domingo, 21 de outubro de 2012

Nós Fazemos Parte da Igreja

Texto-Base: Mateus 16:13-19

Jesus fala a Pedro no v.18 que também vai edificar a sua igreja. Qual a origem da palavra igreja? Eclésia! O que é "Eclésia"? Era um grupo de 300 pessoas escolhidas pelo imperador para influenciar na vida dos povos que eram conquistados pelo exército. O Exército chegava barulhento, mas a Eclésia usava a influência. Quem eram as pessoas que faziam parte desse grupo estratégico, a Eclésia? Quem são as pessoas que Jesus tinha em mente para estabelecer a Sua Eclésia?

1. A ECLÉSIA ERA COMPOSTA POR PESSOAS CHAMADAS. Leia João 15:19 e João 15:16. Não era o cidadão que se apresentava para fazer parte da Eclésia; era o império que chamava aqueles que ele mesmo escolhia. A primeira tarefa de Jesus ao iniciar seu ministério foi chamar os homens que andariam com ele. Leia Marcos 3:14. O chamado é duplo "para ser salvo e para fazer a obra de Deus. Se você está aqui hoje é porque Jesus chamou você". Primeiro Ele salvou você e depois te escolheu para continuar a obra dEle “evangelizar”.

2. A ECLÉSIA ERA COMPOSTA POR PESSOAS TRANSFORMADAS. Veja o que Jesus disse a Pedro em Mat.16:17-18. A vida de Pedro é exemplo de transformação "às vezes ele agia como Simão e em outras como Pedro. Como Simão", sua identidade natural, ele negou Jesus, cortou a orelha de um soldado, deixou sua boca ser usada pelo diabo quando aconselhou Jesus a não se deixar passar por sofrimentos. Como Pedro teve revelação de quem era Jesus, andou sobre as águas, foi a porta de edificação da igreja entre judeus e até gentios (na casa de Cornélio). A igreja de Jesus hoje também é assim, pessoas comuns são chamadas e depois são transformadas e não agem mais no natural, vivem o fato de ser uma nova criatura. Um exemplo forte dessa mudança é Jacó - ele precisou de transformação. Ela acontece em dois aspectos: da disciplina e do quebrantamento. Disciplina trata fraquezas, e quebrantamento trata pontos fortes. Pontos fracos são coisas feias ou pecados escandalosos, imorais, etc. Jacó, com seu caráter natural enganou o pai, o irmão, e fez as coisas do seu jeito. Foram precisos 20 anos de disciplina na casa de Labão, seu sogro para ensiná-lo. Mas, depois desse tempo Jacó teve que enfrentar Deus cara a cara para ser quebrantado, para se convencer que seus pontos fortes, (sua capacidade de ser esperto e enganar os outros) era algo que Deus não gostava. Deus não precisa de nossos pontos fortes porque Ele é todo suficiente. Mas nossos pontos fortes nos distanciam de Deus. Então vem o quebrantamento. Tem coisas que achamos ser virtude em nós, mas nos tornam orgulhosos, então Deus permite algo acontecer para nos quebrantar, nos leva a reconhecer que tudo que temos e somos são bênçãos dEle. Lembra do Salmo 127:1? Só gente transformada se torna útil na obra que é feita para Deus. Aleluia. Devemos buscar ser transformados a cada dia " aceite a disciplina e o quebrantamento.

3. A ECLÉSIA ERA COMPOSTA POR PESSOAS ALIANÇADAS. No Reino de Deus, tudo é feito com base numa aliança. Aliança é um compromisso, uma disposição de andar junto em toda e qualquer circunstância. A mentalidade do mundo é sempre de um relacionamento sem compromisso. É assim no casamento, nas amizades e até no trabalho. Ninguém gosta de formar vínculo de compromisso com responsabilidade. É incrível ver que tem gente que chega a convidar pessoas a conhecer Jesus sem compromisso. Isso é contrário à natureza do evangelho do reino. Isso fica mais sério quando vemos pessoas dizendo: "Eu vou à igreja de vez em quando, vou à célula, mas não quero compromisso". Com Deus não existe isso. Ele se comprometeu com o homem a ponto de dar seu Filho, e Jesus se comprometeu com o homem dando a sua própria vida. Quem não aprende a andar em aliança, com Deus e com seus filhos (a Igreja) não conquista as promessas. Jesus não te chamou para assistir um culto semanalmente. Jesus não te chamou para mudar de religião.
Quando Jesus te chamou ele tinha em mente te fazer parte dessa elite chamada "Eclésia". Se a igreja é chamada de corpo de Cristo, não é possível ter um compromisso com Jesus sem ter compromisso com o Seu corpo, a igreja. Se você quer conquistar as promessas de Deus para sua vida, é preciso estar aliançado com Ele e com o Seu povo. Aleluia.

CONCLUSÃO: A igreja de Jesus é composta por pessoas: Chamadas, Transformadas e Aliançadas. Você é uma dessas pessoas. Amem? Jesus cumpriu Sua missão na terra “de prover o meio de salvar todas as pessoas”. Ele fez Sua parte e nos escolheu para dar continuidade.

Texto da mensagem ministrada nos cultos de celebração da Igreja do Evangelho Pleno em 21/10/2012

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário permanecerá oculto e somente será publicado após a aprovação por parte da moderação.
Somente serão publicados os comentários que forem pertinentes ao conteúdo do blog, bem como as suas normas de conduta e postura ética, de acordo com os princípios Bíblicos.

  ©Pr. Mauro Sergio Rodovalho - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo