domingo, 25 de novembro de 2012

Os Alvos de Um Matador de Gigantes

Texto Bíblico: I Samuel 17.45-47.

INTRODUÇÃO:
Na palavra anterior vimos às duas faces de um matador de gigante. Hoje vamos ver que o alvo de Davi não era derrubar Golias só para ficar famoso ou coisa assim. Davi tinha alvos específicos que ele expõe claramente nos versos 46 e 47. Seu objetivo maior era manifestar a glória de Deus. Da mesma forma, nós também temos alvos: Prosperidade, crescimento, curas, libertação, multiplicar as células para cuidar melhor de nosso povo. Mas sobre todas essas coisas, nosso alvo é fazer algo que torne grande o nome do Senhor, o Deus verdadeiro. Por isso, queremos manifestar a glória de Deus a três tipos de pessoas:
 
I – MANIFESTAR A GLÓRIA DE DEUS AO INIMIGO - (V.45 - 46). Golias era um filisteu idólatra que afrontava o exército de Deus, e ao próprio Senhor. Ele não sabia quem era o Deus de Israel. Na mente de Golias o Deus de Israel era menor que ele. Por isso, Davi quando se levantou, em outras palavras ele disse: “Você não sabe quem é o Deus a quem nós servimos. Pois eu vou lhe mostrar a quem você está afrontando”. Golias é a figura do Diabo que se levanta com suas afrontas contra nós querendo nos intimidar. Ele tem escarnecido e zombado do Senhor e do seu povo nos dias de hoje também. E Deus quer usar a nossa vida para mostrar a sua glória a Satanás. Assim como Davi nós precisamos nos levantar hoje e dizer: “Não é na minha força, não é pela força dos meus argumentos ou conhecimentos, eu vou vencer pelo poder do nome de Jesus”. Nós estamos aqui para lembrar ao Diabo que há um Deus que reina e que controla o universo. O Diabo quer mostrar às pessoas que ele é Deus. Mas nós estamos aqui para levantar a glória do Senhor diante dos homens.

II – MANIFESTAR A GLÓRIA DE DEUS AO MUNDO - (V.46). Davi queria mostrar para Golias quem era o Deus de Israel. Mas ele também queria que os povos inimigos soubessem quem é o Deus de Israel. Por isso quando ele proclamou: “e toda terra saberá que há Deus em Israel” ele estava dizendo que a fama do Senhor haveria de crescer entre os homens e o temor do Senhor aumentaria. Da mesma forma, hoje, o mundo pensa que o importante é ter uma religião. Que tudo é igual. Que tanto faz você adorar, Pedro, Jorge, João, Maria ou Jesus, é tudo a mesma coisa. Tem outros que acham que tanto faz você crer em Jesus como crer em qualquer líder ou mártir religioso. Mas esse é um engano. Deus quer deixar claro para o mundo que só há um Deus. Há um só Senhor e um só Salvador. Leia Isaías 45:20-21. É através de nossa vida que Deus quer fazer o seu nome grande entre as nações da terra. O mundo precisa ver a glória do Senhor. E nós como igreja fomos chamados para manifestar a glória do Senhor ao mundo. Quando alguém é liberto de um vício, quando um casamento é restaurado, quando vidas se transformam o mundo fica pasmo, diante da glória de Deus.

III – MANIFESTAR A GLÓRIA DE DEUS AO POVO DE DEUS - (V.47). Há uma multidão que está na arquibancada. Ao invés de estar guerreando, está só assistindo de longe. Essa multidão precisa ver a glória de Deus. O Senhor quer mostrar à sua igreja hoje que Ele é poderoso para fazer muito mais, além de tudo o que pedimos e pensamos. Há um povo que tem aliança com Deus, sabe que Deus é poderoso, já experimentou outras vitórias no passado. Mas não está confrontando os gigantes dos nossos dias. E Deus quer levantar um davizinho, para através dele, mostrar para o seu povo que Ele é poderoso para fazer muito mais. Nós que amamos a Deus estamos aqui para pregar para o povo de Deus também, para provocá-los, inquietá-los até que possam dar uma resposta a Deus. Por isso precisamos ganhar muitas vidas no próximo ano. Queremos batizar muita gente esse ano e no próximo, porque quando batizarmos, muitos vão crer e fazer o mesmo. O grande legado de um matador de gigante são os discípulos que ele gera. Deus quer usar um modelo para depois multiplicá-lo em milhares de matadores de gigantes.

Veja o que aconteceu depois que Davi derrubou Golias:

a) A afronta de Israel foi removida: Da mesma forma alguém precisa se levantar para remover a afronta de sobre a nossa geração.

b) Se levantaram outros Matadores de Gigantes: Outros homens de Davi mais tarde também mataram gigantes. Leia II Samuel 21.15-22.

c) Depois que Davi matou um gigante com uma funda, uma parte do exército de Israel passou a usar funda como arma na guerra: I Crônicas 12:1-2; II Crônicas 26.14. Observe que a atitude de uma pessoa afetou o futuro de toda uma nação. Deus quer que você seja essa pessoa que vai ser levantada, para mostrar para os filhos dEle, que há muito mais de Deus para nós.

CONCLUSÃO:
Você tem percebido um novo tempo de Deus em sua vida? Porque acha que Deus está fazendo algo diferente com você? (Para matar gigantes e manifestar a glória dEle). Qual o seu alvo ou propósito para este novo ano, ou seja, quantos gigantes serão mortos através de sua influência? Temos que nos fortalecer no conhecimento da Palavra, na oração e na unidade de propósitos para prevalecer contra nossos gigantes.

Texto da mensagem ministrada nos cultos de celebração da Igreja do Evangelho Pleno em 25/11/2012

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário permanecerá oculto e somente será publicado após a aprovação por parte da moderação.
Somente serão publicados os comentários que forem pertinentes ao conteúdo do blog, bem como as suas normas de conduta e postura ética, de acordo com os princípios Bíblicos.

  ©Pr. Mauro Sergio Rodovalho - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo