domingo, 16 de junho de 2013

O poder de uma Aliança II

Textos: 1 Sm 18.3-4 e Zc 8.17.

O que representa a aliança? Um compromisso, um pacto. Um objetivo, podendo ser comercial, político ou espiritual, ou ainda um casamento. Paulo estabelece diretrizes para associações íntimas dos crentes, em II Co 6.14 ("Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis, porque que sociedade tem justiça com a injustiça? Que comunhão tem a luz com as trevas?), as quais proíbem-nos de estabelecer "jugos desiguais com os incrédulos".
Assim ele estabeleceu o princípio espiritual para como guia para todas as associações íntimas que poderiam comprometer nossas vidas espirituais. A aliança no contexto espiritual com um objetivo de conquista das almas e crescimento do Reino de Deus. Mt 18.18-19 - "Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu pai, que está nos céus".

- É necessário santidade para viver em aliança.
- Aliançados podem até divergir, porém, jamais se separam.
- Toda aliança é feita em amor.
- Porque eu respeito e protejo o meu irmão.
- Até um pensamento pode ferir uma aliança.
- Palavras destroem uma aliança - PV 18.21.

Símbolos de uma aliança - 1 SM 18.4. Jônatas aliançou com Davi, pois sabia que ele seria o rei sobre Israel, nomeado por Deus, apesar de Saul ser seu pai. Ele sabia que o coração de Deus estava com Davi e ele era temente a Deus.

Ele entregou as suas armas. Armas são fortalezas vindas do caráter. 1 Co 1.10 - "Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa e que não haja entre vós dissensões; antes, sejais unidos, em um mesmo sentido e em um mesmo parecer".

Capa – Proteção. Com este gesto Jônatas passou a dar cobertura a Davi. A capa simboliza proteção em uma aliança. A capa simboliza também a proteção da retaguarda.

Armadura - Símbolo de proteção. Cubro o meu irmão com amizade. Tiro a minha defesa, pela proteção do meu irmão. Tiro as minhas defesas pessoais. Tiro as minhas proteções emocionais. A minha ajuda ao meu irmão precisa ser limpa e transparente.

Espada - arma de proteção e ataque. Quando Jônatas deu a espada a Davi, desarmou-se. Deu o instrumento de guerra, em prol da paz. Jônatas estava dizendo a Davi, nunca mais brigarei com você. Ele estava dizendo não farei guerra contra você. Usamos a espada para manter distantes as pessoas, através de:
› Meu tempo.
› Minha formação teológica ou cultural.
› Minha condição financeira.
› Nossas diferenças de opiniões.

Jônatas nos deu o exemplo, sendo o mais forte, era o príncipe e possível herdeiro do trono, aliançou-se com o mais fraco, Davi, apenas um guerreiro, porém, escolhido por Deus para liderar o povo de Israel.

Arco - arma de ataque, ou para caça. Jônatas disse a Davi com este gesto: Você não está sozinho nesta busca. Estou com você. Significa orar juntos,  consagrar juntos, buscar ao Senhor juntos, caminhar juntos até o "Grande Dia do Senhor".

Cinto - Sustentação. Segura as vestes para não estarmos nus diante do adversário (Ef 6.14). Fala de sustentação, firmeza. Fala de escora, ajuda, apoio (Fp 4.3). Segura o nosso compromisso visando não perder o propósito.

Conclusão: A Igreja do Evangelho Pleno é uma igreja de alianças em prol de uma conquista. O crescimento do Reino de Deus, através da restauração de nossas famílias e resgate dos perdidos.

Texto da mensagem ministrada nos cultos de celebração da Igreja do Evangelho Pleno e demais Igrejas sob cobertura em 16/06/2013

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário permanecerá oculto e somente será publicado após a aprovação por parte da moderação.
Somente serão publicados os comentários que forem pertinentes ao conteúdo do blog, bem como as suas normas de conduta e postura ética, de acordo com os princípios Bíblicos.

  ©Pr. Mauro Sergio Rodovalho - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo