domingo, 22 de agosto de 2010

Não Se Mate!

II Sm 17:23 – “Vendo, pois, Aitofel que não se havia seguido o seu conselho, albardou o jumento e, partindo, foi para casa, para a sua cidade; e, tendo posto em ordem a sua casa, se enforcou e morreu; e foi sepultado na sepultura de seu pai.”
Este texto nos chama muito a atenção, porque nos fala de um homem que se matou, um conselheiro do rei que se enforcou porque o seu conselho não foi atendido e cumprido pelo rei.
Vejamos o que a Bíblia diz sobre este homem.Em II Sm 16:23 lemos o seguinte: “E o conselho que Aitofel dava naqueles dias era como se o oráculo de Deus se consultara; tal era todo o conselho de Aitofel, tanto para com Davi como para Absalão”.
Você deve estar se perguntando agora: O que levaria um homem como este, tão importante na corte do rei, tão conhecido em todo o reino, a ter uma atitude como esta?
Para entendermos o que aconteceu aqui precisamos esclarecer mais algumas coisas sobre este homem chamado Aitofel. Vejamos alguns textos que nos ajudarão a compreender melhor esta história.
II Sm 23:34 – “Elifelete, filho de Acasbai, filho do maacatita; Eliã, filho de Aitofel, o gilonita;” e também;
II Sm 11:3 – “Tendo Davi enviado a indagar a respeito daquela mulher, disseram-lhe: Porventura não é Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu?”
Descobrimos, então, que ele era avô de Bate-Seba. E aqui podemos ver a primeira de três atitudes internas que levaram este homem a tirar a sua própria vida.
1º. Ele guardou ressentimentos do que Davi havia feito com sua neta Bate-Seba. Ele não havia perdoado a Davi por tudo o que havia acontecido no passado. Ele estava esperando uma oportunidade para se vingar de Davi, e a encontrou se aliando a Absalão. Veja que o primeiro conselho que ele deu a Absalão foi que expusesse o seu pai, Davi a humilhação pública, ao manter relações sexuais em público com as suas concubinas, Respondeu Aitofel a Absalão: Entra às concubinas de teu pai, que ele deixou para guardarem a casa; e assim todo o Israel ouvirá que te fizeste aborrecível para com teu pai, e se fortalecerão as mãos de todos os que estão contigo. Estenderam, pois, para Absalão uma tenda no terraço; e entrou Absalão às concubinas de seu pai, à vista de todo o Israel.” – II Sm 16:21,22. Raízes de amargura podem levar qualquer pessoa a morte, quantos tem se matado espiritualmente por não perdoar, decida sempre perdoar, pois é única maneira de vencer o inimigo que sempre vem com acusações e lembranças do passado para levar o crente a morte espiritual.
2º. Ele se dispôs a perseguir a Davi e matá-lo. Disse mais Aitofel a Absalão: Deixa-me escolher doze mil homens, e me levantarei, e perseguirei a Davi esta noite. Irei sobre ele, enquanto está cansado, e fraco de mãos, e o espantarei: então fugirá todo o povo que está com ele. Ferirei tão-somente o rei; e farei tornar a ti todo o povo, como uma noiva à casa do seu esposo; pois é a vida dum só homem que tu buscas; assim todo o povo estará em paz.” – II Sm 17:1-3. Isto significa que ele tinha um desejo de vingança, que ele não confiava na justiça divina e desejava fazê-la com as suas próprias mãos. Hoje muitos tem se matado por esta mesma razão. Para vencer o inimigo você deve confiar inteiramente em Deus, na Sua justiça, na Sua Palavra e sempre deixar Deus ter todo o controle de cada situação em sua vida.
3º. Ele não soube esperar em Deus. Quando ele percebeu que seu conselho não foi atendido por Absalão, percebeu que ele não poderia continuar no poder por muito tempo, pois Davi seu pai, era um homem de muita experiência e logo retomaria o poder, e como Davi já tinha conhecimento de sua traição, teve muito medo de que não fosse perdoado quando Absalão caísse e temeu extremamente pelo castigo que poderia sofrer, quando isto acontecesse.
Precisamos hoje, tomar muito cuidado para não cair nestes mesmos erros e perder assim a vida abundante que Deus tem nos dado. Aitofel é um modelo de crente que não devemos seguir se quisermos fugir da morte. Precisamos atentar para esta história e vigiar bastante para não cairmos nestes mesmos erros que levaram este homem a se matar. Para isso temos o Espírito Santo, nosso companheiro, que nos dirige, orienta e ensina o caminho que devemos seguir.
Deus abençoe!

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário permanecerá oculto e somente será publicado após a aprovação por parte da moderação.
Somente serão publicados os comentários que forem pertinentes ao conteúdo do blog, bem como as suas normas de conduta e postura ética, de acordo com os princípios Bíblicos.

  ©Pr. Mauro Sergio Rodovalho - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo