segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Características de uma matador de gigantes

I Samuel 17:12-32

Ao contrário do que muita gente pensa, Matadores de Gigantes não começam matando gigantes. Antes de chegar a Golias existiu um processo na vida de Davi. E não é diferente conosco. Deus vai usar todas as circunstâncias em nossa vida para preparar-nos para a realização do propósito profético que ele mesmo estabeleceu para nossa vida. Davi é um modelo, um referencial para nós. Veja o que podemos aprender através de sua experiência:

I – Devemos ser fiéis nas pequenas tarefas - I Sm.17:14-15. Davi se tornou um Matador de Gigante, mas ele não começou matando gigante. Deus viu a Davi, quando ele estava cuidando das ovelhas do seu pai e não era um grande rebanho. Davi não estava sendo observado por ninguém. Mas lá no campo sozinho, ninguém supervisionando, ele era fiel àquelas poucas ovelhas do seu pai. Um trabalho que ninguém queria fazer. Todos naquele tempo queriam ser parte do exército. Ele fazia com esmero, com zelo, com fidelidade. Muita gente não avança na vida para coisas grandes porque não tem conseguido ser fiel nas pequenas coisas! (Lucas 16.10). Você quer fazer uma grande obra para Deus? Seja fiel nas pequenas tarefas! Seja fiel na sua célula, TADEL, seja fiel nos seus dízimos e ofertas, seja fiel nas atividades e compromissos que você assume com a igreja. Você tem sido fiel nas pequenas coisas?

II – Devemos ser fiéis no que é dos outros – 1 Sm 17:15. O texto também nos informa que as ovelhas não eram de Davi. Esse caráter de sua fidelidade atraiu o coração de Deus para Davi. Porque é natural que as pessoas cuidem bem do que é seu. Mas ser zeloso com o que é dos outros, tem um significado muito grande (Lucas 16.12). Antes de ter o que é nosso, Deus nos testa nos colocando para cuidar do que é de outro. A nossa atitude revelará o nosso coração. Tem gente que se estiver dirigindo o carro de outro, da empresa, por exemplo, ele sai pulando todos os quebra-molas, recebe multa, estaciona em qualquer lugar. E Deus olha essa atitude, para saber se estamos prontos para receber o que é nosso. Deus vai usar a empresa de outros, o ministério de outros, os interesses de outros para testar o nosso coração (Mateus 6.33). Davi estava preocupado em guardar bem aquelas ovelhas. E Deus falou - “ele tem o perfil do rei que eu estou procurando para cuidar do meu povo”. O que aconteceu em relação a Golias? Quando Davi ouviu a afronta, ele se sentiu responsável por remover aquela afronta e defender Israel daquele Gigante. Sabe quando é que gigantes são vencidos? Quando pessoas se levantam e chamam para si a responsabilidade de vencê-lo. Você está disposto a ter essa atitude?

III – Devemos caminhar em obediência. Muitas coisas em Davi chamaram a atenção de Deus. Mas essa questão da obediência realmente sobressai (I Sam. 17: 20). Tem gente a quem Deus pede uma coisa e ele leva semanas, meses e até anos para responder a Deus e fazer o que Deus mandou. Mas Davi fez no dia seguinte, porque provavelmente seu pai lhe deu a ordem à noite quando ele chegou em casa. Deus usará alguma autoridade para preparar-nos para os gigantes que virão. Deus colocará pessoas sobre nós para serem um instrumento para o desenvolvimento do nosso caráter. Todavia, muitos são reprovando nesse teste. Davi era valioso aos olhos de Deus, porque ele era alguém que desde cedo aprendeu a seguir as instruções do seu pai. Temos que aprender isso em nossa vida. Não há nenhuma indignidade em se submeter. Quando você se submete a sua unção nunca irá diminuir, ela só aumentará. Mas se você tiver uma atitude de insubmissão a unção desaparecerá de sua vida. Quem segue direção é mais valioso que quem tem boas ideias e só faz o que quer (Pv.19:16).

Conclusão. Três pessoas buscavam um Matador de Gigante:
• O Primeiro foi Golias: Ele por quarenta dias pediu alguém para pelejar contra ele. (resultado - Golias foi vencido).
• O Segundo foi Saul: Ele ofereceu uma grande recompensa para quem matasse o gigante. (resultado - Saul perdeu o trono).
• O Terceiro era Deus: O Senhor buscava um homem, alguém que pudesse remover a afronta que estava sendo colocada sobre o Seu nome. E o resultado nós podemos ver em Atos 13.22.
Você quer ouvir isso de Deus? Hoje Deus continua buscando matadores de gigantes no nosso meio.
Será que Ele vai encontrar alguém com as características de Davi?
Você gostaria de ser alguém como Davi, que confiou totalmente em Deus e por isso pode ser um matador de gigante?
Faça um propósito hoje! - eu serei um matador de gigantes - na minha vida e na vida das pessoas ao meu redor que precisarem de minha ajuda.

Texto da mensagem ministrada nos cultos de celebração da Igreja do Evangelho Pleno de Araguari-MG e em todas as demais Igrejas sob cobertura em 09/11/2014

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário permanecerá oculto e somente será publicado após a aprovação por parte da moderação.
Somente serão publicados os comentários que forem pertinentes ao conteúdo do blog, bem como as suas normas de conduta e postura ética, de acordo com os princípios Bíblicos.

  ©Pr. Mauro Sergio Rodovalho - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo