domingo, 28 de abril de 2013

Libertando-se dos Cativeiros Espirituais


Para rompermos limites temos que sair de todo o cativeiro.
Definição de cativeiro: São locais espirituais onde demônios aprisionam fragmentos de nossa alma, impedindo que o sucesso nos alcance em várias áreas, tanto do corpo, quanto da alma ou do espírito.

1.  JESUS veio para libertar os cativos de cativeiros espirituais.
Em Efésios 4.8, ele mostrou seu poder destruir cativeiros e dar dons aos homens. “Quando ele subiu as alturas, levou cativo o cativeiro e deu dons aos homens”.
Em Lucas 4.17-19 ele disse que o Espírito Santo o ungiu para libertar cativos. “Então, lhe deram o livro do profeta Isaías, e, abrindo o livro, achou o lugar onde estava escrito: O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor”.
Em Lucas 13.16, Jesus cura uma mulher encurvada, Filha de Abraão, que estava cativa há 18 anos. “Por que motivo não se devia livrar deste cativeiro, em dia de sábado, esta filha de Abraão, a quem Satanás trazia presa há dezoito anos?”.

2. Laços da morte levam a alma ferida ao cativeiro. Você já ouviu falar de “coração partido”? Existem situações que quebrantam nossa alma de maneira tão cruel, que permite demônios se aproximar de nós, e levarem nossa alma aos cativeiros!
II TM 2.24-26, existem pessoas que estão cativas por laços feitos pelo diabo para cumprir a sua vontade.
Salmo 116.3 e 4, Davi viu estes laços se aproximando dele. “Laços de morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; caí em tribulação e tristeza. Então, invoquei o nome do SENHOR: ó SENHOR, livra-me a alma”.
Salmo 18.3 a 6, Davi fala novamente destes laços! “Invoco o SENHOR, digno de ser louvado, e serei salvo dos meus inimigos. Laços de morte me cercaram, torrentes de impiedade me impuseram terror. Cadeias infernais me cingiram, e tramas de morte me surpreenderam. Na minha angústia, invoquei o SENHOR, gritei por socorro ao meu Deus. Ele do seu templo ouviu a minha voz, e o meu clamor lhe penetrou os ouvidos”.
UMA PESSOA EM CATIVEIRO TEM DIFICULDADE DE ROMPER EM ÁREAS DISTINTAS DA VIDA: sentimental – financeira – emocional – ministerial – relacionamentos – saúde – sexual.

3. Diversos cativeiros encontrados na Bíblia
a) Lugares de escuridão e trevas:
Jó 37.19 - Ensina-nos o que diremos, pois não conseguimos por em ordem as ideias, por causa das trevas.
Sl 107.10-12 - 10. Os que se assentaram nas trevas e nas sombras da morte, presos em aflição e em ferros, por se terem rebelado contra a palavra de Deus e haverem desprezado o conselho do Altíssimo, de modo que lhes abateu com trabalhos o coração—caíram, e não houve quem os socorresse.

b) Poços de lama e perdição
Sl 40.1-3 – Esperei com paciência no Senhor, ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor, tirou-me de um poço de perdição, tremedal de lama, colocou os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos, e pôs nos meus lábios um novo cântico, um hino de louvor ano nosso Deus.
Elias entrou em um desses quando foi afrontado por Jezabel.

c) Lugar de chacais
Sl 44.18,19 – “Não tornou atrás o nosso coração, nem se desviaram nossos passos dos teus caminhos, para nos esmagares (quebrantares) no lugar dos chacais, nos envolveres com a sombra da morte”.

d) Cativeiro de profundeza de águas
Sl 69.1-3 - Salva-me, ó Deus, porque as águas me sobem até à alma. Estou atolado em profundo lamaçal, que não dá pé; estou nas profundezas das águas, e a corrente me submerge. Estou cansado de clamar, secou-se-me a garganta; os meus olhos desfalecem de tanto esperar por meu Deus.

e) Terra do esquecimento
Sl 88.12 - Acaso, nas trevas se manifestam as tuas maravilhas? E a tua justiça, na terra do esquecimento?
A pessoa amada não te encontra.
Seu chefe não te percebe no trabalho.
Seus pais não te percebem dentro de casa.
Você não é percebido no ministério.

f) Cova da corrupção
Isaías 38.17 - Eis que, para minha paz, eu estive em grande amargura; tu, porém, tão amorosamente abraçaste a minha alma, que não caiu na cova da corrupção, porque lançaste para trás das tuas costas todos os meus pecados.
Amargura na paz.
Vazio no coração.
Tristeza.
Angústia.

5. Situações que corrompem a alma, e atrai os laços do cativeiro.
Consciência de pecado não confessado (Davi).
Pornografia.
Negócios ilícitos (Zaqueu).
Não aceitar o falecimento de pessoas amadas.
Laços de alma (relação sexual ilícita) I CO 6:10,16-19.
Fim de namoro ou noivado mal resolvido.
Ocultismo, cavaleiros do zodíaco, RPG, filmes de terror, pactos espirituais.
Drogas e alcoolismo.
Falsos ensinos.
Maldições ouvidas de pessoas que tenha autoridade, (ex: Pai, pastor, etc.).
Orgulho.
Mágoa.
Trauma, feridas.
Palavra de afronta (Elias foi levado a um cativeiro de morte e deserto).

6. Arrependimento, perdão, unção e o ensino são poderosas armas para quebrar o cativeiro.
Atos 8:22.
Isaias 10:27.
II Timóteo 2:25-26.

Texto da mensagem ministrada nos cultos de celebração da Igreja do Evangelho Pleno e demais igrejas sob cobertura em 28/04/2013

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário permanecerá oculto e somente será publicado após a aprovação por parte da moderação.
Somente serão publicados os comentários que forem pertinentes ao conteúdo do blog, bem como as suas normas de conduta e postura ética, de acordo com os princípios Bíblicos.

  ©Pr. Mauro Sergio Rodovalho - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo