domingo, 16 de dezembro de 2012

Sacudindo a Serpente e Seguindo em Frente


TEXTO-CHAVE: Atos 28.1-11.

Em nosso dia-a-dia às vezes somos atacados com coisas que nos surpreendem, e muitas vezes ficamos sem saber o que fazer. Vamos aprender com o apóstolo Paulo através de uma de suas experiências, vivida na Ilha de Malta.

1 - NÃO EXISTE AZAR PARA A VIDA DE UM SERVO DE DEUS! Lucas, o autor do livro de Atos, conta que após o naufrágio do navio que levava pessoas a Roma, os náufragos foram recebidos com muita hospitalidade, e que chovia e fazia frio. Isto levou as pessoas a acenderem uma fogueira. Ao apanhar gravetos para lançar na fogueira, o apóstolo Paulo foi surpreendido por uma víbora venenosa, que mordeu sua mão e ficou dependurada nele. Veja em Atos 28:4 o que os habitantes da ilha pensaram disso. Aquele povo ainda não conhecia o Deus de Israel, nem o Evangelho do Reino de Jesus. Para eles, o apóstolo era "um assassino" ou um terrível criminoso, que escapara da justiça. Na verdade, eles criam numa deusa chamada Dike, que para eles era a "deusa da justiça". Eles atribuíram aquele ocorrido como a ação da tal deusa. Mas lembre-se sempre que não existe azar para a vida de um servo de Deus! Tudo tem um propósito.

2 - UM HOMEM DE DEUS NÃO PODE SE DESESPERAR NA HORA DA PROVAÇÃO. Atos 28:6. O povo tinha a expectativa de que em pouco tempo Paulo morreria. Eles, porém, esperavam que ele começasse a inchar e que caísse morto de repente. Podemos imaginar a reação do apóstolo diante dos olhares curiosos dos nativos. Paulo sabia se portar em meio às dificuldades. Um homem de Deus como Paulo, e como você, não pode se desesperar na hora da provação. O apóstolo permaneceu em paz - a paz que excede a todo o entendimento, conforme ele mesmo escreveu em Filipenses 4.7. A paz de Deus é como um rio. Você também precisa aprender a não perder a paz, ainda que "uma víbora morda sua mão"! No mesmo texto da Epístola aos Filipenses, Paulo registrou que sabia o segredo de viver contente em toda e qualquer situação - Fp 4.12. A reação do apóstolo foi de "sacudir a cobra no fogo" (v. 5) e continuar confiando no Senhor. Deus fez a parte dEle e o veneno não surtiu nenhum efeito em Paulo. Houve sim um resultado: o povo daquela ilha ficou muito assustado, achando que na verdade Paulo era um deus!

3 – NADA PODE ROUBAR A PAZ DO FILHO DE DEUS. O que tem roubado a sua paz ultimamente? Seja lá o que for, certifique-se de saciar a sua alma com a paz que corre no rio de Deus. Foi o profeta Isaías quem escreveu sobre o rio de paz - Is 66.12. Através de Jesus você tem acesso a esta paz sobrenatural. Isto está ao alcance dos membros de sua célula agora mesmo quando você ministra a eles.

4 – LUTAS ANTECEDEM CONQUISTAS. Muitas pessoas da ilha de Malta foram impactadas pelo poder de Deus manifestado através da vida de Paulo. O habitante mais ilustre da ilha se chamava Públio, e o texto bíblico conta que Paulo se hospedou em sua casa durante três dias. Nesta ocasião o pai de Públio foi curado assim que Paulo impôs sua mão e orou por ele. Atos 28:9 conta que todos os doentes da ilha que foram até Paulo também receberam cura da parte de Deus. Ou seja, Malta foi visitada pelo poder de Deus, graças ao naufrágio e à luta vivida pelo apóstolo.

Diante das lutas há pessoas que desanimam, recuam, desistem. Pois nós, como discípulos de Jesus, não podemos agir assim. Talvez você nos últimos dias esteja enfrentando lutas e já até pensou em desistir de tudo. Mas hoje, em nome de Jesus, Deus quer mudar o rumo de sua vida para que você aprenda a sacudir a víbora e seguir em frente. Lembre-se: Deus tem poder para tornar cada luta em bênção, tanto para nós como para o Reino de Jesus. Veja Rm 8.28. Vamos orar e declarar juntos que as lutas não roubarão a paz do Senhor em nossas vidas.

Texto da mensagem ministrada nos cultos de celebração da Igreja do Evangelho Pleno em 16/12/2012

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário permanecerá oculto e somente será publicado após a aprovação por parte da moderação.
Somente serão publicados os comentários que forem pertinentes ao conteúdo do blog, bem como as suas normas de conduta e postura ética, de acordo com os princípios Bíblicos.

  ©Pr. Mauro Sergio Rodovalho - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo