domingo, 21 de dezembro de 2014

O Valor do Quebrantamento




JEREMIAS 18:1-6





Muitas vezes não entendemos o propósito das adversidades em nossas vidas. Temos que entender que a vida de Deus está dentro de nós, em nosso espírito e para Deus se manifestar Ele tem de quebrar a casca. Que casca é essa? Nossa alma! Precisamos de quebrantamento! As situações e adversidades são permissão de Deus para nos quebrantar. E nós precisamos ter uma atitude correta diante do quebrantamento! Atitude de verme ou atitude de serpente! Certo homem de Deus disse: “a função fundamental de um discípulo não é buscar poder, mas sim quebrantamento, porque se Deus não derrama poder na vida de uma pessoa é porque não houve quebrantamento, e para que isso aconteça Deus vai permitir um problema, um monstrinho” (Sl 34:18).

Todo avivamento espiritual só ocorreu, por ser fruto de um quebrantamento. Não deveríamos correr atrás de poder, mas sim de quebrantamento! Israel deixou o Egito, mas o Egito não saiu deles. Deus teve que leva-los ao deserto para serem quebrantados (Dt 8:1-6)Nós temos tudo em Cristo, todo o sucesso, mas é a nossa resposta ao tratamento de Deus que vai definir a vida de dele em nós. O que faz a diferença de um servo de Deus para outro e o nível de resposta que ele dá ao tratamento de Deus. Tem pessoa que não se dobra, não se humilha, não se rende! Deus resiste ao soberbo (Tg 4:6)Muitas pessoas não são abençoadas porque não são quebrantadas! Eu preciso morrer para que as pessoas ao meu redor, que estão debaixo da minha cobertura espiritual, discípulos, possam receber a vida. Que morte é essa? A morte do “EU”, do “EGO”, do “ORGULHO”. O contrário do “amor” não é “ódio”, como muitos pensam. O contrário do “amor” é o “EGOÍSMO”, o “HOMEM NO CENTRO”. Não existe cristianismo se o homem estiver no centro. Jesus é o Senhor! Como posso dizer que sou discípulo se não faço o que ele manda fazer? Aquelas áreas em que você não tem sucesso, não é que o Senhor quer que você seja derrotado. O que ele quer é te quebrantar! Quebrantamento é para te fazer melhor! O quebrantado espera na justiça de Deus, ele não tem justiça própria, não se ira porque está quebrantado (Jo 12:24). Muitos amam a Jesus, mas não fazem nada do que Ele manda, falta quebrantamento! A única maneira de sair o perfume do alabastro era quebrando (Mc 14:3). Nós somos o perfume de Cristo (II Co 2:15). E para ele sair devemos ser quebrados. Existe uma combinação tremenda para nos tornarmos quebrantados:

1) DISCIPULADO PROFUNDO – O DISCIPULADOR OUVE O DISCIPULO. Um grande discipulador é expert em ouvir. Mas o discipulador também é aquele que fala o que o discípulo precisa ouvir. Deus usará a nossa liderança para nos tratar. Quem resiste a autoridade, resiste a Deus (Rm 13:1-2). Não há discipulado se não houver quebrantamento.
SITUAÇÕES ANGUSTIANTES + ATITUDES CORRETAS = QUEBRANTAMENTO.

2) VAMOS FALAR AINDA DE ATITUDES CORRETAS. Uma pessoa quebrantada é alguém que se for xingado no trânsito e não tem uma atitude de revanche. Se for passado para trás ele não se ira. Quem é quebrantado age com mansidão diante das ofensas, diante das pressões, não age com justiça própria, mas sim com compaixão. Vivemos hoje numa geração em que muitos crentes dizem: “EU SOU CONVERTIDO, MAS O MEU 38 NÃO, O MEU MURRÃO DA DIREITA NÃO É, SE PISAR NO MEU CALO EU MANIFESTO”. Isso é natureza da serpente! Jesus disse bem claro: “SE BATER NA FACE DIREITA OFEREÇA A ESQUERDA”. O que não é quebrantado diz: “ESTOU ESPERANDO A JUSTIÇA, QUE VENHA UM TROVÃO NA CABEÇA DELE, ETC.”. O quebrantado não fica pressionando Deus!

3) SITUAÇÕES ANGUSTIANTES. Desemprego, enfermidades, crise na família. Devemos ter uma atitude correta. O que não é quebrantado se justifica: “O IRMÃO FEZ ISSO E ISSO DE ERRADO”, “EU FIZ ISSO PORQUE ELE FALOU ISSO E ISSO”. Não se dobra diante do tratamento e fica se justificando. Quem justifica não é quebrantado! DISCIPULADO + SITUAÇÃO ANGUSTIANTE + ATITUDE CORRETA= QUEBRANTAMENTO.

Outras atitudes são: ALEGRIA, FÉ, OBEDIENCIA, E DESCIDIR SE HUMILHAR E PERSEVERAR NESTAS COISAS. Ninguém humilha ninguém! A Bíblia não diz humilhai-vos uns aos outros! As situações, as pessoas, as tempestades não podem te humilhar. Só você pode humilhar a si mesmo! Assim você verá o mover de Deus em sua vida! (Fp 2:3-9)Quantos discípulos escondem coisas de seus discipuladores, casais escondem o que passam! Não há cura sem transparência! Quebrantado não reclama, ele só agradece, mesmo diante das dificuldades! O quebrantamento atrai a glória de Deus! (Sl 51:17).

Texto da mensagem ministrada nos Cultos de Celebração da Igreja do Evangelho Pleno de Araguari-MG e em todas as demais Igrejas sob cobertura em 21/1/2014

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário permanecerá oculto e somente será publicado após a aprovação por parte da moderação.
Somente serão publicados os comentários que forem pertinentes ao conteúdo do blog, bem como as suas normas de conduta e postura ética, de acordo com os princípios Bíblicos.

  ©Pr. Mauro Sergio Rodovalho - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo