domingo, 11 de novembro de 2012

Matadores de Gigantes Têm Uma Vida de Aliança


Texto-Base: I Samuel 18.1-4 

Nosso crescimento espiritual depende de nossos relacionamentos. Ninguém cresce sozinho. A história de Davi nos mostra que houve uma pessoa que se tornou fundamental na vida dele, foi um grande amigo. Na história de todo Matador de Gigantes tem um grande amigo por trás. E assim como Deus colocou um Jônatas na vida de Davi, ele tem colocado um Jônatas também em sua vida. Nesse estudo veremos quem é Jônatas:

I - JÔNATAS É ALGUÉM QUE ENTRA EM SUA VIDA PARA AJUDAR VOCÊ. Deus coloca alguém na vida de Davi para transformá-lo num guerreiro. Espada é como escova de dente, não se empresta. A atitude de Jônatas é algo que nos ensina sobre nossa aliança com Deus e com os nossos irmãos, porque ele vai muito além do que se espera. Mas é o padrão de Deus para nossa vida. O texto diz que Jônatas celebra uma aliança com Davi, usando os elementos de sua armadura, e cada um deles tem um significado para nós. Vejamos:

A. Deu-lhe a capa: Dar a capa fala de assumir um compromisso de proteger ao outro. Um parceiro de aliança não expõe a intimidade e nem as fraquezas do outro. Não deixa o outro descoberto. Nós estamos aqui para guardar um a vida do outro.

B. Deu-lhe a armadura: Tirar a armadura fala de estar desarmado, de ter um relacionamento aberto e livre. Isso porque tem relacionamentos que são verdadeiras prisões. Porque as pessoas esperam de você mais do que você pode dar. Só temos aliança verdadeira quando nos desarmamos, tiramos a armadura e nos abrimos para um relacionamento livre.

C. Deu-lhe a espada: Um parceiro de aliança é alguém que defende, mas que também fala na vida do outro com exortação e confronto em amor. Você precisa de alguém que seja amigo o suficiente para conviver com você, mas que possa confrontar atitudes erradas em sua vida.

D. Deu-lhe o arco: O arco fala de buscar caça, provisão. Uma das evidências da aliança é a capacidade de ajudar e abençoar financeiramente. Isso também se aplica em relação a Deus. Quando nós temos aliança com o Senhor, nós temos alegria em sustentar a sua obra. Quem não mete a mão no bolso não tem aliança. Tem gente que nunca pode ajudar, nunca pode colaborar. Pode ser a campanha que for. Isso não é falta de dinheiro é falta de aliança.

E. Deu-lhe o cinto: O cinto era usado para dar firmeza e sustentação. Isso significa que o amigo é aquele que dá suporte, que ajuda a sustentar um ideal. Nós somos a “escora” do nosso irmão. Se ele está com a perna quebrada, nós somos a “muleta” que o ampara. Muitas vezes, é desagradável; outras vezes, é como um fardo pesado, mas o amor de Deus, em nós, nos dá graça para avançar.

II - JÔNATAS É ALGUÉM QUE ENTRA EM SUA VIDA PARA ENSINAR ALGO DE VALOR A VOCÊ. Davi não conhecia nada de Palácio. Ele só entendia de curral e de ovelhas. E Deus coloca o príncipe para ensiná-lo. Pela ordem natural Jônatas seria o próximo rei. Você precisa aprender os caminhos do reino do Espírito, e Deus vai colocar alguém em sua vida para te ensinar esses princípios.
* Jônatas abriu o caminho para Davi.
* Jônatas mostrou o ministério, as possibilidades.
* Jônatas mostrou o perfil de guerreiro, perfil de liderança, a espada, as ferramentas.
Deus coloca em sua vida gente que vai plantar sementes de grandes projetos. Gente que vai abrir a porta! E se você não tiver um coração para Deus você perde esses depósitos que Deus quer fazer em sua vida.

III - JÔNATAS É ALGUÉM QUE INTRODUZ VOCÊ NA CASA DO PAI: Jônatas entrou na vida de Davi para ensiná-lo naquilo que ele não sabia. Ou seja, Jônatas foi a pessoa que Deus usou para levar Davi à casa do seu pai, que era o palácio: Sabe quem são seus verdadeiros amigos?
* Aqueles que se preocuparam em levar você à casa do Pai.
* Aqueles que se importaram tanto com você ao ponto de apresentar você a Deus.
* Aqueles que o trouxeram à presença de Jesus.
* Jônatas é aquele “irmãozão”, que Deus coloca em sua vida, que às vezes aparece “do nada”.
* Jônatas não é você quem escolhe. É Deus quem coloca em sua vida!
Você pode ter muitas pessoas próximas de você. Mas o seu melhor amigo é aquele que está preocupado em levá-lo à presença do Senhor, à casa do Pai. Leia Lucas 5.17-26: O verdadeiro amigo é aquele que se empenha para colocar você na presença de Jesus.

Nosso Deus é um Deus de aliança e através de Jesus fez a maior e melhor aliança que poderíamos imaginar: Ficar conosco todos os dias, até o fim – Leia Mat. 28:16-20. Temos que ficar atentos para não cair nas ciladas que o diabo joga contra nós para que quebremos alianças de amor e fidelidade à obra que Deus nos mandou fazer juntos. Uma das coisas mais preciosas que Jesus nos ensinou foi liberar o perdão para quem nos tem ofendido, a fim de que possamos continuar juntos nos momentos em que caímos na tentação e ofendemos algum irmão. Mas isso, liberar perdão para honrar uma aliança, não é comum na vida do homem sem Deus, que vive segundo os padrões do mundo, e é por isso que existe muito casamento sendo desfeito, igrejas sendo divididas e amigos brigando e até matando um ao outro. Devemos nos lembrar do que Jesus ensinou: “...Mas entre vocês não pode ser assim” Mat. 20:20-27.

LEMBRE-SE: Matadores de gigantes tem vida de aliança. Decida hoje que você vai ser um crente de aliança, que vai honrar e respeitar a aliança com os demais irmãos de que esta obra, que estamos fazendo para o Senhor, encontrar “Filhos da Paz” nunca será interrompida, pois ela agrada o coração do Senhor. Aleluia!

Texto da mensagem ministrada nos cultos de celebração da Igreja do Evangelho Pleno em 11/11/2012

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário permanecerá oculto e somente será publicado após a aprovação por parte da moderação.
Somente serão publicados os comentários que forem pertinentes ao conteúdo do blog, bem como as suas normas de conduta e postura ética, de acordo com os princípios Bíblicos.

  ©Pr. Mauro Sergio Rodovalho - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo