domingo, 19 de agosto de 2012

Gerando a Conquista Através dos Sonhos


Texto base: 1 Reis 3:5-15) “...e acordou Salomão, e eis que era sonho...”.

Quando falamos em sonhos estamos falando de projetos, de missão, de visão, ou seja, uma definição clara do propósito de nossa existência. Quando tomamos consciência de nossa identidade é necessário definir o que seremos, ou seja, qual o objetivo de minha existência. “QUEM NÃO SABE O QUE QUER, CORRE O RISCO DE NÃO ENTENDER O QUE ENCONTRA”.
Deus aparece em sonho a Salomão de noite; e disse Deus: Pede o que queres que eu te dê (v.5). O que você diria ao SENHOR se neste exato instante Ele aparecesse a você e dissesse: Pede o que queres que eu te dê? “TUDO O QUE SALOMÃO ALCANÇOU DA PARTE DE DEUS, FOI ESTABELECIDO A PARTIR DE UM SONHO”. 
O sonho que estou falando não se trata daqueles sonhos que temos a noite depois de enchermos a barriga, depois de assistir a um filme ou quem sabe depois de uma conversa difícil com alguém, mas do projeto de nossa vida, do objetivo do meu existir. Quem não sonha, não tem vida. O que você sonha para tua vida? Para família? Para o reino de Deus? “TODOS VOCÊS FAZEM PARTE DO SONHO DE DEUS PARA QUE A SUA GLÓRIA SEJA MANIFESTADA ENTRE TODOS OS MORADORES DESTA CIDADE”.
É preciso entender que não são nossos sonhos, mas os sonhos são de Deus e Ele nos permite sonhar os seus sonhos na medida em que damos vazão para estes sonhos (E disse-lhe Deus: Porquanto pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos; mas pediste para ti entendimento, para discernires o que é justo; v.11). Quando Deus me chamou colocou dentro de mim um sonho, e que para muitos parece uma utopia, mas como o sonho não é meu continuo crendo. “QUANDO O FUTURO SE TORNA MAIOR QUE O PRESENTE EM NOSSA MENTE, SUPERAMOS QUALQUER DIFICULDADE PARA ATINGIR NOSSO OBJETIVO”. Napoleon Hill, um cristão metodista declarou a celebre frase: “querer é poder”. Então como posso gerar a conquista através dos sonhos?

1. Certifique-se de que seus sonhos estão alinhados com os sonhos de Deus. Tomando como exemplo Salomão, podemos identificar que o sonho dele estava relacionado com o reino. Ele não pediu para si próprio, mas para aplicar no reino. No versículo 11 Deus o elogia porque não pediu para si próprio. (Tg. 4:2-3) Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis. Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.

2. Nunca pare de sonhar. No versículo 12 Deus fala a Salomão dizendo: “Eis que fiz segundo tuas palavras”. Sempre fale dos sonhos, se for possível escreva em um papel ou faça um desenho e deixe sempre avista dos seus olhos para que você nunca pare de sonhar ou que o sonho se enfraqueça. Talvez você parou de sonhar, você esta desiludido porque alguém lhe disse que teus sonhos são loucuras. Ei acorda, se Deus esta nestes sonhos, comece a profetizar sobre a tua vida a realização dos sonhos. (Romanos 4:21) - E estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer.

3. Quando sonhamos os sonhos de Deus, Ele concede além dos nossos próprios sonhos. V.13 - E também até o que não pediste te dei, assim riquezas como glória; de modo que não haverá igual entre os reis, por todos os teus dias. V.14 E, se andares nos meus caminhos, guardando os meus estatutos, e os meus mandamentos, como andou Davi teu pai, também prolongarei os teus dias. Quando investimos a nossa vida nos projetos de Deus e nos dispomos a cumprir a sua vontade Ele se responsabiliza pelas nossas coisas, assim como foi com Salomão Deus concedeu muito mais a ele porque viu que ele estabeleceu o reino como prioridade e que estava sendo dirigido pelos sonhos de Deus.

4. Não tenha medo de investir nos sonhos. V. 15 - E acordou Salomão, e eis que era sonho. E indo a Jerusalém, pôs-se perante a arca da aliança do SENHOR, e sacrificou holocausto, e preparou sacrifícios pacíficos, e fez um banquete a todos os seus servos. Invista seu tempo, seu dinheiro, sua família e seu trabalho no reino como fez Salomão. Pessoas que investe sua vida no reino são as que menos têm problemas e as que menos têm falta de dinheiro, lógico quando são organizados.
* Precisamos acordar, e nos mover de nosso estado de inércia e rumar a Jerusalém que é hoje representada pela igreja. (Hb 10:25) Não deixem de congregar como é costume de alguns.
* Estar perante a arca de Deus que representa nosso momento de adoração a Deus. É estar permanentemente em intimidade com Deus através da adoração, como já ouvi alguém dizer que a adoração é um estilo de vida. (Filipenses 4:8) - Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
* O Sacrifício de holocausto simboliza nossa confissão de pecados perante Deus em nome de Jesus. Precisamos estar constante mente buscando nos livrar de todo embaraço do pecado (Hb.12:1), para estarmos desimpedidos de vivermos cada sonho que Deus tem projetado para nossas vidas.
* Fez um banquete a todos os seus servos. Simboliza nossa atitude em servir, estar preparados para servir cada pessoa em suas necessidades seja elas de ordem espiritual, emocional, física e até mesmo de ordem social. Mas aqui também esta inserido o ide do senhor Jesus (Mt.28:19), alimentar as pessoas com a palavra de Deus, estar pronto para ser discipulado e discipular. A palavra é alimento, como o próprio Jesus declarou em Mateus capitulo 4:4 que nem só de pão o homem viveria, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.

Tudo o que sonhamos esta em nosso alcance, basta crer e profetizarmos sobre nós mesmos. Sabe por que pessoas vencem e sempre serão vencedoras? Porque acreditam nos seus sonhos e sempre terminam o que começam.

Texto da mensagem ministrada nos cultos de celebração da Igreja do Evangelho Pleno em 19/08/2012

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário permanecerá oculto e somente será publicado após a aprovação por parte da moderação.
Somente serão publicados os comentários que forem pertinentes ao conteúdo do blog, bem como as suas normas de conduta e postura ética, de acordo com os princípios Bíblicos.

  ©Pr. Mauro Sergio Rodovalho - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo