domingo, 10 de novembro de 2013

O reino de Deus é um lugar onde eu posso viver

“Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo” (Rm 14.17).

O reino de Deus é um lugar onde eu posso viver. O reino de Deus é o lugar que Jesus conquistou na cruz através da Sua morte e ressurreição e que está à minha disposição. O reino de Deus não é natural, mas sobrenatural. O reino de Deus é para ser desfrutado aqui na terra (Rm 5:14). O reino de Deus vive segundo a legislação divina e não segundo a terrena.

Quando o apóstolo Paulo fala que o reino de Deus não é comida e nem bebida, ele está afirmando que o reino de Deus não é natural e muito menos passageiro. O reino de Deus não é tão vulnerável e volátil quanto uma comida ou bebida, mas ele é eterno. A própria definição de reino de Deus já diz que ele não é “desse mundo” (Jo 18:36), afinal de contas, ele é de Deus.

Então ele diz três coisas que fazem parte do reino de Deus: justiça, paz e alegria no Espírito Santo. Quando ele diz que o reino de Deus é justiça, ele está se referindo à justiça que Jesus executou por cada um de nós. Ele nos fez justos diante de Deus. A morte vicária (substitutiva) de Jesus na cruz por mim e por você nos tornou justos diante do Pai. Ele nos justificou. Jesus removeu de nossa vida toda a condenação e nos colocou em um lugar de liberdade. O reino de Deus é paz. Eu gosto dessa palavra que no grego, eirene, tem um sentido mais amplo. Paz não quer dizer apenas bem estar e tranqüilidade, mas indica também que todas as coisas necessárias para que exista paz – salvação, saúde, liberdade, prosperidade, amor e perdão – já nos foram dadas juntamente com a justiça de Jesus por nós. É como um pacote completo de viagem – tudo já está incluído – estadia, aluguel de carro, refeições, passeios turísticos e traslados. No reino de Deus podemos encontrar essa paz. Jesus disse certa vez aos Seus discípulos (Jo 14.27).

E isso nos leva à terceira característica apontada pelo apóstolo Paulo referindo-se ao reino de Deus: alegria no Espírito Santo. Essa justiça e paz que o mundo não pode nos oferecer, nós a achamos no Espírito Santo de Deus. Ele é quem vai nos ensinar e nos levar a viver esse tipo de vida. Ainda que as coisas não estejam de acordo com a minha vontade, eu estou alegre e contente, pois eu sei que minha vida está no controle de Deus. Ainda que as coisas não estejam acontecendo do meu jeito e no meu tempo, eu sei que todas elas estão no controle de Deus, pois eu já não vivo mais como o mundo vive e sim conforme o reino de Deus. Eu mudei de lugar – do mundo para o reino de Deus e nesse novo lugar, o jeito de viver é outro.

No reino de Deus tudo é diferente das coisas da terra. A comida é a Palavra de Deus (Mt 4.4), a bebida é o Espírito Santo (Jo 7.38,39), a justiça não é humana, mas celestial (Rm 3.24), a paz excede o entendimento (Fp 4.7) e a alegria no Espírito Santo é um dom dado gratuitamente àqueles que O buscam (Gl 5.22,23). No reino de Deus o perdão não tem nada a ver se você foi o ofendido ou o ofensor – o perdão é obrigatório (Mt 6.14,15). No reino de Deus eu não tenho direito de não perdoar, de julgar ou de condenar ninguém e quanto mais eu dou mais eu recebo (Lc 6.37,38). Neste reino não há probreza, Jesus nunca pregou sobre prosperidade, pois não existe pobreza em um reino (Mt 6:25 e 33 ). Esse é o lugar que está à sua espera para ser desvendado – um lugar onde existe suprimento e provisão para todas as suas necessidades, respostas para as suas perguntas e soluções para seus problemas. Paulo viveu nesse lugar e você e eu também podemos viver. Arrume suas malas e se mude para lá. Como? Mude sua “alimentação”, coma e beba da Palavra e do Espírito Santo; mude sua maneira de pensar com um arrependimento genuíno; mude as prioridades e os valores da sua vida. Quando você começar a fazer isso, seu coração começará também a ser mudado. Jesus mesmo disse que onde está o seu tesouro (valores e prioridades) aí também estará o seu coração (Mt 6.21).

O reino de Deus é assim. Não dá vontade de viver lá? Está ao seu alcance.

Texto da mensagem ministrada nos Cultos de Celebração da Igreja do Evangelho Pleno de Araguari-MG e demais Igrejas sob cobertura em 10/11/2013

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário permanecerá oculto e somente será publicado após a aprovação por parte da moderação.
Somente serão publicados os comentários que forem pertinentes ao conteúdo do blog, bem como as suas normas de conduta e postura ética, de acordo com os princípios Bíblicos.

  ©Pr. Mauro Sergio Rodovalho - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo