domingo, 24 de março de 2013

O Ambiente Onde Deus Age

TEXTO BASE: Mateus 14:13-21
Vemos neste texto que existe um ambiente favorável para Deus agir. Isto quer dizer que existem princípios para serem observados a fim de que Deus realize os seus milagres. Vamos ver alguns desses princípios:

1. Deus age em um ambiente de compaixão - verso 14. Compaixão é um sentimento de piedade, dó, ter pena de determinada pessoa ou situação. Sempre que esse sentimento foi despertado em Jesus milagres aconteceram. Veja a Ressurreição do filho da viúva de Naim. Lucas 7:11-15. Uma das coisas que não podemos perder é a compaixão. Quando perdemos a compaixão perdemos a oportunidade de ver o milagre de Deus na vida das pessoas. Compaixão é colocar-se no lugar do outro, é fazer para o outro o que você quer que outros façam por você. Se perdermos isso perdemos a graça do ministério. É a compaixão que nos leva a servir, ajudar, investir e etc. Você sente compaixão por alguém ou situação? Jesus sentia e devemos sentir também.

2. Deus age em um ambiente de perseverança - verso 15. A solução dos discípulos foi: manda o povo embora. Quando perceberam o problema queriam resolve-lo despedindo a multidão. Parece mais fácil fugir do que enfrentar, desistir do que encontrar solução. Jesus encontrava soluções e seus seguidores precisam fazer o mesmo. O ambiente que Deus age é um ambiente de perseverança. Onde não há perseverança Deus não age. O que leva alguém a abrir mão de algo? Ele acha mais fácil escolher outra opção mais fácil, menos custosa. Quando temos muitas opções podemos deixar de perseverar naquela que é a vontade de Deus. Ex.: Trabalho "quando existe muita oferta de emprego, o empregado não precisa ser perseverante quando surge um problema" ele sai e arruma outro. Infelizmente é assim também no casamento. Declare: “sem perseverança não veremos milagres”.

3. Deus age em um lugar de desafios - verso 16. Aqueles que aceitam desafios serão os mais usados nas mãos de Deus. As igrejas que se desafiam são as que mais crescem. Os irmãos que encaram desafios são os que mais conquistam. Veja o exemplo de Josué e Calebe - Leia Números 14:6-8. Eles não se assustaram com os gigantes, e aceitaram o desafio. Você tem aceito desafios ou fugido deles? Quem aceita desafios vê o agir de Deus em sua vida. Se precisar Ele faz até milagre.

4. Deus age em um ambiente de valorização - verso 17-18. Quem valoriza o que tem cria um ambiente para o agir de Deus. Deus sempre agiu assim. Lembra de Eliseu e a viúva pobre? Leia 2 Reis 4:1-6. Valorize os pequenos começos, as pessoas mais simples e as menores coisas.

5. Deus age em um ambiente organizado - verso 19. Qual a frase escrita em nossa bandeira brasileira? Ordem e progresso. É assim também no Reino de Deus. Onde não há ordem não há mover de Deus. Quando digo ordem digo princípios de autoridade, rotina e organização sendo respeitados. Filhos de Deus devem respeitar esses princípios e criar o ambiente para Deus agir.

6. Deus age em um ambiente de gratidão. Muitos não são gratos por não compreenderem a bondade de Deus. Quem age com ingratidão nem consegue chegar na presença de Deus. Leia Salmos 100:4. Quando você perceber a bondade de Deus sempre vai procurar ser grato por tudo que recebeu e o Senhor agirá ainda mais em sua vida. Diga para alguém do seu lado: Gratidão cria ambiente para o agir de Deus.

7. Deus age em um ambiente de liderança - verso 19b. Tem situações em que Deus não age sozinho, Ele quer a parceria do homem. No Velho Testamento Deus usava os profetas e hoje quer usar cada um de nós. Quem deseja ser usado por Deus precisa liderar na Igreja. Paulo fala que reinaremos com Cristo. Leia Efésios 2:6. Enquanto estamos vivos na terra temos oportunidade de treinar para esse reinado com Jesus quando Ele voltar. Deus age em um ambiente de liderança e encargo.

8. Deus age em um lugar aonde se aproveita todos os recursos, não se desperdiça nada - verso 20. Quem desperdiça tem um péssimo companheiro “o relaxado”. Leia Provérbios 18:9. O que acontece com os dois? Leia Jeremias 48:10.

9. Deus age em um ambiente familiar, aonde todos estão envolvidos, homens, mulheres e crianças - verso 21.

Conclusão: Para ver o agir de Deus é preciso ter pelo menos essas atitudes. Você aceita criar esse ambiente em sua vida?

Texto da mensagem ministrada nos cultos de celebração da Igreja do Evangelho Pleno e demais igrejas sob a cobertura em 24/03/2013

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário permanecerá oculto e somente será publicado após a aprovação por parte da moderação.
Somente serão publicados os comentários que forem pertinentes ao conteúdo do blog, bem como as suas normas de conduta e postura ética, de acordo com os princípios Bíblicos.

  ©Pr. Mauro Sergio Rodovalho - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo