domingo, 10 de março de 2013

Azeitona ou Azeite


Texto: Salmo 52:8
Você pode ter uma azeitona ou azeite, depende de você. A azeitona em si mesma não é o azeite embora contenha em si toda a sua estrutura. Se eu quiser azeite eu terei que passar a azeitona por um processo de transformação em uma prensa.
A prensa era composta por uma tora de madeira maciça e por quatro pedras. Muitos querem avivamento, mas não querem passar pelo processo da transformação. Avivamento de azeitona não serve, pois não alimenta. Nunca vi ninguém se satisfazer com apenas uma azeitona, ele sempre vai querer mais. Isto é o que acontece neste tipo de avivamento.
As pessoas sempre desejarão algo novo para se sentirem avivadas, mas o azeite completa, preenche e dá sustento. Praticamente tudo na vida acontece dentro de um processo. Se a mulher quiser um filho, ela terá que no mínimo esperar por noves meses, é o processo da gestação. Se eu quiser ser um advogado, terei que estudar no mínimo cinco anos, faz parte do processo e assim por diante.
Eu comparo o Cristão ao milho de pipoca: ele é o menor e o mais duro. Não presta para ser cozido ou para fazer pamonha ou curau. O milho de pipoca só presta no óleo e no fogo. Quando ele é colocado no óleo e no fogo, ele passa por um processo e o resultado é maravilhoso, ele fica delicioso e macio, pronto para ser usado.
Assim é o crente, para ficar bom, ele precisa estar no óleo e no fogo, pois apos este processo será grande instrumento nas mãos de Deus. O óleo é símbolo do Espírito e o fogo representa o trabalhar de Deus em nossas vidas. Não queremos avivamento de azeitona, precisamos de um avivamento de azeite. Nos tempos de Davi a azeitona quando amassada na prensa produzia quatro diferentes tipos de azeite, o que analisaremos a seguir:

I - O primeiro azeite. Com o peso da primeira pedra na prensa era extraído o primeiro tipo de azeite. Este azeite servia para ser usado no templo, na adoração ao Senhor e na unção. A azeitona era colocada toda na prensa, não apenas um pedaço, isto significa que Deus nos quer por inteiro, sem reservas: O primeiro sempre será para Deus, Ele quer a cabeça e não a calda, Ele merece sempre o melhor. Você quer ser um instrumento nas mãos de Deus?

a) É necessário oferecer o melhor para Deus em todos os sentidos;
b) Toda a sua atividade, todo o seu ser tem que ter o objetivo de glorificar a Deus “Quer comais, quer bebais, ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus”. I Co 10.31;
c) Como ser um instrumento de adoração se dentro de você estiver cheio de ódio, rancor, suspeita, falta de perdão?

II - Segundo azeite. Com o peso de uma segunda pedra na prensa era extraído o segundo azeite. Este servia para a alimentação. O povo está faminto de Deus!

III - Terceiro azeite. Com o peso de uma terceira pedra na prensa era extraído o terceiro azeite. Esse servia para iluminar. Eram depositados em lâmpadas e essas eram o principal instrumento de iluminação daquela época. Você deve ser um instrumento de iluminação, diz Mateus 5.14: “Vós sois a luz do mundo...”. Você foi feito para tirar o mundo das trevas. Para que as pessoas vejam que o seu estilo de vida é superior e queiram ter o mesmo estilo. Quando influenciarmos outras pessoas a glorificarem a Deus. “Assim, resplandeça a vossa luz diante dos homens para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem ao vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5.16. Assim devemos ser, se quisermos nos tornar um instrumento de adoração nas mãos de Deus!

IV - Quarto azeite. Com o peso de uma quarta pedra na prensa era extraído o quarto azeite. Ele já vinha com um certo farelo da azeitona e servia para fazer sabão. Sabão aponta para LIMPEZA, PURIFICAÇÃO! É essa a Palavra que nos dá o poder de purificar todos os ambientes em que estamos presentes!

Para ser uma oliveira na casa de Deus você precisa se deixar amassar por Deus. Ele nos esmaga e assim podemos produzir quatro azeites de qualidade! O próprio Jesus nos deu o exemplo no Getsemani (que significa prensa de azeite). Jesus foi para a prensa para produzir azeite de qualidade para nos abençoar. No Getsemani Ele se entregou sem reservas ao Pai em um ato de Adoração incondicional. Ele preencheu o vazio de nossas almas, dissipou todas trevas que nos cercavam e nos purificou de todo o mal. Ali no Getsemani Jesus como uma azeitona foi amassado e espremido ao ponto de suar sangue pelos poros para nos dar a oportunidade de presenciar em nossas vidas um verdadeiro derramar de azeite, azeite puro, azeite de qualidade, azeite do trono de Deus. Jesus sendo Deus foi para a prensa, será que nós conseguiremos êxito sem ela? Creio que não. Submeta-se à prensa sem lamentar ou murmurar pois ao sair dela sairás amassado, porém, abençoado.

Texto da mensagem ministrada nos cultos de celebração da Igreja do Evangelho Pleno e demais igrejas debaixo da cobertura em 10/03/2013

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário permanecerá oculto e somente será publicado após a aprovação por parte da moderação.
Somente serão publicados os comentários que forem pertinentes ao conteúdo do blog, bem como as suas normas de conduta e postura ética, de acordo com os princípios Bíblicos.

  ©Pr. Mauro Sergio Rodovalho - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo