domingo, 20 de julho de 2014

Convertendo minha alma ao Senhor

Sl. 63:8a; I Ts. 5:23

Todos nós já ouvimos falar a respeito da estrutura com a qual Deus nos formou. Somos um espírito que habita um corpo e possui uma alma. O apóstolo Paulo em várias de suas epístolas expressa a luta entre espírito e carne (alma e corpo) e declara que estes se opõem para que não façamos o que Deus quer, mas em toda a Palavra vemos Deus nos convocando a estarmos sujeitos a Ele em tudo e se oferecendo a nos ajudar a cumprir este seu desejo.
Nossa alma é formada pelas nossas emoções, pensamentos/intelecto e vontades. Há muitos cristãos que foram salvos, entregaram o espírito para Deus, mas ainda tem suas almas apegadas a algo que impede a ação do Espírito Santo. São salvos, porém infelizes. Em muitos lugares da bíblia, ela também é chamada de coração (Pv. 23:26). Em Sl. 51:10-12, Davi pede a Deus que crie uma nova alma; sim, ele era salvo, tinha o Espírito Santo e o espírito desejoso de obedecer; ele mesmo diz “não retire de mim o teu Espírito Santo... conserve em mim um espírito desejoso de obedecer”, mas ele não estava feliz, a sua alma estava sufocando o seu espírito.
Cristãos dirigidos pela alma são os “almáticos”. O salmista Davi foi muito feliz em dizer: “minha alma se apega a Ti” (Sl. 63:8). Nós escolhemos a que ou a quem vamos nos apegar. Muitos não podem dizer ao Senhor o mesmo que Davi disse, porque suas almas estão apegadas às dores, aos prazeres deste mundo, ao passado; são almas que ficaram para trás e precisam ser resgatadas.

Características do cristão almático
Nossa alma tende a ser instável. Uma hora está bem, depois está mal. Se formos dirigidos por ela, seremos como um barco à deriva. Nosso espírito precisa tomar o leme do barco das nossas vidas.
Cristãos almáticos estão sempre na gangorra; cristãos espirituais, dirigidos pelo Espírito de Deus, são como os montes de Sião, que não se abalam, mas permanecem para sempre.
Cristão almático sempre busca uma justificativa para as suas fragilidades e faz isto tão bem, que consegue convencer a si mesmo e quer convencer os outros. Confia somente em si mesmo: “Eu sei, eu quero, eu faço” ou é assim: “não, mas você não sabe o que eu passei... você não sabe como é difícil... ponha-se no meu lugar... se fosse eu...”. É sempre o “Eu” no centro.
Tudo começa com um pensamento, que depois se torna um sentimento, um comportamento e se consolida um argumento. Note algo: Quando nos ferimos, a nossa alma fica paralisada, por isso não conseguimos romper. Às vezes não é uma ferida, mas um entendimento ou ensinamento incorreto que foi arraigado na nossa alma de tal forma que não conseguimos superá-lo. Mas há algo pior. Quando nossa alma não está bem, paramos e retrocedemos, passamos a andar para trás. Por isso vemos muitos adultos ainda crianças e adolescentes já com 40, 50 anos, manifestando comportamentos limitadores que às vezes nos assustam.
Vejamos o exemplo de Elias (I Rs. 17, 18 e 19:1-4): ele era um homem de Deus, através do qual o Senhor havia operado milagres extraordinários – profetizou que não haveria chuva por vários anos e assim aconteceu, multiplicou a farinha e o azeite da viúva, ressuscitou o filho da mesma viúva, fez descer fogo do céu e consumir o holocausto, matou os profetas de Baal e derrubou os seus altares, depois orou para que chovesse e choveu.
Mas certo dia ele foi traído pela sua alma, suas emoções foram fragilizadas e ele não estava forte o suficiente para subjugá-las. A Bíblia diz que o menor serve ao maior, nosso espírito deve ser fortalecido e submeter nossa alma e corpo ao Senhor.
Fico impressionado como muitos cristãos antigos na fé ainda mantém suas almas em cativeiro – a sua alma tem a idade, a força e a maturidade de quando ela parou e se você não a resgatar ela só irá retroagir. A nossa alma não pode ser um limite para a ação do Espírito Santo. Quem comanda você? Sua alma ou seu espírito? Quem comanda o seu espírito é o Espírito de Deus?
Deixe que o seu espírito alimentado por Deus alimente a sua alma. Assim, as coisas que nossa carne gosta e que nos afastam de Deus, vão perdendo a graça.
A alma do cristão ferido se alegra em ferir. O líder ferido fere o rebanho. O inimigo tem tentado manter a alma de líderes e pastores em cativeiro para que as ovelhas se dispersem; mas Deus hoje diz que Ele está perto de nós e quer nos resgatar (Sl. 69:18; Lc. 12:16-21). Líderes almáticos traumatizam o rebanho, em um momento eles estão quase tocando o céu, no outro estão pensando em morrer, assim como Elias. Pedro era assim, em um momento estava andando com Jesus sobre as águas, no outro, estava submergindo nas ondas. Quando Jesus morreu na cruz, ele pagou o preço pelo nosso espírito, alma e corpo, mas alguns cristãos ainda não tomaram conhecimento da redenção de suas almas e ainda as tem presas a satanás. A bíblia diz: “não deis lugar ao diabo” (Ef. 4:27).

Conta-se a história de um cidadão que recebeu a visita do diabo, este disse a ele: “oh fulano, você me dá sua casa”? E o homem respondeu: “não! você é o diabo, não posso lhe dar a minha casa”, então o diabo foi embora; depois de um certo tempo voltou e disse: “oh fulano, me dá um quarto da tua casa?” e o homem disse: “não tenho espaço, os quartos estão todos ocupados por mim e minha família”, e mais uma vez o diabo foi embora; um dia o diabo voltou e disse: “oh fulano, deixa eu colocar só um prego na parede da tua casa?” o homem pensou e disse: “ah, só um prego pode, não ocupa espaço”, então o diabo foi lá e colocou o prego na parede e foi embora, depois voltou com uma sacola enorme e pendurou no pregou que havia colocado na parede; então o dono da casa disse: “seu diabo, você não pode colocar sua sacola aqui, esta casa é minha!” e o diabo lhe disse: “mas o prego é meu e eu coloco nele o que eu quiser”. A biblia diz que somos templo do Espírito Santo, casas para Deus; há muitos filhos de Deus deixando o diabo colocar um só prego em sua parede. Os pregos são argumentos que o diabo tem contra nós.
Um prego de discórdia, um prego de mágoa, um prego de orgulho, um prego de lascívia... (Gl. 5:19-21), hospedando satanás dentro de si, a carne está mandando e desmandando e o espírito está subjugado.
Você é quem escolhe a quem vai alimentar.

Como Converter a nossa alma, como mortificar a carne? I Co. 9:27
Nossa alma insiste em não se converter. Vemos em vários salmos Davi ministrando à sua alma: ele dizia “por que estás abatida, oh minha alma? Espera em Deus...”. A alma de Davi estava triste, desesperada, abatida, mas seu espírito estava forte e ministrava à sua alma, convertendo-a a fé em Deus, trazendo à memória aquilo que lhe dava esperança (Sl. 103; Sl. 116:7). Fortaleça o seu espírito em Deus. Quando a tristeza ou a preocupação vier, lembre-se do poder de Deus, não olhe para as dificuldades, elas assustam a alma, olhe para Deus! Entenda: a sua alma não é sua inimiga, ela é sua aliada para se aproximar de Deus e dos seus irmãos. Converta-a ao Senhor (Mc. 12:30). Exemplos de pessoas que submeteram sua alma a Deus: Davi (Sl. 42:2); Maria (Lc. 1:46-55).

Como fortalecer o seu espírito em Deus? (I Rs. 19:5-16)
Oração – Elias orou; expôs o coração para Deus. Um coração quebrantado o Senhor não despreza.
Jejum – Elias jejuou 40 dias. Só matamos a carne com jejum e muita oração.
Leitura da Palavra – Elias ouviu a voz de Deus e pôde fazer obras ainda maiores a partir daquele momento.
Ouça a voz de Deus na sua casa, no eu discipulado, na igreja, através de louvores. Deus chamou a atenção de Elias com uma tempestade que arrancava até as pedras do lugar, com um terremoto, com fogo e só depois que ele prestou atenção o Senhor o curou. Deus está querendo chamar a tua atenção, ele não quer te destruir, mas quer que você se torne forte nele (I Rs. 19:6-18).

Conclusão
Jesus (Mt. 26:38-41). A alma de Jesus estava triste e com vontade de morrer. Você já se sentiu assim? Mas Jesus não se deixou guiar pela sua carne. Ele disse: “o espírito está pronto”. Você é quem decide. Você pode dizer que o seu espírito está pronto? Jesus foi capaz de passar e vencer a cruz porque era dirigido pelo Espírito de Deus, ele subjugou a sua alma ao dizer ao Senhor: “faça-se a Tua vontade”. Há muitos cristãos, líderes, pastores, que já se entregaram ao Senhor, já vieram à frente um dia, tiveram seu espírito vivificado, mas estão com a alma presa, ainda há pregos do diabo. Este é um dia de conversão. Eu convido você que quer se entregar ao Senhor em espírito, alma e corpo (I Ts. 5:23) para estar pronto quando Ele voltar. Renda-se! Deixe Deus controlar você!

Texto da mensagem ministrada nos Cultos de Celebração da Igreja do Evangelho Pleno de Araguari-MG e em todas as demais Igrejas sob cobertura em 20/07/2014

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário permanecerá oculto e somente será publicado após a aprovação por parte da moderação.
Somente serão publicados os comentários que forem pertinentes ao conteúdo do blog, bem como as suas normas de conduta e postura ética, de acordo com os princípios Bíblicos.

  ©Pr. Mauro Sergio Rodovalho - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo