domingo, 11 de agosto de 2013

Postura de Vencedor

1 Coríntios 16:13 Vigiai, estai firmes na fé, portai-vos varonilmente e fortalecei-vos.

Para termos uma vida próspera e vitoriosa como todos nós queremos ter precisamos ter uma postura de vencedor. Ninguém vence sem ter essa postura. Aqueles que desistem facilmente do seu ideal não servem para conquistar os ideais do Reino de Deus.
Todo aquele que vive de qualquer jeito nunca será capacitado para fazer a obra de Deus. As nossas primeiras conquistas se dão em nossas próprias vidas, ai então avançamos para as demais conquistas do Reino de Deus. Muitos almejam o ministério, mas têm uma dificuldade tremenda de obedecer. Esses ainda não conquistaram nem a sua própria vontade como poderão conquistar algo no Reino. A Palavra de Deus nos dá quatro alicerces para estabelecermos uma postura de vencedor:

1º Vigiai – Precisamos estar firmados no alicerce da vigilância. O que é vigilância? É manter os olhos no alvo. Vigiar é manter os olhos fixos no nosso objetivo sem nunca mudar a nossa atenção. O meu ideal é esse e eu vou caminhar para isso, vou orar a respeito disso, vou profetizar a realização disso, vou crer nisso até que isso se concretize na minha vida. Vou lutar ferrenhamente contra toda a barreira que se levantar contra o meu ideal. Paulo nos dá uma ideia da postura que temos que ter diante das investidas do inimigo cuja finalidade é nos mover da nossa posição. 2 Ts 2:2 que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós. Para que possamos nos manter firmes em nosso alvo precisamos, primeiramente, estabelecer um alvo. Você não pode vigiar sobre algo que você nem sabe o que é. Crentes sem objetivos são presas fáceis para os enganos de satanás. São os famosos crentes "tobogã". Uma hora lá em cima, outra hora estão lá embaixo. Qual o seu ideal quanto ao Reino de Deus? O que você espera de Deus para o futuro? Se você não tem nenhum objetivo no Reino de Deus deixe que o Espírito lhe diga hoje o que Ele quer de você e caminhe nessa direção. Queira Deus que muitos ministérios se despertem hoje aqui neste lugar.

2º Firmes na Fé – Não basta você saber muito sobre fé, é preciso que você esteja firme na fé. Hoje você está sendo desafiado a deixar a zona de conforto e agir firmado na fé. Não pense você que a sua vida se manterá firme por muito tempo baseada nos recursos humanos. Não se esqueça, Deus abomina a idolatria.
A fé vai te levar além do mero conhecimento humano.
A fé vai te levar além dos insignificantes recursos naturais.
A fé vai te levar a ter uma visão sobrenatural.
O grande perigo de não nos movermos em fé é começarmos pelo Espírito e terminarmos pela carne. Gálatas 3:3 Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?
Manter-se firme na fé é não se mover além dos limites da Palavra de Deus. 1 Coríntios 4:6 E eu, irmãos, apliquei essas [coisas], por semelhança, a mim e a Apolo, por amor de vós, para que, em nós, aprendais a não ir além do que está escrito, não vos ensoberbecendo a favor de um contra outro.
Manter-se firme na fé é caminhar sob o comando do Espírito Santo. Atos 5:32 E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.
Manter-se firme na fé é insistir até que a bênção chegue. Colossenses 4:2 Perseverai em oração, velando nela com ação de graças.
Manter-se firme na fé é ser obediente até a morte.  Filipenses 2:8 e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz.
Manter-se firme na fé é saber que mesmo que as circunstâncias digam não a Palavra diz sim. 2 Coríntios 4:18 não atentando nós nas [coisas] que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem [são] eternas.

3º Portai-vos Varonilmente – Deus nos chama à maturidade. Chega o momento em que Ele começa a cobrar de cada um de nós essa maturidade. Antes você agia e reagia como criança, agora isso não será mais tolerado assim. 1 Coríntios 13:11 Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Note que Paulo fala das manifestações da infantilidade na maneira de falar, na maneira de sentir, na maneira de agir. Se você se julga maduro mostre isso pelas palavras que saem da sua boca, mostre isso por sentimentos equilibrados, mostre isso com atitudes de adulto. Repito o que já disse outras vezes: "Não se esforce para mostrar para os outros o quanto você é bom, esforce-se, sim, para realmente ser bom". Se você continuar a ter atitudes de imaturidade isso vai acarretar uma série de problemas para você. Crianças brigam por causa de carrinhos sem rodas, brigam por causa de bonecas sem braço, brigam por causa de caixas de fósforos vazias, etc. e, sem perceber você acaba fazendo o mesmo. A criança não tem um senso muito claro do que é certo e do que é errado. Se ela cismar que aquele carrinho sem rodas que está nas mãos da outra criança é dela ela o pegará mesmo que o carrinho não seja seu de fato. Então, porte-se varonilmente.

4º Fortalecei-vos – Precisamos aprender a viver na força do Senhor. Isso significa despojar-se de toda e qualquer capacidade humana. Se há alguma área da sua vida em que você se sente forte e suficiente para vencer, essa com certeza é a maior área de risco. Você está correndo perigo. A nossa verdadeira força vem do Senhor e não das nossas habilidades humanas. Então, fortaleça-se no Senhor. Efésios 6:10 No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Depois de Paulo ter dito isso ele dá as orientações para que isso seja possível. Efésios 6:11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
1 – Cingir os lombos com a Verdade – Cristo Vivo em nós.
2 – Vestir a Couraça da Justiça – A Cobertura do Sangue do Cordeiro.
3 – Sandálias do Evangelho da Paz – Nossa determinação de andarmos em obediência.
4 – Escudo da Fé – A Fé viva que vence o mundo
5 – Capacete da Salvação – Nossa posição em Cristo.
6 – Espada do Espírito – A Palavra de Deus vivo em nossa boca

Texto da mensagem ministrada nos cultos de celebração da Igreja do Evangelho Pleno e demais igrejas sob cobertura em 11/08/2013

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário permanecerá oculto e somente será publicado após a aprovação por parte da moderação.
Somente serão publicados os comentários que forem pertinentes ao conteúdo do blog, bem como as suas normas de conduta e postura ética, de acordo com os princípios Bíblicos.

  ©Pr. Mauro Sergio Rodovalho - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo