segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Faces de Um Matador de Gigantes


Texto: Atos 13:22

Davi desenvolveu em sua vida uma atitude que chamou a atenção de Deus. A sua vida reunia de maneira muito interessante dois aspectos de uma mesma personalidade. O que podemos aprender com esse Matador de Gigante, para que possamos também chamar a atenção do Senhor? Vejamos alguns aspectos da vida de Davi: Encontramos em Davi a capacidade de...

I – SER GUERREIRO E POETA. Vemos em David uma qualidade que não encontramos em nenhum outro rei ou líder do povo de Israel. Davi conseguiu desenvolver na mesma personalidade características muito distintas - guerreiro e poeta. Você consegue imaginar alguém que pega na espada e mata os inimigos, comanda um exército e depois pega numa harpa e começa a cantar: “Ó SENHOR Deus, que todo o meu ser te louve! Que eu louve o Santo Deus com todas as minhas forças!” (Salmos 103:1). “O SENHOR é o meu pastor: nada me faltará.” (Salmos 23:1). Dificilmente nós conseguimos conciliar duas áreas tão distintas - o ativismo e a comunhão. Em geral ou somos como Marta (gostamos de fazer coisas para Deus), ou somos igual Maria que quer ficar assentada aos pés do Mestre o dia todo. Todavia um Matador de gigante precisa ter a atitude do guerreiro de dia, lá no seu trabalho, na sua célula, no meio de sua família. Mas quando estiver diante de Deus em adoração, também precisa derramar sua alma perante o Senhor, chorar, clamar, cantar cânticos espirituais. Você sabia que um dos sinais de uma pessoa cheia do Espírito Santo é que ela canta constantemente?

II – SER FRACO PARA COM DEUS E FORTE PARA COM OS HOMENS. Davi se mostra um líder forte, um general que fazia o coração dos inimigos estremecerem. Todavia veja esse outro lado de Davi. Salmo 22.15-19; Salmo 103.14-16. Diante de Deus em oração, Davi fala: “Senhor eu sou pó. Diante de ti eu sou como a relva que nasce, cresce e morre...”. Mas você nunca vê Davi falando isso para os seus inimigos. Esse é um dos segredos de Davi. Ser forte diante dos homens e fraco diante de Deus. Normalmente se uma pessoa é forte diante dos homens não consegue se quebrantar diante de Deus. E quando uma pessoa é fraca diante de Deus tende a ser fraca também diante dos homens. Tem gente que chora diante dos homens, se lamentando, contando lutas, provações, dificuldades. Mas nunca se rende ao Senhor, nunca se humilha diante de Deus. Quem vai resolver seu problema não é sua sogra, não é seu cunhado, não é seu pai ou sua mãe. Quem vai resolver seu problema é Deus! Então conta pra Ele.

III – DE FALAR AO CORAÇÃO DOS HOMENS, MAS PERMITIR QUE DEUS FALE AO SEU CORAÇÃO. – Leia I Samuel 22.1-2. Esse texto nos fala de Davi na caverna de Adulão. A ele se juntou tudo quanto era tipo de homem necessitado de algum tipo de ajuda. Davi precisava ter uma palavra de restauração para a vida desses homens. Por isso, ele também precisava ouvir de Deus. Saber ouvir e saber falar é uma arte. Ter o equilíbrio entre falar e ouvir é uma arte. Nós fomos chamados por Deus para falar ao coração dos homens. Mas isso só é possível quando nos dispomos a ouvir do Senhor. Por isso, precisamos nos reunir sempre para estudar a Palavra, tanto na célula quanto nos cultos dominicais no prédio da igreja.

IV – AFRONTAR OS INIMIGOS, MAS HONRAR A DEUS E AOS HOMENS QUE DEVEM SER HONRADOS. Diante dos inimigos Davi era implacável. Ele comandava a guerra, destronava reis, capturava exércitos inteiros. Mas Davi sabia honrar e reconhecer autoridade na vida daqueles que possuíam a unção de Deus. Davi foi um homem que soube lidar com a questão da autoridade em sua vida. Ele honrou ao pai, tomando conta das ovelhas, e fazendo tudo o que o pai lhe pediu. Como filho ele viveu uma vida de obediência. Ele Honrou ao rei Saul, quando ele ainda não possuía o trono. Você pode ser o maior matador de gigante da face da terra, mas se você não reconhece autoridade, não serve para Deus. Você está desqualificado para a obra de Deus! Ele Honrou a Deus: Sempre dando ao Senhor ofertas por toda vitória que alcançava. Leia II Sm 24.22-25. Sempre que Davi obtinha uma vitória ele fazia um sacrifício ou uma oferta ao Senhor! Assim também devemos honrar ao Senhor com os nossos dízimos e com as nossas ofertas, sempre que alcançarmos uma vitória da parte do Senhor tais como: nosso aniversário, a compra de um bem, o nascimento de um filho, a aprovação num concurso, o início de um novo ano, etc.

Vemos em Davi o modelo ideal para o matador de gigantes que precisamos ser em nossos dias. Ter habilidade para lidar com pessoas e com Deus é algo que devemos buscar em Deus através das orações, mas também no preparo de nossa alma, buscando aprender através do estudo da Palavra. Se você quer ser um matador de gigantes no modelo de David será muito abençoado e vai abençoar muitos ao seu redor.

MEDITE NISSO: Você tem o desejo de ser essa pessoa vitoriosa como foi o rei Davi? Então comece hoje a fazer algumas mudanças em sua maneira de ver a vida e fazer as coisas.

Texto da mensagem ministrada nos Cultos de Celebração da Igreja do Evangelho Pleno de Araguari-MG e em todas as demais Igrejas sob cobertura em 23/11/2014

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário permanecerá oculto e somente será publicado após a aprovação por parte da moderação.
Somente serão publicados os comentários que forem pertinentes ao conteúdo do blog, bem como as suas normas de conduta e postura ética, de acordo com os princípios Bíblicos.

  ©Pr. Mauro Sergio Rodovalho - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo