundo ano de casado. O marido já muda de tom. Diz que essa tosse é chata e pede para a mulher começar a chupar alguma coisa. No terceiro ano, já perde a paciência e pede para a mulher tomar uma aspirina. No quarto ano de casado diz que a mulher perece um cachorro e tosse igual a mãe dela. No quinto ano de casado ele pede para ela parar de tossir, de espirrar, por que ela pode estar com tuberculose e manda para casa da mãe dela. Porque esqueceu que os maridos devem amar as mulheres como Cristo amou a Igreja. E se a mulher tem tosse e funga, tu casaste com uma esposa que funga e que tosse e ela continua sendo o teu pão-de-ló com tosse e fungado. O que farás? Orarás para tirar a tosse e o fungado. Mas, mandá-la para a casa da mãe dizendo que tem tuberculose e câncer no pulmão, é uma covardia!

Então, lembra-te de uma coisa: Existem dois construtores: O prudente e o insensato, o sábio e o louco, o certo e o errado. Se estás construindo a tua vida espiritual, a tua casa, se estás pedindo cura, mas fumas três maços de cigarro por dia, por que estás sendo curado? Tu és prudente ou insensato? Insensato.

Tu pedes sabedoria ao Senhor e cheiras cocaína, isto é uma insensatez.
Tu pedes um milagre, mas não paras de comer torresmo frito. Tem milagre de que jeito?
Tu pedes para o Senhor curar o colesterol, mas agora começas a comer um torresmo frito.
Tu pedes ao Senhor prosperidade, mas não semeias.
Tu pedes ao Senhor um casamento melhor, mas não amas e não és submisso.

Agora, eu preciso te dizer umas coisas ainda mais importantes:
Esses fundamentos que tu estás vendo aqui só são testados quando vem a chuva, o vento, a tempestade. É na tempestade que se sabe que tipo de fundação, alicerce tu tens. É na tempestade. Porque a diferença não é o tempo que faz, se está chovendo ou não. A diferença está no material que tu construíste tua vida. 1 Coríntios 3:11 e 12 “Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo. Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,”. Olha, tu não te preparas para a tempestade durante a tempestade. Tu te preparas para a tempestade antes da primeira nuvem aparecer, antes da primeira gota de chuva, antes do primeiro vento chegar. E é o que eu estou fazendo contigo.

Então, como é que tu tens a tua casa construída? Uma não caiu porque está sobre a Rocha. A outra caiu porque cedeu a areia e houve grande ruína. Muitas vidas evangélicas estão arruinadas porque não gastaram tempo. Disseram que não gostam de estudo Bíblico, de oração, de louvor. Gostam é de auê, de festa, de pular. Mas vem a tempestade e depois quando desaba as pessoas perguntam por que ao Senhor. Dizem até que o Senhor os abandonou. É porque nunca tiveram as suas vidas alicerçadas sobre a Rocha.

Texto da mensagem ministrada nos cultos de celebração da Igreja do Evangelho Pleno de Araguari-MG e todas as demais Igrejas sob cobertura em 09/02/02014

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário permanecerá oculto e somente será publicado após a aprovação por parte da moderação.
Somente serão publicados os comentários que forem pertinentes ao conteúdo do blog, bem como as suas normas de conduta e postura ética, de acordo com os princípios Bíblicos.

  ©Pr. Mauro Sergio Rodovalho - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo