Reino de Deus X Oração
Mateus 16:19
A coisa mais importante é saber o propósito de Deus. A maior tragédia na vida do homem não é a morte. A maior tragédia na vida do homem é viver uma vida sem propósito – Pv 19:21. Deus tem propósito para todas as coisas na vida. A palavra “propósito” no original hebraico significa: “razão original porque algo foi criado”. Propósito é a razão da existência de algo. Devemos sempre nos perguntar: Qual é o propósito disso? Qual é o propósito daquilo?
Se eu não entender o porquê de alguma coisa, eu não farei, não usarei. Se você não souber o porquê você tem algo, não o usará, e isso inclui a sua vida. Uma das coisas que tenho descoberto e que quero compartilhar com vocês é: O propósito da oração.
Não existe lugar nenhum na Bíblia que você encontra o ministério da intercessão. Mas o que diz a Palavra? “Orai sem cessar”. A pergunta é: Porque as pessoas tem tanta dificuldade de orar? Gostamos dos cultos de celebração, de cura, de louvor e adoração, da santa ceia. Mas nas reuniões de oração, não conseguimos achar tempo para participar. Não temos uma vida de oração! Por que não oramos? Lucas 18 deixa bem claro que oração não é uma opção, mas é uma necessidade! Quero fazer algumas perguntas sobre oração que por vezes nos perturbam.
Pergunta número um: “Se Deus é soberano então porque devemos orar”?
Pergunta número dois: “Se Deus não pode ser influenciado por nós, então porque orar”?
Posso dizer que encontrei a resposta que está mudando a minha vida! Darei então três respostas!
Resposta número um: “Deus é soberano como Sua Palavra”.
Resposta número dois: “Deus está limitado pela Sua Palavra”.
Resposta número três: “Deus nunca violará Sua Palavra”.
Porque isto é tão importante? Sempre que Deus fala algo, seja o que for vira uma lei. Não apenas para nós, mas também para Deus. Deus é soberano até que Ele fale. Enquanto Ele não fala é soberano! Mas quando Ele fala, está preso pelo que falou. Deus está limitado pela Sua Palavra. Lucas 11. Quando vi isso fiquei impressionado!
Fico impressionado pelos milagres que Jesus operou. Mas os discípulos não pediram para que Jesus os ensinasse a fazer milagres, eles pediram sim, que Jesus os ensinasse a orar. Lucas 11 nos mostra que os discípulos estavam espiando Jesus orar. Raramente Jesus orou junto com os discípulos. Ele orava sozinho. Leia a Bíblia com cuidado, Ele sempre dizia: “fica ai que eu vou orar”. Porque oração é coisa pessoal! Oração é um assunto privado, é um relacionamento pessoal. Ele orou algumas vezes junto, Sua paixão era orar em particular. Já os fariseus oravam nas equinas para serem vistos por todos. Quando Ele terminou de orar os discípulos pediram: “Mestre, ensina-nos a orar”. Porque foi a única coisa que eles pediram? Eu descobri.
Os discípulos abriram os olhos depois que algo aconteceu. Jesus se dirigiu de madrugada para um lugar deserto para orar a sós. No oriente o dia começa às 4 horas da manhã. Isso quer dizer que se Ele orava uma hora, tinha que se levantar todos os dias às 3 horas da manhã. Os discípulos ficaram maravilhados. Ele descia e encontrava um cego, dai: “que queres que Eu te faça? Que eu veja”. Simplesmente ele dizia: “veja”. Os discípulos ficaram horas tentando expulsar um demônio, sai, sai, sai... Mas Ele acordava às 3 horas e os demônios saíam na mesma hora que ordenava.
Então a conclusão dos discípulos foi: Se gastarmos mais tempo com Deus de madrugada, gastaremos menos tempo com os homens durante o dia. Sabe o que muitas vezes estamos fazendo? Gastamos um minuto com Deus e 4 horas tentando resolver um problema durante o dia com os homens. Deus disse não! Gaste tempo Comigo primeiro! Tempo de oração não é gasto, é investimento!
Os discípulos descobriram isso! Mt 17:21. Em particular perguntaram: “porque expulsamos e não saiu, oramos pelos doentes e eles voltam ainda doentes”? Devemos nos preparar para ministrar. Jesus disse: “esta casta de demônios não se expulsa com gritos, mas quando você ora". É uma busca pessoal!
Ouça atentamente, pois quero lhe mostrar algo, que quando você pegar nunca mais será o mesmo. Eu te pergunto: Porque Jesus era tão comprometido com a oração? Quando nasceu a oração? Nasceu em Gn 1:26. Existem dois aspectos que nos mostram o nascimento da oração. Em Gn 1:26 disse Deus: “que eles tenham domínio sobre a terra”. Lembre-se, quando Deus fala, Sua Palavra vira lei. Porque Deus não disse: “nós tenhamos domínio sobre a terra”? Ele deu autoridade apenas para o homem.
A palavra homem significa: Espírito. A palavra homem é na verdade o nome que Deus deu ao espírito humano e fez um corpo para que ele interagisse com o mundo físico. Então vem a palavra humano que é a junção de duas palavras: “húmus” que significa “terra” e “homem” que significa “espírito”. Humano é a integração entre o mundo físico e o espiritual! Você é espírito, mas vive num corpo. O seu corpo humano é a terra, mas o homem é espírito. Portanto a única criatura, e aqui está uma chave, quem tem autoridade legal sobre a terra é o homem.
A única criatura que Deus disse: “tenha domínio sobre a terra” é o homem. O que é ser humano? É o espírito vivendo num corpo! Então se qualquer espírito que estiver sem corpo no planeta terra é ilegal. Portanto seja o que for que Deus queira fazer aqui na terra Ele tem que obedecer a Sua própria Palavra. A Bíblia diz: “Eu coloco a minha palavra acima do meu nome, Eu não quebro a minha Palavra, Eu não invalido a minha Palavra”. Por isso Ele disse: “não pode vir a este mundo sem um corpo, Ele nunca quebra Sua Palavra”. Deus não viria a este mundo com um espírito sem um corpo, porque Ele mesmo falou e virou lei. Portanto tudo o que é feito sobre a terra legalmente tem que ser feito por um espírito em um corpo.
É por isso que quando Eva tomou o fruto, Deus não pode interferir (lembre-se de que Deus já tinha dado todo domínio ao homem sobre os animais). Se deus tivesse vindo e invadido a raça humana como um espírito sem corpo teria assim quebrado a Sua própria Palavra (Gn 1:26). E assim ninguém poderia confias nEle novamente e satanás sabia disso. Até mesmo o diabo sabia que para negociar na terra precisaria de um corpo e não tinha espaço para ele em Adão e Eva. Então ele foi até a serpente e negociou usar eu corpo de terra, e a serpente deu o seu corpo de terra a lúcifer, que por sua vez usou aquele corpo de terra para negocia com Eva. Deus não poderia pará-lo, pois é espírito e se viesse como espírito seria mentiroso, e isso Ele não é. Deus disse a satanás parafraseando: “satanás você sabe que não posso vir agora, mas você não vai ficar livre de mim, você sabe que mantenho minha Palavra, mas eu te prometo que a mesma mulher que você usou para destruir, eu usarei para vir de forma legal, terei um corpo legal e virei a terra legalmente e esmagarei a tua cabeça”.
“Isso é uma promessa” o natal foi necessário por causa da Palavra de Deus. E na plenitude dos tempos Deus mandou Seu filho, nascido de quem? De uma mulher! Isaias disse: “seu nome será Emanuel” que significa: “Deus conosco, Deus em forma humana”. Então Deus foi Deus, veio legalmente em forma humana. Ele tem todo poder! Ele veio a Maria e disse: “quero nascer no teu útero, porque quero ser legal”. Maria disse: “eis-me aqui”. Em Gn 3:15, Ele disse: “a mulher será seu pesadelo”. Se alguém aqui é médico sabe de uma verdade. Quando Deus projetou o corpo feminino, Ele o fez para si mesmo. O corpo da mulher foi criado de tal forma que o útero dela foi projetado par produzir uma criança, mas o sangue da criança nunca se mistura com o da mãe. Deus projetou desta forma, pensando em si mesmo.
A mulher carrega o bebê por nove meses, mas nunca se mistura. Deus disse: “satanás, aquele humano será sem pecado e seu sangue não se misturará ao dela”. Será um genuíno sangue de Deus. Seu sangue não é sangue de Maria, ela mesma foi salva pelo sangue que carregou. É por isso que Jesus pode orar na terra, Ele é legal! Deus não pode interferir na terra sem o ser humano.
O que é oração? Oração é o homem dando licença para Deus interferir na terra (Ex.: Jesus apareceu para Paulo no caminho de Damasco por causa da oração de Estêvão). Em nenhum lugar na Bíblia Deis fez algo sem o ser humano. É por isso que Deus perdoa os pecados. É por isso que Ele cura. Ele precisa do seu corpo. Você pode paralisar Deus. Deus precisa de você para impactar a terra. Oração não é uma opção, é uma necessidade! Jesus disse: “Eu te darei as chaves do reino, tudo que você ligar na terra Eu ligarei no céu”. Quando seu corpo para de funcionar você tem que sai do planeta, porque você ficará ilegal. O fabricante, Deus, tem o compromisso com seu corpo, por isso Ele é o Deus que cura. Deus irá curar o seu corpo, porque Ele necessita do seu corpo. Agradeça! Quando o homem para de orar, Deus para de agir. Orai sem cessar!
Você não morrerá, Deus ainda vai usar o seu corpo.
Texto da mensagem ministrada nos Cultos de Celebração da Igreja do Evangelho Pleno de Araguari-MG e demais Igrejas sob cobertura em 20/10/2013
0 comentários:
Postar um comentário
Seu comentário permanecerá oculto e somente será publicado após a aprovação por parte da moderação.
Somente serão publicados os comentários que forem pertinentes ao conteúdo do blog, bem como as suas normas de conduta e postura ética, de acordo com os princípios Bíblicos.