domingo, 27 de maio de 2012

Dê a Volta Por Cima


Texto: 2 Samuel 19:1-7

As vezes apostamos nossas fichas em algo que não termina como nos planejamos; Um projeto, uma carreira profissional, um filho, um discípulo, uma célula, algo que nos colocamos nosso coração, que investimos, que gastamos energia, fazemos projetos, sonhamos com um resultado. E um determinado dia aquilo se torna uma grande frustração. Eu não sou pregador de ilusão, eu creio que em todas as coisas somos mais que vencedores, mas em meio a lutas.
Os homens que são vencedores, campeões, são aqueles que são capazes de reverter quadros, que não se dão por vencidos. Eu gostaria de dizer há você que depois que você converteu nunca mais terá lutas. Mas isso não e verdade. É preciso preparar o nosso coração em aliança com Deus para vencermos qualquer dificuldade. Essa é a grande virtude de um vencedor, levantar de novo. O justo caíra 7 vezes mas não ficara prostrado.

Davi investiu tudo no seu filho Absalão. Absalão não terminou bem. Alguma coisa deu errado. Absalão se rebelou contra o Pai. E morreu numa guerra. Quando a noticia da morte chegou a Davi, outra noticia veio junto: Davi seu trono esta restabelecido. Uma grande vitória. Davi entrou em depressão, lamentação e desanimo. Neste momento Davi poderia ter perdido tudo de Deus por causa da frustração, um investimento que fez no seu filho Absalão. Satanás sabe nos prender nas perdas. Seja por falhas nossas, no desenvolvimento do projeto, satanás quer usar essas circunstancias, para nos atrair a um sentimento de lamentação. Às vezes um relacionamento. Um discípulo que você derramou amor agora ele não quer nem conversa, ele não da nem muito obrigado ele fere o coração do líder. Um marido, um filho, uma esposa. Satanás que nos atrair para um lugar de sombra, para nosso coração ficar sangrando ate morrer. Se não morrer fisicamente, morrer em nossas expectativas em relação ao nosso futuro, morrermos em nossa iniciativa, em nossa fé.

Mas o senhor tem muita coisa em nosso futuro. Deus tem escrito uma historia que vai terminar bem. Tudo coopera... No fim tudo vai dar certo, e se ainda não deu é porque ainda não chegou ao fim. Esta no meio. Agora você pode não chegar ao fim. Se você deixar se dominar pela decepção, frustração. Nós temos um amanhã de benção, ainda que se hoje seja de frustração, o amanhã e de vitória. Se você não deixar se dominar pelo sentimento de frustração. O melhor ainda está por vir! Devemos nos desprender dos nossos mortos. Os verdadeiros campeões são aqueles que dão há volta por cima. O caminho da desistência e mais largo, entra nessa caverna e morre aí. (há coisas que Deus restaura, mas a coisas que não tem mais volta).
Quando ficamos na lamentação por coisas que morreram perdemos a visão das vitórias que o senhor está nos dando.

(v.2) Davi se entregou a lamentação. Tire as vestes de luto e vista as veste de alegria. A vitória se tornou algo desprezível, colocamos todo o nosso foco na dor, na perca e não estamos vendo o livramento, a graça de Deus. Você perdeu um discípulo, mas Deus colocou outros ao seu redor.

(v.5) Quando nos entregamos ao desanimo, desanimamos as pessoas que estão ao nosso redor, pessoas que nos amam. Tem gente que te ama, um povo que luta por você! Há o que tem valor e aquele que te traiu. Há aqueles que estão fieis ao seu lado! Quando você tiver uma decepção, lembre-se daqueles que dependem de você, lembre-se dos momentos bons. Acima de tudo Deus esta com você. Há aqueles que saem na briga por nós e nos defendem. Não chore pelo leite derramado. Se você não cuidar da vaca você perde a vaca e o leite. Davi perdeu Absalão, mas ganhou 30 valentes como Joabe. Amado você perdeu uma célula? Deus vai te restituir e te dar muitas outras. Não se entregue ao espírito de desanimo. Com um líder desanimado, todo o povo será desanimado!

(v.3) O povo entrou, calado sem festa. Por quê? Porque a lamentação de Davi contaminou o coração deles.

(v.7) Joabe confrontou Davi (a tristeza trás depressão e atrai demônios). Se você não parar de lamentar se tornara raiz de amargura.

Mas a pergunta é: COMO DAR A VOLTA POR CIMA?

1 - Aparte-se do ambiente que te amarra. Sai desse quarto, sai dessa caverna, desse isolamento, não queremos ir aos cultos, não queremos conversar, isolamos, e o diabo esfrega as mãos e diz: E aí que eu vou te matar. Elias foi pra caverna, mas Deus não entrou na caverna... Eliaaaaaaaassss.

2 - Mude sua linguagem - V.7. Fez Davi segundo o coração dos seus servos, Não segundo seu sentimento de lamentação de desanimo. Se você assumir ser um líder derrotado ninguém vai ficar com você. Com suas palavras você levanta valentes ou atrai covardes. Onde tem reclamações, chorões e reclamações. Os semelhantes se atraem se identificam pela linguagem. Se você quer uma família de vencedores, uma equipe de vencedores, mesmo com o coração ferido, fale como vencedor. Deus esta vendo sua fé e te dará uma equipe de vencedores uma família de vencedores.

DÊ A VOLTA POR CIMA!!!

Texto da mensagem ministrada nos cultos de celebração das Igrejas do Evangelho Pleno em 27/05/2012

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário permanecerá oculto e somente será publicado após a aprovação por parte da moderação.
Somente serão publicados os comentários que forem pertinentes ao conteúdo do blog, bem como as suas normas de conduta e postura ética, de acordo com os princípios Bíblicos.

  ©Pr. Mauro Sergio Rodovalho - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo