segunda-feira, 30 de julho de 2012

O Poder da Decisão


Texto-Base: Dt. 30.15-20 / Sl. 119.30

Por que pessoas tomam decisões na vida e não conseguem colocar em pratica aquilo que decidiram? Por que pessoas tomam decisões de mudar de vida e continuam com a mesma vida? Algumas decidem que irão servir a Deus, mas de repente decidem voltar atrás. Por que muitos tomam a decisão de orar mais, ler mais a palavra, ser um dizimista fiel e até congregar mais, e às vezes não conseguem?

A vida é feita de decisões, simples ou complexas. Desde um simples sapato, a um casamento. Há muitos que vivem sob as sombras da indecisão. Não atam nem desatam. Nem decidem. Porém existem certas decisões na vida que precisamos fazer. Tomar posturas. Sair do vale da decisão. (Joel 3:14) - multidões, multidões no vale da decisão; porque o dia do senhor está perto, no vale da decisão.

Não decidimos por:
- comodismo.
- preguiça – se levar currículo capaz que me aceitem.
- medo de se comprometer.
- não queremos pagar o preço.
- tradição.
- não quer correr risco.

“Quem não arrisca nada, não muda nada, não faz nada, não alcança nada.”

Muitas decisões são baseadas em:

1 - Baseadas em circunstâncias. (Eclesiastes 11:4) - quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará. Todo dia tem gente casando. Mudando, comprando carro, comprando, vendendo. Desde que mundo é mundo as coisas estão acontecendo. Se tudo o que você está vivendo está baseada nas circunstancias correrá o risco de nunca viver a realidade.

2 - Baseada no medo. Exemplo negativo de Jonas... Desceu... Desceu... Desceu... Decisão errada. Uma vez que você toma uma decisão, Deus trabalha para fazer as coisas acontecerem.

3 – Sob pressão. A voz do povo não é a voz de Deus. Ex: A escolha de Barrabás. Está com problemas conjugais e vai perguntar para um que já largou a mulher. Ele vai dizer o que? Decidem por conta dos outros e não do seu próprio coração.

4 – Baseada na decepção. (Provérbios 3:5) - confia no senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Na ira tomamos a decisão errada.

5 – Baseada no impulso. Lembre-se que a concretização dos seus sonhos consiste em uma jornada e não apenas um passo individual. Conselho dos sábios. Josué 24.15 – decidam a quem vocês irão seguir... porém eu e minha casa serviremos ao senhor. Decida seu destino. Eu quero um Deus de verdade.

6 - Ouça...
Conselho piedoso. Procure alguém, de preferência um homem de Deus, que realmente está interessado em ajudar você, compartilhe e peça uma orientação. Salmo 1 - diga não ao conselho dos ímpios. Salmo 1.6 - diga sim ao caminho dos justos – o senhor conhece. A vós de Deus. Pv 1.33 – mas o que me der ouvidos, habitará seguro e estará descansado do temor do mal.

A palavra de Deus. Leia a bíblia, busque na palavra sem contestar, sua palavra é uma bussola pra nos conduzir pelas sobras da dúvida. Pv 30.5 toda a palavra de Deus é perfeita, escudo é para todos os que nele confiam.

O Espírito Santo. O Espírito Santo te dará convicção interior aquela paz que gera confiança em seu coração. Is 26.3 – tu conservarás em paz aquele cuja mente esta firmada em ti, pois ele confia em ti.

Quando você estiver dentro de um buraco pare de cavar. Pare tudo até estar certo do que está fazendo.

Lembre-se! Nunca decida:
Quando estiver cansado
Quando estiver irritado
Por partidarismo
Com raiva
Com fome
Por pressão
Por orgulho
Pra se livrar do problema ou pessoa
Por não ter alternativa
Se não tem certeza...
Sozinho quando for uma decisão difícil
Procrastine
Não se antecipe
Sem escutar todas as razões

Considere cuidadosamente suas decisões; porém não fique tão consumido em tomar a decisão perfeita a ponto de fracassar em não tomar nenhuma decisão. Peter walk

Texto da mensagem ministrada nos cultos de celebração na Igreja do Evangelho Pleno em 29/07/2012

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário permanecerá oculto e somente será publicado após a aprovação por parte da moderação.
Somente serão publicados os comentários que forem pertinentes ao conteúdo do blog, bem como as suas normas de conduta e postura ética, de acordo com os princípios Bíblicos.

  ©Pr. Mauro Sergio Rodovalho - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo