O Poder de Uma Aliança
Rute 1:16-17
Você já fez alguma aliança? A aliança mais comum em nosso meio é o casamento. E essa Aliança, quando bem firmada no Senhor, traz muitas bênçãos para os cônjuges. Porém, quando essa Aliança é quebrada, traz consequências drásticas e terríveis que alcança outras gerações! Nesta conferencia estamos aprendendo a fazer alianças e a viver aliançados com Deus, com Jesus, com os nossos discipuladores, pastores, líderes, discípulos e Igreja! E muitos não estão ainda entendendo (ou não querem entender) a importância e o valor de uma Aliança. Vamos analisar essa Aliança tão conhecida entre duas mulheres, entre uma nora e uma sogra (algo muito raro de se ver hoje):
I – A ALIANÇA QUEBRA MALDIÇÕES – Rute 1:20-21. Noemi perdeu esposo, 2 filhos, todos os seus bens e propriedades. Noemi se sentia amaldiçoada (Rute 1:13). Quantos dos nossos discípulos chegam em nossas Células, em nossa Igreja, assim como Noemi: Sem esperança, sem ânimo, sem emprego, sem saúde, sem família. E quando se Aliançam com Deus, com a nossa Igreja, com a nossa Célula tudo muda! RUTE 4:14-15 Esse foi o estado de Noemi depois da Aliança!
II - A ALIANÇA PROMOVE A CONSOLIDAÇÃO – Rute 1:16. Quem era Rute? Moabita, idólatra, pagã e não conheci ao Senhor! Ela foi Ganha pela sua Sogra. Em seguida foi Consolidada, depois Discipulada (Rute 3:5). Precisamos nos Aliançar com os nossos discípulos, a fim de que eles sejam Consolidados, obedecendo a “tudo quanto a gente ordenar”. Numa Aliança você não faz o que quer, mas o que a Aliança Exige.
III - A ALIANÇA EXTERMINA A POBREZA E MISÉRIA – Rute 2:8-18. Boaz ficou impressionado com a Aliança feita entre Rute e Noemi e isso fez com que ele abrisse o seu coração e o seu campo, fartando-as de espigas e acabando com a sua pobreza e miséria. Ao final, aquele homem rico casou-se com Rute e a fez também muito rica, junto com a sua ex-sogra Noemi. Pv 18:19 “Um irmão ajudado o irmão é como uma cidade fortificada”! EC 4:9-12. Ilustração: Jônatas fez aliança com Davi e mesmo depois da morte de Jônatas, Davi trouxe todos os seus descendentes para sentar-se à mesa do Rei (II Sam 9:1, 6-7).
IV – A ALIANÇA TRAZ MULTIPLICAÇÃO – Rute 4:13 e 17. Rute já não tinha mais esperança de gerar filhos e Noemi já de avançada idade, sem esperança, sem filhos que pudesse gerar descendência. Ela iria morrer sem deixar semente nenhuma. Mas depois de ter feito aliança com sua nora, Deus mudou essa situação e ela experimentou uma grande Multiplicação. Rute integrou a árvore genealógica de Jesus, ainda que fosse uma estrangeira, uma Moabita, mas em nome dessa Aliança, Deus a fez Multiplicar. Se quisermos Multiplicação, façamos Aliança com todos os nossos discípulos!
V – A ALIANÇA TRAZ UM NOVO ÂNIMO – Rute 1:11-14. Noemi se sentia sem força, sem disposição, sem esperança, sem ânimo. Ela se sentia “Mara”, tinha desistido. Analisando a situação dela aos olhos humanos, realmente seria impossível ela “Dar a volta por cima”. Mas para Deus nada é impossível. Rute ao fazer aliança com Noemi mudou completamente a sua situação, o seu ânimo. Noemi agora se enchia de esperança e já estava lutando pela vida, elaborando estratégias e planos para vencer. E ao final ela “toma uma criança no seu regaço...”! Líder de Célula, você precisa firmar uma Aliança entre os seus Discípulos para que ambos se fortaleçam e sejam animados!
CONCLUSÃO. Muito nós ainda poderíamos levantar nessa Aliança, poderíamos falar da Alegria, da Transformação de Vidas, do Crescimento do Reino de Deus, da Restauração etc. Mas creio já ser suficiente para nos estimular a fazermos Aliança com Deus, com nossos Pastores, Discipuladores e Discípulos!
Não existe Discipulado sem Aliança! Não existe Multiplicação sem Aliança! Não existe igreja sem Aliança!
Texto da mensagem ministrada nos cultos de celebração da Igreja do Evangelho Pleno e demais igrejas sob cobertura em 09/06/2013
0 comentários:
Postar um comentário
Seu comentário permanecerá oculto e somente será publicado após a aprovação por parte da moderação.
Somente serão publicados os comentários que forem pertinentes ao conteúdo do blog, bem como as suas normas de conduta e postura ética, de acordo com os princípios Bíblicos.