domingo, 7 de agosto de 2011

IGREJA, O CORPO DE CRISTO

Texto-base: I Coríntios 12:12-27

Qual é a primeira imagem que vem à sua mente quando você ouve a palavra Igreja? Para muitos Igreja significa um templo aonde se vai aos dias de culto e que no resto da semana permanece fechado. A palavra Igreja vem do grego Ekklesia que significa "chamados para fora". Portanto, biblicamente falando a Igreja não é o templo, mas as pessoas que creem em Jesus como seu Senhor e Salvador, que estão reunidas com o intuito de adorar a Deus e que ao sair do templo continuarão servindo ao Senhor na comunidade onde vivem atraindo novos adoradores. Estes novos adoradores se integrarão à Igreja e se tornarão parte do corpo de Cristo. Quando se define a Igreja como um corpo, o que está sendo enfatizado? Que ferramentas Deus utiliza para ajudar a sua Igreja a ser o seu corpo visível na terra? São estes os pontos que desejamos analisar neste estudo.
 
1. O conceito de igreja como um corpo, enfatiza a ideia de unidade - "Assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros sendo muitos, formam um só corpo, assim é Cristo também" - I Co 12:12. O corpo humano é um organismo excelente. Os cientistas não podem duplica-lo, nem mesmo compreende-lo por inteiro. É uma síntese de muitas partes todas funcionando junto em um todo compreensivo. O que afeta uma parte do corpo afeta o todo. Cada uma contribui para o bem-estar do corpo inteiro. (POIS A VIDA ESTA NO CORPO). Assim são todos crentes membros do corpo de cristo. A amputação de um membro compromete todo o corpo. Não existe irmão cristão de quem não precisemos. A palavra "corpo" esta relacionada sozo, significando "curar, preservar, inteirar". Isso mostra claramente como nossa vida esta profundamente ligada dentro do corpo de cristo e como o bem-estar depende do bem estar dos outros (Rm 14.7).

2. Discipulado pessoal a ferramenta de Deus para unidade e cuidado do corpo - 1 Co 12: 26. Um fator fundamental para a unidade da Igreja é o amor (discipulado um a um) que faz com que as pessoas se preocupem umas com as outras. (você se preocupa com seus irmãos? Ou você nem sabe o que se passa com seus irmãos!). O que você faz quando uma parte do seu corpo está enferma? Você a despreza por ser problemática? Não! Você procura o tratamento adequado para que ela se recupere, porque aquela enfermidade incomoda e enquanto ela não for curada toda a sua vida ficará limitada. A Igreja precisa funcionar de acordo com este mesmo principio. Se meu irmão não está bem eu não vou descansar até encontrar uma solução para o problema dele. Se um irmão se ausentou eu vou procurar saber o que esta acontecendo.

MAS COMO QUE VOCÊ SABERÁ DA NECESSIDADE DE SEU IRMÃO? Para isso é necessário que este irmão esteja integrado em uma célula e em um discipulado; ou seja, que você esteja vinculado a alguém e que alguém esteja vinculado a você, como os membros do nosso corpo estão ligados uns aos outros, quando você sente dor de dente todo corpo sente a dor. Evidentemente que você não poderá resolver todas as coisas para todas as pessoas, mas em muitos casos apenas um gesto demonstrando que você se importa com a necessidade de alguém já faz uma diferença enorme e dá forças para aquela pessoa seguir em frente. Quando a igreja vive em unidade ela atende o desejo de Cristo expresso em João 17:21 "E peço que todos sejam um. E assim como tu, meu pai, estás unido comigo, e eu estou unido contigo, que todos os que crerem também estejam unidos a nós para que o mundo creia que tu me enviaste" (NTLH). Quando os não crentes olharem para a Igreja e a virem unida, manifestando o amor de uma forma prática, eles conhecerão a extensão e a profundidade do amor de Deus, então terão o desejo de fazer parte desta comunhão. A unidade na Igreja através das células e do discipulado proporciona saúde e crescimento de todo o corpo de cristo. (atos 2:46,47) Conclusão Para enfrentar os desafios que tem diante de si a igreja precisa viver em unidade como um corpo. Precisa ser dinâmica oferecendo respostas adequadas às perguntas que a sociedade insiste em fazer e precisa ser hábil em manejar as ferramentas que o Espírito Santo disponibiliza para tornar o seu ministério cada vez mais eficaz. Os não crentes anseiam por ver a igreja cumprindo o seu papel de manifestar o amor de Cristo ao mundo. Devemos ser não apenas ouvintes atentos, mas cumpridores da palavra de Deus (Tg 1:22-25), demonstrando maturidade e firmeza de convicção que são frutos de um caráter transformado. Cristo promete estar conosco todos os dias até o fim dos tempos, esta é a grande benção que a igreja, o corpo de Cristo deve desejar.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário permanecerá oculto e somente será publicado após a aprovação por parte da moderação.
Somente serão publicados os comentários que forem pertinentes ao conteúdo do blog, bem como as suas normas de conduta e postura ética, de acordo com os princípios Bíblicos.

  ©Pr. Mauro Sergio Rodovalho - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo