Fazendo Aliança Com Deus Como Salomão
II Crônicas 7:11-22
Salomão foi escolhido por Deus para construir o templo e para reinar sobre Israel. Ele prosperou em tudo o que fez. Por isso Deus quis fazer com ele uma aliança para que não se esquecesse da Aliança de Deus com Davi seu pai. O sonho de construir o templo foi realizado, mas de nada adiantaria se ali não estivesse a presença do Senhor. Por isso na hora da inauguração a presença da Glória de Deus [SHEQUINAH] encheu o templo de forma maravilhosa (II Crônicas 7.1-3).
Do mesmo modo, de nada adiantaria Salomão receber o trono, o reino e a coroa de seu pai e não conhecer pessoalmente o Deus de Davi. Então o Senhor apareceu duas vezes para fazer Aliança com Salomão (I Reis 11.9). Como é esta Aliança? Vamos refletir alguns princípios da Aliança de Deus com Salomão e aprender como devemos fazer uma aliança com Deus:
1 - Aliança de oração (v.14-16). Uma marca dessa aliança de Deus com Salomão era a oração. Deus respondia a oração de Salomão (v.12). O Senhor deixa claro para ele diversas vezes que se o mal viesse sobre a terra, se acontecessem pragas ou desastres (v.13) eles deveriam orar e se humilhar, então o Senhor restauraria sua sorte. Contudo se o povo desobedecesse, haveria um castigo sobre sua terra e sobre a casa que construíram para Deus (v.19-22). O povo pecou contra Deus e por isso perderam sua terra anos mais tarde e o próprio Salomão quebrou sua Aliança com Deus adorando outros deuses (I Reis 11.5, 9, 33). Enquanto Salomão orava a Deus ele prosperou (II Crônicas 1.1), mas quando se envaideceu com a prosperidade ele perdeu a bênção. Temos uma aliança com o Senhor de que tudo o que pedirmos em nome de Jesus Ele nos concede (João 14.13,14), por isso é uma Aliança de Oração onde pedimos e temos a certeza de que receberemos, batemos na porta e ela se abre, e procuramos e achamos na presença de Deus (Mateus 7.7,9). Faça com Deus um pacto de oração. Faça um propósito de antes de tudo orar em primeiro lugar (Mateus 6.33), buscar ao Senhor mais do que tudo em sua vida. Deus quer fazer uma Aliança de Oração com você!
2 - Aliança de Sabedoria (v.17-18). Deus apareceu em sonho ao rei Salomão quando ainda era jovem e começava a reinar. Deus sabia que Salomão era um homem de oração, o Senhor lhe disse: “pede-me o que quiseres que eu te dê” (II Crônicas 1.7) e Salomão pediu a Deus sabedoria para reinar sobre o povo de Deus em lugar de seu pai Davi (II Crônicas 1.10-12). Se ele tivesse pedido qualquer coisa teria recebido, mas sabia que riquezas, saúde, poder e tudo o mais um dia acabaria e com sabedoria poderia alcançar muito mais. Sabedoria não é apenas conhecimento e sim o temor de Deus que dirige nossas vidas. Seu pedido foi bom por que queria fazer o bem para o povo. Então, por causa do bom pedido que fez, o Senhor lhe deu sabedoria mais do que qualquer pessoa que já pisou sobre a terra, além disso também recebeu riquezas e honra em um reino de paz e prosperidade (II Crônicas 1.14-17). Logo em seguida Salomão teve sua sabedoria provada (I Reis 3.16-28) e muito conhecida por povos (I Reis 4.29-34) e a rainha de Sabá viajou de longe para ver sua sabedoria (I Reis 10.1-13) duvidando um pouco de ser tão sábio, mas no final da visita concluiu: “não me contaram metade” (I Reis 10.7). Se não tivermos sabedoria perdemos tudo o que temos. Mas com a Sabedoria conquistamos tudo que precisamos “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e... ser-lhe-á concedida” (Tiago 1.5). Muitas vezes perdemos as bênçãos que Deus nos dá por que nos falta sabedoria para administrar os tempos de ‘vacas gordas’ como fez José no Egito, e quando vem o tempo das ‘vacas magras’ ficamos despreparados. Mas quando Deus nos dá sabedoria somos vitoriosos em todos os momentos como José que enriqueceu no tempo da seca (Gênesis 41.39, 49). Peça a Deus sabedoria para sua vida. Deus quer te ajudar a fazer escolhas sábias em cada momento de sua vida. Faça com Deus uma Aliança de buscar sabedoria antes de tudo de acordo com a vontade do Senhor. Deus tem uma Aliança de Sabedoria para você!
3 - Aliança com a casa de Deus (v.16). O templo de Jerusalém era uma construção gloriosa, feita com adornos em ouro, prata, bronze, pedras e madeiras raras bem trabalhadas. Aquele lindo templo não seria nada se ali não estivesse a Glória do Deus que enche os céus e a terra. Quem ali entrava como Isaías, nem reparava a beleza física do templo diante da glória de Deus que enchia a casa (Isaías 6.1,2). Tudo começou com ofertas de sacrifício II Crônicas 1:6. Aliança começa com uma entrega, 1000 HOLOCAUSTOS REPRESENTA O NOSSO MELHOR. Salomão tinha um compromisso de edificar uma casa para Deus, ele foi perseverante e durante vinte anos para construir a Casa de Deus (I Reis 9.10). Devemos dizer como Davi que pensava que um dia na casa de Deus vale mais do que mil (Salmos 84.10) e pediu ao senhor para habitar na casa do Senhor todos os dias de sua vida (Salmos 23.6; 27.4). Seja uma “coluna na Casa de Deus” (Apocalipse 3.12). Gaste seus melhores dias na presença do Senhor, congregue o máximo que puder (Hebreus 10.25) e sirva ao Senhor em seu templo. Faça com Deus uma Aliança de trabalhar na Sua Casa e se dedicar ao Serviço na Obra do Senhor, com sua oferta e dizimo e seu tempo.
Embora saibamos que Salomão não foi fiel em sua Aliança com Deus, creio que a Palavra de Deus registrou isso para dar exemplo do que acontece com quem não é fiel até o fim. Salomão teve tudo o que quis e quando abandonou a presença de Deus, por causa de vaidades, se tornou uma pessoa infeliz e sem perspectiva de futuro. Faça com Deus uma Aliança de Oração, de Sabedoria e de compromisso com a Casa de Deus!
Texto da mensagem ministrada nos cultos de celebração da Igreja do Evangelho Pleno e demais igrejas sob cobertura em 23/06/2013
0 comentários:
Postar um comentário
Seu comentário permanecerá oculto e somente será publicado após a aprovação por parte da moderação.
Somente serão publicados os comentários que forem pertinentes ao conteúdo do blog, bem como as suas normas de conduta e postura ética, de acordo com os princípios Bíblicos.