terça-feira, 18 de setembro de 2012

A Cura da Mão Mirrada


Texto base: Marcos 3:1-5

1. MUITOS MILAGRES FÍSICOS DE JESUS ILUSTRAM PROCESSOS QUE ELE TEM QUE OPERAR EM NOSSA ALMA E EM NOSSO CARÁTER. A Bíblia conta ações sobrenaturais de Jesus curando alguns enfermos, mas aqueles milagres são mais do que um relato histórico. São uma inspiração para aquilo que Ele quer operar em nossa vida espiritual e emocional. Exemplos:

# A mulher que por dezoito anos andava encurvada pela ação de um espírito maligno - Representa tanta gente sem horizonte, que não consegue olhar pra frente e projetar seu futuro ou sonhar.
# A mulher do fluxo de sangue por doze anos - Representando aqueles que vivem sangrando na alma, anêmicos em suas emoções;
# O surdo e gago que voltou a falar fluentemente quando Jesus curou seus ouvidos – Representando aqueles que não conseguem profetizar porque perderam a capacidade de ouvir.

2. AQUI TEMOS A NARRATIVA DE COMO JESUS CUROU UM HOMEM QUE TINHA A MÃO MIRRADA (RESSEQUIDA, ATROFIADA). Esse homem vivia limitado em muitos gestos essenciais à vida, embora ele frequentasse UM ambiente impregnado de religiosidade. Mas naquele sábado, Jesus o curou! Embora esse tenha sido mais um milagre real e literal do Senhor, ilustra muito bem o que Deus quer fazer com pessoas que, emocional ou espiritualmente, têm a mão direita (assim esclarecem os relatos paralelos) ressequida. Com isso, quero me referir a:
# Aqueles que perderam ou nunca tiveram a capacidade de dar carinho, de afagar, de estabelecer relacionamentos afetuosos - A mão direita serve para acariciar.
# Aqueles que não conseguem estabelecer alianças ou relacionamentos de confiança - A mão direita serve para estabelecer compromissos.
# Aqueles que não conseguem semear, tornando-se reféns da avareza - A mão direita serve para ser aberta no gesto de dar.
#Aqueles que, incrivelmente, não sabem receber - A mão em concha representa a liberdade de ser abençoado por outra pessoa.
# Aqueles que não ousam abençoar e ser instrumentos do sobrenatural - A mão direita, imposta sobre o necessitado ou sobre o sedento transmite unção.

CONCLUSÃO. SE QUISERMOS SER LIBERTOS, PRECISAMOS SAIR DA PERIFERIA DA FÉ, DO LUGAR DE DESCOMPROMISSO. (v.s. 3) E disse Jesus ao homem da mão ressequida: vem para o meio! A ÚNICA POSSIBILIDADE DE SERMOS LIBERTOS É ASSUMIRMOS NOSSA DEFICIÊNCIA. (vs. 5b) ...disse ao homem: Estende a mão. Estendeu-a, e a mão lhe foi restaurada. Era necessário, entretanto, que aquele homem estendesse sua mão, se posicionasse na fé, obedecesse a palavra se expusesse a um discipulado. Sem essa atitude de interesse e coragem, nem Jesus poderia mudar sua vida.
# Queremos mudar ou preferimos ficar escondidos entre os religiosos, vivendo os limites da nossa mão mirrada? - Essa é uma decisão que precisamos tomar. Ninguém pode fazê-lo por nós.

Texto da mensagem ministrada nos cultos de celebração da Igreja do Evangelho Pleno em Araguari-MG (Sede) em 16/09/2012

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário permanecerá oculto e somente será publicado após a aprovação por parte da moderação.
Somente serão publicados os comentários que forem pertinentes ao conteúdo do blog, bem como as suas normas de conduta e postura ética, de acordo com os princípios Bíblicos.

  ©Pr. Mauro Sergio Rodovalho - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo